terça-feira, 8 de abril de 2014

Fim do Windows XP : 5 questões para ajudar você a continuar com ele

Hoje, dia 8 de Abril de 2014, termina o suporte ao Windows XP por parte da Microsoft. Apesar das inúmeras matérias alarmistas falando que o sistema operacional vai deixar de funcionar, que as atualizações não serão mais desenvolvidas e que o seu windows está vulnerável, vamos devagar e analisar o que acontece e o que ainda pode ser feito com o seu computador que está ali, feliz da vida, funcionando com o XP.

Afinal, um sistema operacional com 13 anos de existência e presente em aproximadamente 30 % dos computadores no mundo não deve ser ruim, não é mesmo ? ;-)


fim suporte Windows XP

1 - Acabou o suporte ao Windows XP. Ele vai parar de funcionar ?


Não, não vai. Pode ficar tranquilo. Você talvez até se espante que, ao ligar o computador, ele funcione exatamente da mesma maneira que funcionava antes : inicialização rápida, todos os programas funcionando, nenhuma tela estranha ou mensagem de alarme. Continue com os seus procedimentos de segurança que nenhum virus vai aparecer de uma hora para outra por conta do fim do suporte ao Sistema Operacional.

2 - Sem as atualizações meu computador vai ficar vulnerável ?


Sim e não. As atualizações de segurança por parte da Microsoft não serão mais disponibilizadas, mas você pode usar, sem nenhum problema, soluções de terceiros para proteção do seu computador, como antivírus e antispyware, por exemplo.

Com relação às atualizações, existem pesquisas que dizem que mais de 50 % dos usuários utilizam computadores sem as proteções disponibilizadas pelo fabricante.

Ou seja, nessa hora todos os fabricantes querem te empurrar um computador novo, mas as pessoas vão continuar sem atualizar o computador. O problema só vai mudar de máquina, então pra que trocar ? Só não abra mão de programas de proteção, como comentei acima (antivirus e antispyware, pelo menos).

3 - Com o fim do Windows XP vou precisar trocar de computador ?


Não necessariamente. Se ele está atendendo às suas necessidades, não vejo por que trocar de máquina. Equipamentos com 2 Gb de memória e processador dual core rodam muito bem o Windows XP, e geralmente uma boa limpeza no sistema operacional resolve problemas de lentidão. Dicas de otimização do computador você encontra no artigo Como limpar o registro do seu computador.

Mesmo máquinas de menor capacidade, utilizadas principalmente para digitação de texto, planilhas e acesso à internet tem uma performance excelente com o Windows XP.

4 - E os tais "drivers" ? Minha impressora vai parar de funcionar ?


Sua impressora, seu scanner, sua câmera e todos os equipamentos que você possui vão continuar funcionando perfeitamente. Você poderá ter problemas com novos equipamentos, que fatalmente não terão os tais drivers para Windows XP.  Mas se você não tem previsão de comprar novos periféricos, pode continuar utilizando o XP sem problemas.

Nessa questão, um alerta : guarde todos os manuais, cd´s, dvd´s e programas relacionados aos dispositivos ligados ao seu computador, pois eles contém as informações e drivers que você utilizou para instalação.

5 - E se depois de tudo isso eu resolver trocar de computador ? O que eu faço com o meu equipamento com Windows XP ?


O Windows XP é um sistema operacional com ótimo potencial. Você pode aproveitar o seu computador com XP como servidor de arquivos, por exemplo. Uma central de backup. Um servidor de impressão. Um computador para gravação de câmeras de segurança...

No artigo O que fazer com o computador velho, eu abordo diversas opções para quem quer reutilizar o computador para outros fins.

Considerações finais


É óbvio que o fim de um sistema operacional como o Windows XP traz consequências, mas nessa hora, precisamos separar o que é informação e o que é propaganda. Se você pode trocar de computador, e estava adiando isso ao máximo, talvez seja a hora de dar um passo à frente.


Por outro lado, você ainda pode continuar usando o Windows XP por um bom tempo, pois ele vai continuar funcionando e atendendo às suas necessidades com muita competência.

Mais uma vez, não se esqueça : seja em um computador velho, novo, com Windows XP, Windows 8 ou qualquer outro sistema operacional, mantenha o seu antivirus atualizado, proteja as suas senhas e faça varreduras constantes no seu computador à procura de programas espiões.


2 comentários: