sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Como gravar uma imagem ISO em um CD ou DVD

Você já deve ter ouvido falar em "imagem de CD" (ou DVD). Esse método de armazenar arquivos é muito útil quando precisamos guardar a imagem exata de um CD ou DVD no disco rígido, para utilizarmos posteriormente, isto é, gerarmos um novo CD/DVD.

Esse processo é muito utilizado, por exemplo, em distribuições Linux, quando o arquivo contendo os programas de instalação são disponibilizados na internet para download.

Uma imagem de CD/DVD nada mais é do que um arquivo contendo toda a estrutura da mídia física, ou seja, toda a estrutura de inicialização, arquivos, etc, que é guardada em único arquivo e posteriormente pode ser usada para gerar uma nova mídia.

Vamos tomar como exemplo uma distribuição do Linux, a Kurumin. Quando você baixa o arquivo da internet, ele vem no formato ISO, um dos formatos de imagem de CD. Na imagem abaixo, podemos ver um site muito usado para baixar o Kurumin, e os arquivos disponíveis, com destaque para a versão 7.0, que vou baixar como exemplo :

como gravar imagem iso
Clicando sobre o arquivo destacado, será iniciado o download (que pode demorar um pouco, são mais de 600 Mb), e ao final do processo você terá o arquivo kurumin-7.0.iso, que é exatamente a imagem que utilizaremos para gerar um CD de instalação :

Kurumin - Arquivo ISO

Quase todos os programas utilizados para gravação de CD/DVD aceitam arquivos de imagem, então vou utilizar como exemplo o Nero 8, mas lembre-se que o processo em outros programas é muito parecido. Abra o Nero Express :

Nero - Tela principal

No menu do lado esquerdo, clique em Imagem, Projeto, Cópia (passo 1), depois em Imagem
do disco ou projeto salvo
(passo 2):

Nero - Selecionando Imagem

Ao clicar em "Imagem do disco ou projeto salvo", será aberta uma janela para que você selecione o arquivo baixado anteriormente. Vá atá a sua pasta de downloads, onde está o arquivo kurumin-7.0.iso, clique sobre o arquivo, depois em "Abrir" :

Nero - Selecionando arquivo ISO

Como a imagem já contém tudo o que você precisa para gerar o CD, não são necessárias configurações adicionais. Na próxima tela, escolha o gravador de CD/DVD, o número de cópias que você deseja e clique em "Gravar" :

Nero - Configurações de gravação
Aguarde o término do processo de gravação, que no caso do meu gravador, demorou 17 minutos, mas estou utilizando um CD regravável na velocidade de 4x. Esse tempo pode variar se você estiver utilizando um CD-R (CD gravável uma única vez), ou então um DVD :

Nero - Gravando imagem

Pronto. Finalizada a gravação, o CD está pronto para ser usado.

Nero - Gravação finalizada

Fácil não ?

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !


Nenhum comentário:

Postar um comentário