sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Como rastrear pedidos do Submarino - Americanas - B2W

Todo internauta que se preze já fez pelo menos uma compra na internet. E também já "sofreu" sem saber exatamente quando sua encomenda vai chegar, principalmente quando o pedido é despachado por transportadoras.

Tive esse problema essa semana, quando um pedido demorou a chegar, e a única informação na área de clientes da loja Submarino era "ENTREGA EM TRANSPORTE". Obviamente não fiquei satisfeito, afinal queria saber se já havia saído da transportadora, de que lugar do Brasil a encomenda estava vindo e a estimativa real de entrega.

Me indicaram o site ssw.inf.br para fazer o rastreamento. A utilização é bem simples, basta colocar o CPF/CNPJ do destinatário, não colocar senha e clicar em RASTREAR :

rastrear encomendas submarino americanas shoptime

Infelizmente, para mim não funcionou, a encomenda não foi encontrada....


Pesquisei mais um pouco e descobri que para região de SP, quem geralmente faz o transporte das encomendas do Submarino é a Transfolha. O site exige um pequeno cadastro e confirmação de email. Na tela inicial, clique em "clique aqui para rastrear sua encomenda" :

Transfolha

Na tela seguinte, informe seu CPF/CNPJ, primeiro nome e email , para criar um cadastro. Você receberá rapidamente um email com um link para confirmar os dados :

Transfolha - 2

Funcionou perfeitamente. Feito o cadastro e acessando os dados na Transfolha, descobri de onde veio a minha encomenda, a que horas foi feita a coleta pela transportadora, e quando ela saiu para entrega. Um detalhe é que a minha encomenda consta como enviada pela AMERICANAS, apesar de ter sido comprada no Submarino. Isso acontece porque as duas empresas fazem parte de um grupo chamado B2W. A Shoptime também faz parte desse grupo.

Muitas pessoas utilizaram a SSW e conseguiram rastrear a encomenda. Não foi o meu caso, mas não é culpa do Submarino, pois pelas informações que tive, eles utilizam várias transportadoras diferentes, das quais algumas eu listo abaixo :

Directlog - Exige apenas o número do CPF/CNPJ
Ontimelog - Exige apenas o número do CPF/CNPJ
TotalExpress - Exige nome/razao social, CPF/CNPJ  e cep do destinatário
Plimor Transportadora - Na tela inicial, em LOCALIZE SUA CARGA, digite o CPF/CNPJ do destinatário  e o número da nota fiscal fornecida pela loja
Ramthun - Atua na região da Bahia

Essas são as transportadoras conhecidas no momento. Se souberem de alguma outra, entrem em contato para que eu possa atualizar a lista e ... boas compras !


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como enviar arquivos grandes pela internet

Quem já tentou mandar arquivos grandes pela internet sabe que isso acaba gerando alguns transtornos. Os diversos serviços de emails disponíveis tem suas limitações. Alguns permitem o envio de anexos com no máximo 10 Mb, outros com 5 Mb, e alguns tem limites até menores.

Além disso, em certas situações pode não ser muito elegante encher a caixa de email do destinatário com arquivos grandes. Lembre-se que nem todos tem muito espaço de sobra na caixa postal.

enviar arquivos grandes internet

Mas o que fazer se o seu provedor não permite o envio de arquivos grandes ? Vamos ver uma alternativa gratuita para enviar arquivos de até 300 Mb, em 3 passos simples :

1 - Envio de arquivo para um site, informando o email do destinatário
2 - Site avisa o destinatário, por meio de um email, que há um arquivo aguardando download
3 - Destinatário faz o download do arquivo diretamente para o computador, na hora que lhe for mais conveniente, economizando espaço na caixa de emails.

A opção que veremos é o site Sendspace, que apesar de ser em inglês, funciona de uma forma bem simples e permite o envio de arquivos de até 300 Mb no modo gratuito.

Na página inicial do site, na área destacada em vermelho na imagem abaixo, clique em "Browse" para escolher um arquivo do seu computador, ou ainda, arraste e solte o arquivo na área em branco, onde está escrito "Drag files here or click browse to upload" :


Selecionado o arquivo, a próxima tela tela permite que você adicione mais arquivos, se for necessário. Preencha o email do destinatário, o seu email, e clique em UPLOAD :


Aguarde o envio do arquivo....


Depois que o envio for completado, será disponibilizado um link para download do arquivo, e também um link para apagar o arquivo do site, caso seja necessário :


Essas informações serão enviadas para o email do destinatário, e também para o seu email, informando que o envio do arquivo foi feito corretamente.

Vários sites permitem a hospedagem de arquivos para download posterior, e muitos deles tem conteúdo bastante duvidoso, exigindo cadatros e mais cadastros, ou até mesmo download de programas.

O Sendspace é uma alternativa confiável se você precisa enviar arquivos rapidamente e sem muita burocracia, além de possuir uma alternativa fácil de retirar os seus arquivos do site assim que eles forem utilizados. Basta usar o link para apagar o arquivo, conforme comentei anteriormente.


sábado, 17 de agosto de 2013

Como criar um gráfico no Excel - Eixo secundário

Continuando o assunto gráficos no Excel, que abordei no post Como criar um Gráfico no Excel, hoje vou falar de um problema que acontece frequentemente, que é o uso de tabelas com valores muito diferentes uns dos outros, o que faz com que uma das linhas do gráfico não apareça, ou seja mostrada num tamanho muito menor do que a outra, dificultando a comparação.

Parece complicado, né ? Vamos ver um exemplo de como isso acontece.

Vamos supor que temos uma tabela no Excel nesse formato, relacionando as vendas e faturamento mensal de um determinado produto, ao longo do ano :

grafico excel eixo secundario
Marcando o espaço da célula A1 até a célula C13, como aprendemos anteriormente, montamos um gráfico de linhas, que ficará com esta aparência :

Grafico Excel - Faturamento x Vendas

Vemos que o gráfico de faturamento, em vermelho, é perfeitamente visível, mas o gráfico de vendas (destacado com a seta), por ter valores pequenos, quase não aparece. Dessa forma, fica muito difícil relacionar a quantidade de vendas com o faturamento, não é mesmo ?

Vamos melhorar essa visualização clicando na linha azul (a mesma destacada com a seta) com o botão direto,  e escolhendo a opção FORMATAR SÉRIE DE DADOS. Repare que apenas a linha azul deve estar selecionada, como indicam os pontos em volta dela :

Grafico Excel - Série de Dados
Na janela FORMATAR SÉRIE DE DADOS, no menu à esquerda selecione a opção OPÇÕES DE SÉRIE, e no lado direito, escolha EIXO SECUNDÁRIO :

Grafico Excel - Selecionando Eixo secundario

Pronto, seu gráfico ficará com esta aparência :

Grafico excel eixo secundario - Final
Dessa maneira fica muito mais fácil de comparar os dados e perceber que nem sempre o aumento no número de vendas corresponde à um aumento no faturamento.

Esse foi um exemplo bem simples, mas que ilustra bem a utilização de gráficos secundários no Excel.

Como mencionei anteriormente, existem muitos tipos de gráficos no Excel, e cada tipo permite inúmeras variações de cor, formatos, tamanhos, etc, que vão deixar o seu trabalho muito mais profissional.

Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Como criar um gráfico no Excel

Gráficos são meios extremamente eficientes para mostrar números e valores. O uso de gráficos, além de simplificar o entendimento, tem o objetivo de comparar dados e mostrar tendências.

Em matemática, o uso de gráficos facilita o entendimento de funções, como nesse exemplo da função y=  x² + x :

como montar um grafico no excel

E elaborar gráficos no Excel é muito simples. Vamos à um exemplo prático, que montei na versão 2007 do Excel, mas que pode ser perfeitamente testada em outras versões. Em primeiro lugar, montei uma pequena planilha, relacionando o número de vendas mensais de um determinado produto ao longo do ano :

Grafico Excel - Tabela

Com o mouse, seleciono toda a área de dados, desde o cabeçalho, com mês e vendas, até o último valor da tabela (Coluna A, linha 1, até Coluna B, linha 13):

Grafico Excel - Selecionar

Depois, clique no menu inserir, e na área de gráficos, conforme destacado em vermelho, clique em LINHAS  para criar um gráfico de linhas:

Excel - Selecionar Tipo de Gráfico

No menu que irá aparecer, escolha o primeiro gráfico de linhas 2D, conforme indicado :

Excel - Selecionar Tipo de Gráfico 2

Com isso, o nosso gráfico de linhas já será mostrado na tela :

Grafico Excel - Visualização


Vamos ver agora como alterar algumas propriedades desse gráfico. Clique no título do gráfico para editá-lo :

Grafico Excel - Alterar Titulo

Vamos alterar a legenda, que está na lateral, para que ela fique abaixo do gráfico. Clique com o botão direito na legenda e escolha FORMATAR LEGENDA :

Grafico Excel - Alterar Legenda

Na janela FORMATAR LEGENDA, em OPÇÕES DE LEGENDA, escolha INFERIOR :

Grafico Excel - Formatar Legenda

Pronto. A legenda agora estará posicionada abaixo do gráfico. Vamos agora verificar como alterar o tipo de gráfico, de LINHAS para COLUNAS. Clique na área do gráfico com o botão direito e escolha ALTERAR TIPO DE GRAFICO :
Excel - Alterar tipo de gráfico

Na janela ALTERAR TIPO DE GRÁFICO, escolha o primeiro gráfico de colunas, conforme a figura, e clique em OK:

Gráficos Excel - Colunas

Com o gráfico já alterado, vamos agora mudar a cor da série de dados, que está em azul, e vamos passar a exibi-la em vermelho. Clique em uma das colunas, em azul, com o botão direito. Repare que ela está selecionada quando aparecerem os "pontinhos" em volta. Escolha a opção FORMATAR SÉRIE DE DADOS :

Gráficos Excel - Formatar Série

Na janela FORMATAR SÉRIE DE DADOS, no menu esquerdo escolha PREENCHIMENTO, e nas propriedades do preenchimento escolha PREENCHIMENTO SÓLIDO. Na parte de baixo da tela de opções então aparecerá a opção de cor. Escolha a cor vermelha ou alguma outra de sua preferência:

Gráfico Excel - Preenchimento

Pronto. Essa é a aparência final do gráfico, com todas as alterações efetuadas :

Gráficos Excel - Final

Observe nos menus que existem muitas outras opções de customização, como gerar gráficos 3D, alterar tamanhos de fonte, sombreamento, bordas. etc.

No próximo artigo, vou mostrar como solucionar um problema bem comum quando trabalhamos com gráficos, que ocorre quando uma série de dados é muito maior do que a outra. No exemplo abaixo, temos a coluna vendas, cujo valor máximo é 15, e a coluna faturamento, onde o valor máximo é 2000. Quando colocamos esses dados no gráfico, as informações sobre as vendas praticamente não aparecem, pois são valores muito diferentes :

Gráfico Excel - Eixo Secundário




















Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.

sábado, 10 de agosto de 2013

Vai viajar ? Cuidado com a tomada !

Viajar é ótimo, mas uma viagem planejada é melhor ainda. Conhecer o acesso aos pontos turísticos, planejar os passeios, pesquisar sobre a moeda local e o idioma são itens essenciais para uma viagem mais tranquila. Conhecer os padrôes de tomada também.

Atualmente, (quase) ninguém viaja sem levar celular, tablet, notebook e outros apetrechos eletrônicos. É com eles que mantemos contato com a nossa família, com os amigos, e, na maioria das vezes, com o nosso trabalho.

viagem padrao de tomadas


Pensando nisso, e lembrando que o padrão de tomadas no Brasil sofreu uma grande mudança recentemente, o que você acharia de levar o seu notebook do Brasil, com este plugue....

Plugue tomada - Brasil

... e chegar no seu destino e dar de cara com esta tomada :


Plugue tomada - Internacional


E o problema não é só a tomada, já que você pode tentar procurar um adaptador. Outra questão é a voltagem, que apesar de possuir um certo padrão (110 ou 220 volts), em muitos lugares, como as ilhas Malvinas, a voltagem na tomada é 240 volts. Não, seu aparelho 110v não vai funcionar muito bem nesses lugares.

Felizmente o site Electrical Outlet existe para ajudar o viajante, mostrando os tipos de tomadas e respectivas voltagens em praticamente qualquer lugar do mundo.

Veja alguns exemplos que retirei do site, com os países, as voltagens usadas e os tipos de tomada que você poderá encontrar :

Padrao Tomadas - Electrical Outlet
Imagens : Electrical Outlet

Antes de viajar, dê uma olhadinha no site, programe-se e boa viagem !














quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Caracteres especiais no Excel

A dica de hoje vai para quem está cansado de acessar vários menus e até mesmo outros programas para conseguir utilizar os caracteres especiais no Excel.

Artigos recomendados : Aprendar como montar facilmente gráficos no Excel com os artigo Como Montar um Gráfico no Excel e Como Montar um Gráfico no Excel - Eixo Secundário.

No meu dia-a-dia, uso muito caracteres especiais, como o ohm ( Ω ), o diâmetro ( Ø ) , o copyright ( © ) e outros caracteres que geralmente obrigam o usuário a acessar o mapa de caracteres toda hora, o que acaba sendo um processo cansativo dependendo de quantas vezes você faz isso durante o dia.

Vou mostrar como utilizar esta dica no Excel 2007, mas é possível utilizá-la em outras versões do programa, como a 2010.

1 - Abra o menu principal do Excel, clicando no lado esquerdo do programa, como indica a seta :

Excel - Acesso ao Menu Principal

2 - Clique em OPÇÕES DO EXCEL :

Excel - acesso ao menu opcoes


3 - Na janela de opções do Excel, escolha REVISÃO DE TEXTO, do lado esquerdo da Janela, depois OPÇÕES DE AUTOCORREÇÃO, conforme indicado :


Excel - Janela de opcoes

4 - Na janela de opções de autocorreção, na primeira aba (AUTOCORREÇÃO), coloque no campo substituir (seta vermelha) o caracter ou conjunto de caracteres a serem substituidos, e no campo ao lado, marcado com a seta azul, o caracter especial, que substituirá o original. Clique em SUBSTITUIR.

 A seta verde indica a opção SUBSTITUIR TEXTO AO DIGITAR, que deve estar habilitada para que a substituição automática funcione :

Excel - Opções de autocorreção

5 - Observe na imagem anterior que na parte de baixo desta janela vão sendo adicionadas as substituições que você fez. No meu exemplo, vou substituir 1/2 pelo caracter ½,  1/4 pelo caracter ¼ , 1ohm pelo símbolo Ω , e dddd pelo símbolo do diâmetro ( Ø )

6 - Feito isso, o uso é bem simples. Digite o texto a ser substituído em qualquer célula do Excel....

caracteres especiais

... e pressione ENTER para que o caracter seja imediatamente substituído :

Excel - caracteres substituidos

Desta forma, consigo acessar rapidamente os caracteres especiais que mais utilizo no meu trabalho :

Excel - Substituição de caracteres

Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ferramenta de captura no Windows 7

Muitas vezes temos informações na tela que precisamos enviar rapidamente para alguém ou até mesmo guardar para uso posterior. Pode ser uma planilha, um pedaço de uma foto ou parte de um texto.

Na maioria das vezes, usar o bom e velho "Print Screen"  não é muito prático, porque ele armazena as informações da tela inteira, ocupa mais espaço do que gostaríamos e muitas vezes exige algum tipo de edição se quisermos aproveitar apenas a parte da tela que nos interessa.

É aí que entra a FERRAMENTA DE CAPTURA, mais um programa nativo do Windows 7 que é pouco conhecido, e consequentemente pouco usado.

A FERRAMENTA DE CAPTURA é um programa disponível nas versões Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7. Ela permite capturar informações da tela de um jeito muito prático, sendo que a imagem capturada pode ser salva, enviada por email ou ainda copiada para a área de trabalho, permitindo o uso em programas de edição. Vamos ver como utilizar esse interessante recurso.

Primeiramente, no menu INICIAR -> PROGRAMAS -> ACESSÓRIOS, clique em FERRAMENTA DE CAPTURA :

snipping tool captura windows

Na janela do programa, clique no ícone NOVO, e serão apresentadas 4 opções de captura :



  • Recorte de Formato Livre : você pode recortar livremente o contorno de alguma imagem, como nesse exemplo :



  • Captura Retangular : Escolha uma área da tela, arraste formando um retângulo e a imagem dessa área será capturada
  • Captura de Janela : clique numa janela específica, e ele irá capturar apenas a informação dessa janela. É quase a mesma coisa que usar a combinação de teclas ALT + PRINTSCREEN
  • Recorte de Tela Cheia : Captura a tela inteira, da mesma forma que o PRINTSCREEN


Escolhida a área da tela, a janela do programa se expande, mostrando a imagem que foi selecionada :


.. e temos agora as opções :

Salvar a imagem nos formatos PNG, GIF, JPG ou MHT


Copiar a imagem para a área de transferência do Windows


Enviar por email, como arquivo anexo, ou no corpo da mensagem


Temos também a opção de escrever na imagem,utilizando a função CANETA :


... destacar uma parte da imagem, com a função MARCA-TEXTO :


.. ou apagar o que foi escrito/destacado, usando a borracha  :

Se você procura uma maneira fácil de capturar informações da tela, com pouco esforço e sem usar complicados programas de edição, a Ferramenta de Captura é uma ótima opção.