sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como definir um procedimento de backup

Aproveitando a sexta-feira, que eu particularmente chamo de "Dia do Backup", hoje vou falar sobre esse importante procedimento, indispensável para quem guarda dados valiosos no computador, ou seja, quase todo mundo.

procedimento de backup


As perguntas de praxe : você tem cópia de segurança dos seus dados ? Com que frequencia você faz cópia dos seus dados mais importantes ? Os dados realmente importantes tem mais de uma cópia ? O que você faria se perdesse TODO o seu disco rígido nesse momento ?

Backup - Perda de dados


Enquanto a nossa realidade não permite guardar todos os dados na famosa nuvem, deixando a cargo de gigantes como o Google a "proteção" das nossas informações, temos que arrumar um jeito de guardar a nossa vida virtual em algum meio físico.

Não importa como você irá fazer backup. Pode ser em fita, em pendrive, em um disco rígido externo ou num CD/DVD. O importante é que ele seja feito regularmente. Programe-se para fazer o backup sempre nos mesmos dias. Crie você mesmo seu "Dia do Backup". Vai ser apenas mais uma tarefa na sua já complicada rotina, que tem datas para IPTU, Seguro do Carro, IPVA, escola, academia, almoço, jantar, etc, etc. ;-)

Existem vários softwares gratuitos para backup, por exemplo, no Baixaki. Eu uso o Cobian Backup, que é gratuito e faz uma cópia fiel das pastas de um HD para o outro. É praticamente como se você fizesse um "copiar e colar" nas pastas, mantendo a sua estrutura.




Minhas sugestões :

  • Programe-se para fazer backups semanalmente
  • Os dados são alterados com muita frequencia ? Aumente a frequencia de backup para 2, 3 ou mais vezes por semana. Até diariamente, se for o caso
  • Os dados são extremamente importantes ? Faça 2 backups separados. Lembre-se por exemplo que praticamente ninguém mais imprime fotos: fica tudo no computador. Você não vai querer perder as fotos do seu filho recém nascido ou daquela viagem inesquecível que você fez, vai ? :-)
  • Guarde o backup longe do computador. Do que adianta o backup se, no caso de um acidente ou roubo os dois estiverem juntos ?
  • Procure o software que melhor atende às suas necessidades. Se você prefere copiar os arquivos manualmente, ótimo ! O importante é que seja feito.

Você usa algum procedimento diferente ? Conhece algum software interessante para backup ? Deixe a sua opinião nos comentários e ajude os outros usuários !



Nenhum comentário:

Postar um comentário