sábado, 26 de abril de 2014

Como mostrar o link original de uma URL encurtada

É muito comum a utilização de link encurtado (ou URL encurtada) para divulgar informações sobre sites na internet de uma forma prática e rápida. Em tempos de rede social, principalmente no Twitter, onde toda a informação deve caber em apenas 140 caracteres, links encurtados são especialmente úteis. Afinal, é mais fácil você divulgar um link desse tamanho :

http://goo.gl/4kHnmP

do que um desse :

http://www.ferramentaspc.com.br/2014/04/Android-Apps-Google-Play.html

Infelizmente, com a praticidade vem também a falta de segurança, pois os browsers, nativamente, não tem o recurso de mostrar a URL final, ou seja, o link final e descompactado que você irá visitar. E isso é uma excelente oportunidade para sites duvidosos espalharem vírus, scripts, programas espiões e todo o tipo de código que possa afetar a segurança dos seus dados.

Na figura abaixo, veja um exemplo de URL curta que eu criei usando o serviço do Google. Ao passar o mouse sobre o link encurtado (1) que foi criado, é mostrado, no rodapé da página (2), o mesmo link, ou seja, se esse link estivesse direcionado para um site duvidoso, o usuário só ficaria sabendo depois que tivesse visitado a página. Aí seria tarde...

Proteger links encurtados

E isso se torna especialmente perigoso quando você recebe algum link encurtado por email, pois as técnicas avançadas de coleta de dados fazem com que um assunto que você acabou de procurar na internet apareça em seu email, assim, se você estava procurando por "carros" em um site de busca, é muito provável que em alguns minutos você receba emails com a palavra "carro", e, já que você estava procurando, não custa nada clicar, não é mesmo ?

Custa sim, e vamos ver como proteger o seu computador desses links encurtados.

Existem programas e plugins que podem ser instalados no seu computador para que você verifique esses links, mas creio que uma forma muito mais prática é você utilizar o KnowURL, um site onde você simplesmente digita o link / URL encurtado que você deseja visitar, e ele retorna com o endereço de destino, ou seja, você vai saber exatamente onde vai parar.

A utilização é muito simples. Acesse knowurl.com :

KnowURL - Tela Principal





Na caixa de diálogo, cole ou digite o endereço do link encurtado. Peguei como exemplo um link estranho que recebi por email :

Digitando Link URL




Clique em "Expand Me", conforme destacado em vermelho, e abaixo da caixa de diálogo irá aparecer a URL de destino completa :

Descobrir Link Encurtado

Percebam que o final do link contém a extensão PHP, que geralmente é utilizada para rodar algum tipo de script, rotina, ou instalar algum programa em sua máquina. Pode ser que também não contenha "nada", e o link não traga problemas ao seu computador, mas, na dúvida, não clique, a menos que você saiba exatamente para que ele serve.

Lembre-se que verificar a URL de destino é apenas mais um dos cuidados com a segurança que você deve ter ao navegar na internet, por isso não abra mão de softwares antivírus e anti-spyware , e sempre guarde as suas senhas em locais seguros.


3 comentários:

  1. Boa tarde.
    estou com um sério problema e não sei como resolver. Você pode me ajudar?
    tenho uma série de urls encurtadas no google shortner. estas imagens estavam postadas no face book. Após postar no face peguei a url e encurtei no google.gl, daí uso estas imagens em um app, porém as imagens não estão mais aparecendo no app. Me parece que o face book troca as urls de tempos em tempos, acredito que por este motivo não consigo mais visualizar estas imagens no app. Tem como eu recuperar estas urls? a mensagem que recebo é esta.....(URL signature expired) do face book, ou tem como atualizar a urla destas imagens, ou definir um prazo de expiração para elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa vou ficar te devendo.. Vamos ver se algum outro leitor aqui do blog consegue te ajudar.

      Abraço!

      Adilson

      Excluir