sábado, 1 de junho de 2013

O que fazer com o computador velho ?

As vezes é difícil se "desapegar" de um equipamento no qual você gastou investiu 1, 2, 3 mil reais, mas que já não está dando conta do recado.

Geralmente a melhor solução é tentar se desfazer do equipamento, substituir por um mais novo, e fim de papo.

Imagem : userfriendlyltd.co.uk

Por outro lado, o computador talvez não seja tão velho assim, funciona sem apresentar problemas e até roda alguns aplicativos mais simples. O que fazer com ele então ? Algumas idéias :

Doar : Procure alguma instituição, ONG, escola, creche, e doe o seu equipamento. Certifique-se que ele será usado na instituição, e por favor, doe o seu equipamento em condições de funcionamento, senão será apenas mais um problema para eles. Faça uma limpeza na cpu, no teclado, no mouse e no monitor, e verifique eventuais problemas. Não leva mais do que 20 minutos e você se surpreenderá com o resultado. Notebooks, ultrabooks, tablets e smartphones existem aos montes, para todos os gostos e bolsos, mas lembre-se que grande parte da população não tem acesso a essa tecnologia. ;-)

Reutilizar : Um computador antigo pode ser utilizado como um servidor de impressão, ligado à rede e sendo usado por todos os computadores da casa, ou até mesmo de um pequeno escritório, por que não ? Outra opção é um firewall para a sua conexão de internet, um servidor de arquivos ou um sistema de segurança simples usando o Skype, como comentei nesse post. Computadores mais antigos não precisam rodar softwares de última geração, e são muito eficientes em tarefas simples como controles de ponto, digitação de textos, planilhas e acesso à internet. Instalar um sistema operacional mais leve, como o Windows XP ou Linux, ajuda bastante.

Descartar : Uma boa opção, desde que o descarte seja feito corretamente. Todo mundo está cansado de saber que materiais eletrônicos não devem ser jogados no lixo comum. Procure uma instituição séria e dê o destino adequado ao seu equipamento. Para quem mora em São Paulo, uma ótima opção é o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR) da USP, que recolhe material de informática, mesmo danificado. Você agenda um horário para levar o material, o mesmo é catalogado, seu nome fica registrado e você recebe um relatório, posteriormente, com a conclusão do procedimento.

descarte

Aqui um comentário sobre a minha própria experiência em descartar equipamentos de informática danificados : tive muita dificuldade em achar instituições "especializadas" que aceitassem o material. Achar até achei, mas o difícil foi encontrar alguma que realmente tivesse interesse em 10 quilos de leitores de CD, monitores e cpus com defeito. Os problemas foram vários : agendei coleta em várias instituições que simplesmente não apareceram, outras queriam apenas equipamentos em funcionamento, e por diversas vezes não tive nenhum retorno, por email ou telefone, às solicitações de contato.

Apesar de tudo, reforço que nunca se deve jogar baterias ou equipamentos eletrônicos no lixo comum. Postos de coleta existem, é só procurar.

Você tem alguma opinião diferente sobre o descarte de equipamentos ? Conhece alguma instituição confiável para doação ou descarte de equipamentos ? Deixe o seu comentário e ajude os outros usuários !

Nenhum comentário:

Postar um comentário