quinta-feira, 25 de julho de 2013

Limpeza e desfragmentação de disco / HD

Sabemos que ter um disco rígido (HD) em ordem é essencial para o bom funcionamento do computador. Um disco rígido bem organizado permite um acesso mais fácil aos arquivos, facilita a tarefa do usuário na hora de programar um backup e permite que o Sistema Operacional da máquina trabalhe de maneira mais suave.

O problema é que geralmente não sabemos direito quais arquivos podem ser apagados e qual a melhor ferramenta para executar a desfragmentação dos arquivos do disco.

Felizmente o windows dispõe de 2 ferramentas que eu considero básicas e essenciais para quem precisa de ajuda nessa difícil tarefa que é deixar o HD em ordem.

A primeira delas é a LIMPEZA DE DISCO, que permite apagar arquivos temporários, downloads esquecidos e outras coisas mais. Vamos ver como funciona :

1 - Clique no menu INICIAR, e na caixa de pesquisa digite : LIMPEZA DE DISCO

2 - Na caixa de resultados, clique em LIMPEZA DE DISCO, conforme indicado :


3 - Na próxima tela que aparecer, escolha a unidade de disco que você deseja limpar, e clique em OK


4 - Na tela do programa, escolha os tipos de arquivos que devem ser excluídos e clique em OK. Repare que as opções são excluir programas baixados, arquivos temporários de internet, relatórios de erros do Windows e outras coisas que você provavelmente nunca vai usar. Após a escolha, clique em OK :


5 - Por último o programa vai abrir uma janela perguntando se você realmente deseja excluir os arquivos. Clique em "Excluir Arquivos" e aguarde o final do processo :


A segunda ferramenta é o DESFRAGMENTADOR DE DISCO. Quando um arquivo é gravado no disco rígido, geralmente ele é dividido em vários pedaços, e espalhado ao longo do HD. Dependendo da frequencia de acesso e da quantidade de pedaços espalhados, esse processo pode tomar tempo do sistema operacional, deixando o computador lento.

O que o Desfragmentador de disco faz é juntar esses pedaços de forma eficiente, fazendo com que o acesso ao arquivo seja otimizado, e que o HD tenha que trabalhar menos para conseguir ler este arquivo.

Muita gente (inclusive eu) torce o nariz para o desfragmentador do Windows pela falta de alguns recursos, mas é a melhor opção se você quer utilizar um programa que já vem embutido no sistema operacional, é fácil de usar e não depende de instalações complicadas e downloads duvidosos.

Vamos ver como usar o desfragmentador do Windows :

1 - Clique no menu iniciar  e na caixa de pesquisa, digite DESFRAGMENTADOR DE DISCO

2 - Na caixa de resultados, clique em DESFRAGMENTADOR DE DISCO, conforme indicado :

limpeza desfragmentacao hd


3 - Na janela do programa, clique na unidade de disco que você deseja desfragmentar, e clique em "desfragmentar disco". Note que na parte superior do programa também existe a opção de agendar a desfragmentação do disco para dias e horários específicos :



4 - O programa fará uma análise dos arquivos presentes no HD, e o processo de desfragmentação terá início


Feita a limpeza e a desfragmentação, fique atento também à essas dicas :

- Não grave os seus arquivos em qualquer canto. Na sua casa você deixa os seus livros em qualquer lugar, um no banheiro, outro na cozinha, e outro na sala ? Provavelmente não, pois você tem um armário ou estante para guardá-los. Faça o mesmo com os seus arquivos. Acostume-se a manter uma estrutura que permita que os arquivos de um mesmo tipo fiquem todos no mesmo lugar, facilitando a sua tarefa na hora de procurar algo importante.


- Discos rígidos ou HD's, são dispositivos mecânicos, com motores, molas, braços de metal e outras peças dentro deles. São, portanto, muito sujeitos a problemas causados por vibrações e variações elétricas, portanto, não confie no seu disco (experiência própria)

Imagem : Tecnoblog

- Tenha um HD externo ou outro dispositivo para fazer backup dos seus arquivos regularmente. Leia este artigo com mais dicas e informações sobre backup :

Ferramentas PC - Como definir um procedimento de backup



Nenhum comentário:

Postar um comentário