Resolvi escrever esse post depois que algumas pessoas reportaram que, após a última atualização do Windows 7, no começo de novembro, não conseguiam mais se logar nas máquinas.
O sintoma é o mesmo: o Windows 7 vai até a tela de logon, mas a tela começa a piscar, e o usuário não consegue digitar a senha ou selecionar o ícone do usuário, pois tanto o ícone como a caixa para digitação da senha não aparecem. O Windows entra em "loop", e em algumas situações não é possível nem mesmo executar o Windows em modo de segurança (segurando a tecla F8 na inicialização).
Ao que parece, a culpa toda é da atualização KB3097877, e nesse post vou mostrar como consegui resolver esse problema com a ajuda de alguns documentos da Microsoft.
A primeira coisa que você deve fazer é providenciar um meio de instalação do Windows 7, seja ele em DVD, cartão ou Pendrive. Uma das maneiras mais fáceis de criar um pendrive de boot é utilizando o Yumi Multiboot, que eu mostro no post Como criar um pendrive de boot com Linux ou Windows.
Agora você precisa configurar o computador para inicializar pela mídia que você está usando (DVD, cartão, Pendrive). Isso varia de computador para computador e geralmente é feito acessando a BIOS, pressionando a tecla DEL, F2 ou F10 na inicialização da máquina. Consulte a documentação do seu equipamento para orientações sobre como modificar a sequência de inicialização.
No início da instalação do Windows 7, será apresentada a tela abaixo. Selecione a opção REPARAR O COMPUTADOR, conforme destacado:
Na tela seguinte (Opções de Recuperação do Sistema), anote o drive no qual o Windows está instalado. Isso é muito importante pois vamos precisar dessa letra de drive ao desinstalar o KB3097877. No nosso caso, o drive é o D:, conforme destacado na imagem abaixo:
Na tela seguinte, selecione Prompt de Comando:
Será aberta uma janela parecida com essa da imagem abaixo, com o prompt no drive X:, que é o drive de instalação do Windows:
Na janela de prompt de comando (janela DOS), digite o seguinte comando, substituindo o X pela unidade na qual o Windows está instalado. Primeiro, selecione a unidade, no nosso caso, D:
X:\windows\system32>D:
No drive selecionado, digite o comando abaixo, tudo na mesma linha:
dism /image:X:\ /remove-package /packagename:Package_for_KB3097877~31bf3856ad364e35~amd64~~6.1.1.1 /scratchdir:X:\temp
No nosso caso, em que o Windows estava instalado no drive D, o comando ficou assim:
dism /image:D:\ /remove-package /packagename:Package_for_KB3097877~31bf3856ad364e35~amd64~~6.1.1.1 /scratchdir:D:\temp
Em uma das máquinas, ocorreu o erro 267, dizendo que o usuário não tinha direitos de administrador para gravar o arquivo em D:\temp. Nesse caso, criamos uma pasta chamada teste na raiz do drive D:, e modificamos o comando para:
dism /image:D:\ /remove-package
/packagename:Package_for_KB3097877~31bf3856ad364e35~amd64~~6.1.1.1 /scratchdir:D:\teste
Basta então aguardar a remoção do pacote de atualização KB3097877, digitar EXIT para sair da janela de prompt de comando e reiniciar o Windows, que voltará a funcionar normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário