terça-feira, 11 de março de 2014

Como criar um CD ou DVD de boot com prompt de comando

Criar um CD ou DVD de boot com um Sistema Operacional como o MS-DOS ou mesmo o prompt de comando do Windows 98 pode ser muito útil quando você precisa executar algumas ações no disco em "baixo nível", como formatar, particionar ou efetuar algum tipo de recuperação de arquivos, como a substituição de um arquivo defeituoso do sistema operacional.

Atualizado : Se estiver procurando um artigo sobre como criar um pendrive de boot, visite o post Como criar um pendrive de boot com Linux ou Windows.

Um disco com prompt de comando também é muito utilizado quando há necessidade de fazer um upgrade de bios da sua placa mãe, além de rodar muitos utilitários em modo "DOS".

como criar CD ou DVD boot


Existem softwares específicos para escolher o sistema operacional, colocar os arquivos desejados e posteriormente gravar o CD de boot.

Existem também arquivos ISO prontos para isso, já com o sistema operacional de sua preferência, e para isso basta baixar o arquivo, que nada mais é do que uma imagem do CD, e utilizar um software para gravação de CD, como o Nero.

Veja como utilizar o Nero gravar uma imagem ISO no artigo Como gravar uma imagem ISO em um CD ou DVD.

Abaixo, listo algumas das imagens com sistemas operacionais disponíveis e indicados para trabalhar com prompt de comando, como o DOS e o Windows 98. Não se esqueça que muitos desses sistemas operacionais não reconhecem partições NTFS. Basta baixar o arquivo ISO e utilizar o software de sua preferência para gravar o CD ou DVD :

DOS4.0_bootdisk.iso DOS5.0_bootdisk.iso
DOS6.0_bootdisk.iso DOS6.22_bootdisk.iso
Win95a_bootdisk.iso Win95b_bootdisk.iso
Win98SE_bootdisk.iso Win98_bootdisk.iso
WinME_bootdisk.iso WinMEnoram_bootdisk.iso

Você também pode utilizar essas imagens para criar um pendrive de boot, se o seu computador não possuir unidade de CD/DVD. Isso é assunto do próximo post. Até lá !

4 comentários: