Bom, vamos à alguns exemplos :
1) Ao usar um computador de lan house para acessar os seus emails, evitando que o seu login fique exposto
2) Ao usar o computador de um amigo/familiar para pagar uma conta, evitando que os dados da sua conta fiquem ali registrados
3) Fazendo uma compra pela internet no seu próprio computador, onde dados como endereço, cartão de crédito, cpf, rg, etc, são amplamente usados e podem ser facilmente copiados
Eu usei a palavra "evitar", mas na verdade poderia ser "dificultar", já que programas maliciosos podem acessar esses dados. A melhor forma seria realmente não usar computadores de terceiros ou emprestar a sua máquina, mas como isso hoje em dia é praticamente impossível, o jeito é tentar se proteger da melhor forma possível.
A navegação de forma anônima pelo browser possibilita que você abra uma nova janela, navegue normalmente e, ao fechá-la, os seus dados de navegação não são gravados, ou seja, senhas, links, histórico de navegação, campos de formulário, tudo isso é apagado ao se fechar o browser.
Vamos ver como utilizar janelas anônimas nos browsers mais populares ?
Chrome
No Chrome, uma janela anônima pode ser aberta utilizando-se o menu lateral, e a opção "Nova Janela Anonima", ou usando a combinação de teclas CTRL + SHIFT + N :Uma nova janela do browser será aberta, com um aviso de que a navegação nessa janela será feita de forma anônima :
Firefox
O funcionamento é similar, escolhendo-se a opção "Iniciar Navegação privativa" (abaixo), mas a tecla de atalho é diferente : CTRL + SHIFT + P :
Como no Chrome, uma nova janela é aberta, com o aviso sobre a navegação anônima :
Internet Explorer
No IE , acesse o menu "SEGURANÇA", depois "NAVEGAÇÃO INPRIVATE". A tecla de atalho é a mesma do Firefox : CTRL + SHIFT + P:
Não se esqueça de fechar o browser assim que acabar de navegar. ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário