segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como registrar um dominio na internet

Como registrar um domínio na internet ?

Muita gente quer e/ou precisa registrar um nome para o site ("domínio", para os mais técnicos) mas não tem idéia de como e por onde começar. O que vou tentar aqui hoje é explicar como fazer isso, evitando ao máximo utilizar termos técnicos.

A primeira grande dúvida : que nome colocar ? Bom, infelizmente não há uma regra de nomes para que um site dê certo ou não, que atraia público ou o afaste. Mas convenhamos que é bem mais prático você ter um nome de site como www.ferramentaspc.com.br do que meusitedeferramentaspc.blogspot.com.br.

Trazer o visitante até o site é relativamente fácil, e nisso o nome pode até ajudar. O difícil é manter o visitante no site e fazer com que ele retorne futuramente. E isso você só vai conseguir se tiver conteúdo de qualidade. Continua valendo o velho ditado que diz que "o único lugar em que o dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário". Portanto invista em conteúdo e fuja de soluções mágicas.

Para ter um site com "padrão Brasil", terminado com .BR, você deve em primeiro lugar acessar o www.registro.br e verificar se o domínio (nome) está disponível. Logo na página principal, você pode digitar o nome desejado e clicar em "pesquisar", conforme destacado abaixo :

Como registrar um dominio

Se o site já estiver registrado por outra pessoa ou empresa, você verá uma mensagem como essa :

Registrando um domino

Se não estiver, o Registro.br informa que o domínio está disponível para registro e oferece a opção de registrá-lo :

Registrar um dominio

Clique em "Para registrá-lo, clique aqui", e a seguinte tela será apresentada :

Como registrar um dominio

Será necessário um pequeno cadastro no sistema, com seus dados como telefone, email, endereço, etc. Clique em "Cadastre-se aqui", conforme destacado, e preencha seus  dados :

Como registrar um dominio

Você receberá um email de confirmação do Registro.br, para ativação da conta.

Feito o cadastro, entre com o seu login e senha, e a tela de registro do novo domínio será apresentada. Note que você não precisa ter um CNPJ para registrar um domínio, o mesmo pode ser registrado como pessoa física, apenas com o seu CPF. Isso é muito útil no caso de sites pessoais, blogs, etc.



A primeira parte do cadastro é básica e pede informações como nome, endereço e telefone. Na parte
"Informações sobre os contatos", deixe os campos TÉCNICO e COBRANÇA em branco. Eles serão utilizados posteriormente, se você hospedar o seu site em um servidor de terceiros :

Registro de dominio

Vamos ver agora a parte do cadastro que trata do DNS. Se você já sabe aonde vai hospedar o seu site, preencha os campos Master e Slave1 com os números DNS fornecidos pelo provedor. Se você ainda não decidiu se vai hospedar o site externamente ou pretende usar o nome de domínio em um site como o blogger, por exemplo, escolha a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br". Depois leia TODO o contrato, clique em "Li e aceito os itens do contrato" e depois clique em ENTRAR :

Registro dominio internet

Pronto. Dominio registrado. Será apresentada uma tela semelhante à esta abaixo, com as informações de registro e eventuais pendências. Posteriormente, você receberá um email para pagamento da anuidade referente à manutenção do domínio, custo que atualmente está em R$ 30,00. Você também pode realizar a assinatura por um período maior, com desconto no valor total :

Registro.br registrando dominio

Estes são os passo básicos para registro de um domínio no Brasil, e são tarefas simples que você mesmo pode fazer. Se você quiser hospedar o seu site em um servidor confiável, com toda a segurança e suporte 24 horas por dia, conheça a Hostgator, que possui diversos planos com todos os recursos que o seu site precisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário