quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como duplicar um HD usando o Easeus Disk Copy

E então finalmente sobrou dinheiro e você resolveu trocar o HD (disco rígido) do seu computador. Seja um HD de maior velocidade, capacidade ampliada ou apenas um disco mais novo, a parte difícil do trabalho vem agora : trocar o HD sem perder seus dados e com o mínimo de esforço possível.
 
como duplicar um hd

Instalar um novo HD implica em uma série de atividades :

  • Instalação do Sistema Operacional
  • Instalação das atualizações do Sistema Operacional,que geralmente são muitas. E demoradas
  • Instalação dos programas
  • Atualização dos programas instalados
  • Cópia dos dados de um HD para o outro (não esqueça do desktop, onde sempre tem algum arquivo importante esquecido)
  • Instalação de dispositivos como impressoras, scanner, câmeras, etc.
  • Atualização dos drivers de dispositivos
  • Configuração dos programas : menus, preferências, localização de arquivos, etc
  • Se usar Outlook, precisa configurar todas as contas de email novamente

Caso a sua máquina use dual boot (Windows e Linux), por exemplo, você ainda vai ter que particionar o HD, instalar os dois sistemas operacionais, configurar os dois, atualizar, etc. E isso é só uma parte. E estamos falando de... uns 2 dias de trabalho ? Afinal você não vai fazer isso correndo, certo ?

O problema é que você não quer ter todo esse trabalho, afinal sua máquina está bem configurada, e você não tem (no mínimo) 2 dias disponíveis para configurar tudo isso. O que fazer ?

A melhor opção é clonar o HD, ou seja, passar, de um disco para o outro, todo o Sistema Operacional, partições, programas, dados e demais configurações. O HD novo vai ter exatamente a configuração do HD antigo, sendo que ao final do processo você só precisa instalar o HD novo na máquina.

Vamos usar para este tutorial o excelente EaseUS Disk Copy , um programa para clonagem de HD que cumpre o que promete. Baixe o EaseUS Disk Copy, e execute o programa. Não há instalador. O que o programa faz é gerar um CD de boot, um pendrive ou um arquivo de imagem ISO para clonagem do HD. Esta é a tela principal :

EaseUS Disk Copy Home Edition

Escolhendo a segunda opção (CD/DVD), o programa irá gerar um CD de boot do EaseUS. Se preferir criar uma imagem ISO para guardar o EaseUS no seu computador e gerar um CD posteriormente, utilize a última opção, "Export ISO".

Veja neste artigo como utilizar o Nero para gerar um CD ou DVD à partir de uma imagem ISO.

Gerado o CD, basta colocá-lo na máquina em que o HD será duplicado. Eu utilizei a seguinte configuração :

- Um notebook com HD interno de 120 Gb, com Windows XP instalado, e 2 partições
- Ligado ao notebook, via USB, um HD externo de 150 Gb

Você não precisa necessariamente utilizar esta configuração. Pode ligar os 2 HD´s no mesmo barramento, utilizar 2 HD´s externos, etc.

Colocando o CD de boot do EaseUS no computador, será apresentada a tela inicial do programa. Vamos escolher START DISK COPY :

EaseUS Disk Copy - Tela Inicial

Clique em NEXT na próxima tela :

EaseUS Disk Copy - Welcome

Na próxima tela, temos a opção de copiar o disco inteiro ou apenas algumas partições. Para o teste, utilizei a cópia de disco inteiro (DISK COPY) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco ou Particao

Na próxima tela vou selecionar o meu disco de origem (SOURCE DISK), que no caso, é o Disco 0 (Samsung 111.79 Gb) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco Origem

Clicando em NEXT, vou agora selecionar o disco de destino (DESTINATION DISK), ou seja, o disco que será apagado e no qual será gerada a imagem do HD interno do notebook. Meu disco de destino é o Disco 1 (OneTouch, de 149.05 Gb) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco Destino

A próxima tela é a TASK PREVIEW (Visualização de tarefa), onde posso verificar se foram selecionados corretamente os discos de origem e destino, e também como ficarão as partições antes (DESTINATION DISK BEFORE COPY) e depois da cópia (DESTINATION DISK AFTER COPY). Como eu já havia feito este procedimento uma vez, as informações sobre as partições ficaram iguais :

EaseUS Disk Copy - Task Preview
 Clicando em NEXT, o tradicional aviso de que todos os dados no HD de destino serão apagados :

EaseUS Disk Copy - Confirmacao
 Clicando em YES, será iniciado o processo de cópia. No meu teste, o processo durou 2 horas, mas considere que estou usando um HD externo com conexão USB :

EaseUS Disk Copy - Copia iniciada

Finalizado o processo de cópia, será apresentada uma tela com os resultados e eventuais erros encontrados :

EaseUS Disk Copy - Copia finalizada

Clicando em QUIT, basta escolher a opção SHUTDOWN , desligar a máquina e efetuar a instalação do novo HD no equipamento :

EaseUS Disk Copy - Final do processo

Uma última observação sobre o disco que foi clonado. Como eu tinha um disco de 120 Gb e copiei os dados para um disco de 150 Gb, sobraram 30 Gb, que podem ser utilizados para criar uma nova partição, ou estender uma partição já existente. No Windows 7, isso pode ser feito no próprio painel de controle. Para outras versões e outros sistemas operacionais, existem aplicativos específicos para remanejar as partições.

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !

18 comentários:

  1. apenas uma duvida, eu fazendo isso, não irei apagar nada do meu hd principal né, serve até para uma copia de segurança. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Fique bem atento aos discos "source" e "destination", que não tem erro. Eu costumo fazer isso em servidores, por exemplo, que demandam muito tempo de instalação e configuração. Depois de pronto, é feita uma cópia fiel do HD para backup. Você pode usar o mesmo procedimento para o seu computador pessoal. Abraço !

      Excluir
  2. ola parceiro, para eu gerar o boot pelo pen drive eu preciso pedir a maquina para bootar por ele no setup né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington,

      Exatamente, do mesmo jeito que você faria com o CD, mas no caso, você manda ele bootar pelo USB.

      Abraço !

      Excluir
  3. fiz igual sua configuração, só que no lugar do notebook usei meu desktop. Agora, como faço para iniciar(boot) pelo hd(clone) externo sem remover o hd interno.
    grato fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Procure no setup a opção de boot pelo HDD2, Slave, Secundário ou algo parecido.

      Abraço !

      Excluir
  4. Olá, Esse procedimento deixa os drives instalados ou tenho que instalar novamente? se tiver mais de um usuario copias toidas as configurações? Tenho uma impressora e scanner que são dificeis de instalar. e nao quero tentar instalar novamente.

    Agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João,

      Ele faz uma cópia fiel do HD, com todas as configurações, drivers, etc. Já usei em situações como a sua, em que o usuário não queria perder as configurações de uma impressora antiga mas precisava de um HD maior.

      Abraço!

      Excluir
  5. Bom dia.

    Esse software faz o clone to tamanho total do HD ou apenas do espaço que tem gravado nele?
    Por exemplo, tenho um PC com o HD de 500 gb, com tudo configurado esta sendo utilizado apenas 80 gb do HD, quando eu for fazer o clone, vai ser do HD todo (500 gb) ou apenas do espaço gravado (80 gb)?
    Pois se for do HD todo, precisarei de um HD maior que 500 gb para ser o destino, ai complica, rsrs.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Ele copia a partição do tamanho que está. Se você tem uma partição de 500 Gb, ele vai criar outra de 500 Gb no segundo HD.

      Abraço!

      Excluir
  6. Bom Dia. Comprei um notebook com HD de 1tera e queria substituí-lo por um SSD de 240gb. Como clocar do HD maior, apenas o que esta usado (no caso 35gb) para passar para o SSD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse é um teste que eu ainda não fiz, mas a pergunta é interessante.

      Escolha a opção Partition Copy, que vai copiar apenas os 35G que você está utilizando (estou supondo que a sua partição que contém os 35G tem menos de 1T, correto?)

      Abraço!

      Excluir
  7. Boa tarde! Preciso clonar hum hd de 1Tb para outro de 1TB, porém o primeiro está com bad blocks. A dúvida é: durante o processo de clonagem o programa ignora os bads blocks ou processo para? e Caso ele ignore, o novo hd clonado herdará esses mesmos bad blocks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O segundo HD será uma cópia fiel do primeiro, inclusive com os bad blocks. Eu sugiro que antes da cópia você use algum ferramenta de reparo de HD, ou o próprio chkdsk (se for Windows), para evitar erros e interrupções no processo de cópia.

      Abraço!

      Excluir
  8. Ola, eu tenho um HD de 1 tera no note e quero clonar ele para um de 2 tera, o de 2 tera no caso estara em uma case e sera conectado viA USB. sera que vai dar certo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Vai sim. Fique atento para selecionar a unidade USB corretamente.

      Abraço!

      Excluir
  9. Bt. tenho uma maquina, com um hd de 500 e gostaria de clonar o hd, mas instala-lo em uma outra maquina. Isso é possível ou vai dar problemas com os drivers. Tenho programas que utilizo direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar problema... recomendo instalação "do zero"... :)

      Abraço!

      Excluir