sábado, 27 de julho de 2013

O que é modem ? Para que serve o modem ?

Se você chegou até essa página, é provável que você esteja usando um modem, seja na sua casa, no seu trabalho, ou no ponto de rede sem fio compartilhado que você está usando. Ou seja, em algum ponto da sua rede, há um modem.

para que serve modem

Aí você deve estar se perguntando : ok, mas pra que eu preciso dele ? Eu não posso pegar o sinal direto da linha telefônica e ligar no computador ?

Não, não pode.

O modem transforma os sinais analógicos da sua linha telefônica, em sinais digitais, que o seu computador vai entender. E faz também o caminho inverso, ou seja, quando você enviar algum dado pela internet, ele vai pegar o sinal digital do seu computador, transformá-lo em analógico e enviar pela linha telefonica. É a chamada modulação/demodulação, daí o nome modem.

Existem vários tipos, marcas e modelos de modem, dependendo da tecnologia utilizada. Vamos dar uma olhada em algumas das conexões mais comuns.

Conexão ADSL

Estrutura conexão ADSL


Conexão via cable modem - TV

ligação cable modem

Conexão via modem celular - GSM

ligacao modem celular


Esses são apenas exemplos de ligação que ilustram a utilização de modems. A tecnologia de funcionamento é complexa, mas basicamente a função do modem é essa, ser o "tradutor" entre o seu computador, e uma rede externa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário