quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pinagem cabo de rede ethernet RJ45

Hoje vou falar sobre a pinagem do cabo de rede ethernet, aquele cabinho (na maioria das vezes) azul que liga o modem ao roteador.

É um cabo com 8 fios dentro (4 pares), que faz a comunicação entre o modem e o roteador, mas também entre modem e switch, modem e hub, pc e modem, etc.

Eu particularmente não vejo a necessidade de ter 1,5 m de cabo ligando o modem ao roteador, já que os 2 geralmente ficam "colados" na maioria das residências. Prefiro montar um cabo bem curto (às vezes com 10 cm), o que além de evitar desperdício, deixa a instalação mais limpa, sem aquele monte de cabos enrolados.

Se você precisa montar um cabo de rede, substituir um cabo danificado, ou mesmo entender como é feita a conexão, veja as imagens abaixo.

Começando pelo conector. Se você olhar um conector RJ45 de frente, com o "clipe" para o lado de baixo, o pino 1 fica à esquerda do conector :

pinagem cabo de rede

O esquema de conexão direta é usado quando você precisa ligar, como eu falei acima, o modem ao pc, o modem ao switch, o pc ao switch. Repare que a conexão nas 2 pontas é a mesma :



O chamado "cabo cross" (de "crossover", ou seja, cruzado/invertido), é usado quando você quer montar uma rede direta entre dois computadores, duas placas de rede, ou dois equipamentos similares, como hubs e switches :



Nenhum comentário:

Postar um comentário