sábado, 17 de agosto de 2013

Como criar um gráfico no Excel - Eixo secundário

Continuando o assunto gráficos no Excel, que abordei no post Como criar um Gráfico no Excel, hoje vou falar de um problema que acontece frequentemente, que é o uso de tabelas com valores muito diferentes uns dos outros, o que faz com que uma das linhas do gráfico não apareça, ou seja mostrada num tamanho muito menor do que a outra, dificultando a comparação.

Parece complicado, né ? Vamos ver um exemplo de como isso acontece.

Vamos supor que temos uma tabela no Excel nesse formato, relacionando as vendas e faturamento mensal de um determinado produto, ao longo do ano :

grafico excel eixo secundario
Marcando o espaço da célula A1 até a célula C13, como aprendemos anteriormente, montamos um gráfico de linhas, que ficará com esta aparência :

Grafico Excel - Faturamento x Vendas

Vemos que o gráfico de faturamento, em vermelho, é perfeitamente visível, mas o gráfico de vendas (destacado com a seta), por ter valores pequenos, quase não aparece. Dessa forma, fica muito difícil relacionar a quantidade de vendas com o faturamento, não é mesmo ?

Vamos melhorar essa visualização clicando na linha azul (a mesma destacada com a seta) com o botão direto,  e escolhendo a opção FORMATAR SÉRIE DE DADOS. Repare que apenas a linha azul deve estar selecionada, como indicam os pontos em volta dela :

Grafico Excel - Série de Dados
Na janela FORMATAR SÉRIE DE DADOS, no menu à esquerda selecione a opção OPÇÕES DE SÉRIE, e no lado direito, escolha EIXO SECUNDÁRIO :

Grafico Excel - Selecionando Eixo secundario

Pronto, seu gráfico ficará com esta aparência :

Grafico excel eixo secundario - Final
Dessa maneira fica muito mais fácil de comparar os dados e perceber que nem sempre o aumento no número de vendas corresponde à um aumento no faturamento.

Esse foi um exemplo bem simples, mas que ilustra bem a utilização de gráficos secundários no Excel.

Como mencionei anteriormente, existem muitos tipos de gráficos no Excel, e cada tipo permite inúmeras variações de cor, formatos, tamanhos, etc, que vão deixar o seu trabalho muito mais profissional.

Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário