quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Como corrigir erro de proxy no Google Chrome

Não sei se foi alguma atualização do Windows 10 ou algum software que eu instalei, mas o erro de proxy mostrado no meu Google Chrome deixou o browser travado. Na versão em inglês o erro é Waiting for Proxy Tunnel, e na versão em Português é Aguardando Túnel de Proxy ou ainda Resolvendo Proxy.

O erro apareceu de repente, e eu reparei que no canto esquedo inferior, ele ficava mostrando a mensagem Waiting for Proxy Tunnel" (se o seu Windows 10 ou o Chrome estiverem em Português, a mensagem pode ser Aguardando túnel de proxy ou Resolvendo Proxy).

Chrome Waiting for proxy tunnel erro de proxy

Cheguei até a reinstalar o Chrome, mas não resolveu, então pesquisei um pouco mais e descobri a solução para o meu problema.

Depois de aplicar a solução abaixo, recomendo que você utilize o Adware Removal Tool para remover qualquer problema que você tenha nos browsers do seu computador além do erro de proxy que está sendo apresentado. Mostro como usar o Adware Removal Tool no post Como remover o Jabuticaba do Chrome e Firefox.

Resolvendo o erro de proxy no Google Chrome


Abra o Google Chrome e selecione Configurações (Settings) no menu lateral direito do browser:

Chrome Settings

Dentro das configurações, clique em Avançado (Advanced):

Chrome - Avançado

Vá agora até a opção Abrir configurações do Proxy (Open Proxy Settings), lá no final da página:

Chrome - Configurações de Proxy

Agora ele vai abrir uma janela das propriedades da internet (Internet Properties), já na aba de Conexões (Connections). Nessa janela, clique em LAN Settings:

Internet Properties - Lan Settings

Desmarque a opção Detectar configurações automaticamente (Automatically Detect Settings)

Detectar configurações de proxy automaticamente

Clique em OK e o problema deve ser resolvido. Se necessário, reinicie a sua máquina e recarregue o Chrome. No meu caso isso não foi necessário. O erro de proxy foi corrigido apenas desmarcando a opção Automatically Detect Settings. Boa navegação!

Um comentário: