terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como funciona a tecnologia SATA ?

Dúvidas sobre o que é e para que serve um dispositivo SATA ? Vamos tentar responder em 7 questões :


como funciona o sata

1 - O que é SATA ?


R: SATA (Serial AT Attachment) é a tecnologia utilizada para transferência de dados entre o computador e dispositivos de armazenamento, como HD´s (discos rígidos), e leitores de CD/DVD. É uma evolução da antiga tecnologia IDE (PATA - Parallel ATA), que transmitia os dados de forma paralela, ou seja, vários bits de uma só vez. O padrão SATA utiliza comunicação serial, atingindo altas velocidades. Atualmente, temos os padrões SATA 1, SATA 2 e SATA 3.

2 - Qual a vantagem de se usar tecnologia SATA ?


R: Além de um acréscimo na velocidade de transmissão de dados, há também a vantagem na economia de espaço e refrigeração do computador, já que a tecnologia IDE usa cabos como esse, com 40 ou 80 fios paralelos...

... e o SATA utiliza cabos como esse, com 7  fios (2 para transmissão, 2 para recepção e mais 3 para Terra) :

3 - Qual a diferença entre SATA 1, SATA 2 e SATA 3 ?


R: Basicamente é a velocidade de transmissão de dados. O SATA 1 trabalha com uma velocidade de transmissão de 1,5 Gbit/s, o SATA 2 tem taxa de 3 Gbit/s e o SATA 3 tem taxa de 6 Gbit/s.

4 - Qualquer computador aceita HD SATA ?


R: Os computadores mais novos, sim. Já os mais antigos, que tem apenas interface IDE, terão que utilizar um adaptador.

5 - Posso trocar HD SATA 1 por HD SATA 2 ? e um HD SATA 2 por um SATA 3 ?


R: A troca pode ser feita sem problemas, pois os cabos utilizados para comunicação são os mesmos. O único detalhe é que se a placa mãe tiver, por exemplo, controladora SATA 2 (3 Gbit/s) e você colocar um HD SATA 3 (6,0 Gbit/s), a velocidade de transmissão será de 3 Gbit/s, padrão SATA 2, ou seja, a velocidade de transmissão será definida pelo dispositivo mais lento.

6 - Você falou que a performance vai cair pela metade. Vale a pena ?


R: A maioria dos usuários comuns não sentirá diferença nessa velocidade de transmissão, ainda mais que a velocidade máxima de comunicação é muito difícil de ser alcançada, ou seja, é uma velocidade, na maioria das vezes, teórica. Dessa forma, instalar um HD SATA 3 com controladora SATA 2 não irá impactar significativamente na performance da máquina, e você ainda terá um HD mais moderno para futuros upgrades.

7 - Meu computador só aceita HD IDE, mas mesmo assim eu gostaria de aproveitar para comprar um HD SATA, visando futuros upgrades. O que eu posso fazer ?


R: Existem no mercado adaptadores como esse da foto :


Com esse adaptador (que é bem baratinho, diga-se de passagem), você conecta o seu HD SATA, e a transmissão até o computador é feita por um cabo IDE normal, de 80 vias, como vimos anteriormente. Assim você pode usar o seu equipamento mais antigo, com um HD mais moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário