segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como utilizar 2 monitores no Windows com o Make Primary Monitor

Se você trabalha com dois ou mais monitores ao mesmo tempo e precisa frequentemente definir de forma manual qual deles é o monitor primário, hoje vou mostrar uma forma muito simples de alternar entre esses dispositivos.

Alguns programas, principalmente certos jogos, sempre abrem no monitor primário. O problema é que muitas vezes, o monitor maior ou com a melhor resolução, é o segundo monitor ligado ao nosso computador, ou seja, o monitor secundário. Principalmente quando estamos falando de notebooks.



make primary monitor definir monitor principal
Imagem : CNET


Assim, para alternar entre eles manualmente, você precisa entrar no painel de controle (ou clicar com o botão direito no desktop), selecionar as configurações do monitor, clicar no monitor desejado, clicar em Tornar este o meu monitor principal, e finalmente clicar em OK para que as alterações tenham efeito.

Painel de controle - Selecionando monitor primário

Muito trabalho, não ? Mas existe uma forma de facilitar esse processo.

Instalando o Make Primary Monitor

Vamos utilizar um programa chamado Make Primary Monitor, um programa de apenas 904 KB que cumpre sua tarefa com eficiência. Antes de mais nada, faça o download do programa nesse link, clicando em Download no local indicado:

Make Primary Monitor download

Após a instalação, você terá na sua tela este ícone :

Make Primary Monitor Icone


Para utilizar o Make Primary Monitor, você precisa apenas colocar na tela secundária (Monitor 2 na imagem abaixo) o ícone do programa. Com um duplo clique, você automaticamente determina que esse monitor passará a ser o monitor primário.

Make Primary Monitor - Utilização

Ok, e para o Monitor 1 voltar a ser o monitor primário ? Podemos adicionar um ícone do programa também ao Monitor 1, ou utilizar um atalho de teclado.

Utilizando o Make Primary Monitor com atalho de teclado

Para não encher a sua tela de ícones, crie um atalho para o Make Primary Monitor, clicando com o botão direito sobre o ícone do programa e selecionando, na aba Atalho, um tecla de atalho (shortcut key) :

Make Primary Monitor - Shortcut

No exemplo acima, eu escolhi o atalho CTRL+ALT+O, mas você pode escolher uma outra sequência de teclas.

Agora, para utilizar o programa, simplesmente mova o mouse para o monitor que você deseja definir como monitor primário, e utilize o atalho do teclado. Não há mais necessidade de clicar no ícone do programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário