domingo, 10 de dezembro de 2017

Como saber se a minha senha vazou?

Problemas com senhas e acessos indevidos é um assunto mais do que comum. Afinal todo dia ficamos sabendo de um caso de alguém que perdeu a senha e teve problemas com isso. Mas com todos os cuidados, como posso saber se a minha senha vazou?

Minha senha vazou. E agora?

Neste post, vou mostrar como você pode verificar de forma fácil e rápida se alguma das suas senhas vazou, e o que você deve fazer nesse caso para manter os seus dados em segurança.


Espera aí! Eu cuido das minhas senhas!


Eu sei. Eu também cuido. Mas nem por isso quer dizer que elas estão seguras. Pode ser uma anotação em local indevido, um email interceptado (apesar de todos os cuidados), um curioso vendo você digitar a senha no celular e quando você menos espera, seus dados estão expostos.

Por isso vale a velha recomendação: não utilize a mesma senha para vários serviços diferentes. Eu sei que é difícil, afinal são inúmeras senhas de banco, de email, de sites de compra, de cartões, de wifi, de celular e tantas outras, mas procure criar um padrão próprio e guardá-las em um lugar seguro. 

Se você precisa de um gerenciador de senhas, recomendo o KeePass, um programa gratuito e muito fácil de usar, que tem versão inclusive para celular. Vai facilitar muito a sua vida. Eu garanto. ;)

Mais informações sobre o KeePass eu mostro no post Utilize um programa gratuito para guardar e proteger senhas.

Como saber se a minha senha vazou?


Por ocasião da última Black Friday, foi lançado um site para você checar se a sua senha está "voando" por aí em sites de hackers e principalmente na tal Deep Web (sem entrar em muitos detalhes, a Deep Web é (na maioria das vezes) o "lado negro" da internet).

O site é o Minha Senha, e a utilização é extremamente simples. Entre no site e coloque o seu email:

Minha senha - Preencher email

Marque a opção "Quero ser notificado por e-mail sobre novos vazamentos" e clique em verificar. Na hora você já tem uma resposta (positiva ou negativa) indicando se a sua senha foi encontrada em alguma dessas listas que circulam por aí. Caso tenha sido encontrada, é exibida a seguinte tela:

vazamento de senha minha senha

Se ela não foi encontrada, a tela é essa:

Minha senha - Senha não vazada

Observe que mesmo que a senha não tenha sido encontrada, ele mostrou um aviso de que o domínio possui uma senha vazada. É uma importante informação para você passar ao departamento de TI da sua empresa para que tomem as devidas providências.

Ok. Minha senha vazou. E agora?


Para evitar problemas, o site Minha Senha manda para o email que você consultou os dados sobre a senha que vazou. Ele não manda a senha inteira, obviamente, mas com essa informação você já tem uma boa idéia do que precisa fazer.

Vamos supor que a sua senha seja FERRAMENTASPC. Nesse caso, você deve visitar todos os locais em que possa ter usado essa senha e modificá-la. Geralmente as pessoas usam a mesma senha com pequenas variações, colocando um número no começo ou no final.

Você vai ter um certo trabalho para trocar (e lembrar) de todas as senhas, mas é uma tarefa que precisa ser feita com a máxima urgência se você quer proteger os seus dados. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário