sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pinagem cabo serial DB9


Muitos equipamentos, principalmente industriais, ainda utilizam a porta serial como principal meio de comunicação.

Relógios de ponto, Controladores Lógicos Programáveis (CLP), coletores de dados e equipamentos de medição são apenas alguns exemplos, apesar da evolução dos equipamentos mais novos, que aos poucos vão adotando a porta USB ou a própria rede ethernet para comunicação.

A serial tem as suas vantagens, principalmente em ambientes onde a velocidade de comunicação não é um fator crítico. Com a comunicação serial, é possivel que os equipamentos se comuniquem a grandes distâncias, sem interferências e a um custo relativamente baixo. Algo que é um pouco mais complicado e caro com a porta USB e suas altas taxas de transferência.

Os conectores mais utilizados são esses apresentados abaixo, sendo o tipo macho utilizado nos periféricos, e o tipo fêmea no computador.


pinagem serial


(Precisando de informações sobre o conector e pinagem do DB25 ? Tenho um outro artigo, aqui, falando sobre isso)

Para montar um cabo de comunicação entre os 2, basta colocar um conector macho em uma ponta, um conector femea na outra, e fazer a ligação pino a pino (1 com 1, 2 com 2, e assim por diante), verificando que a ordem dos pinos é invertida, como se pode ver na segunda imagem.


DB9 - Detalhe pinos



E por último a descrição de cada pino, caso haja a necessidade de fazer a ligação dos cabos em algum outro tipo de conector :

Pinagem serial DB9


4 comentários:

  1. Boa noite, eu preciso montar um cabo extensor DB9 MxF a uma distancia de 20 metros tenho cabo par trançado passado pelo forro sobrando, consigo usar este cabo? e qual seria a forma da pinagem?

    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Pode usar sim tranquilamente, a comunicação serial se comporta relativamente bem à grandes distâncias. Dê uma olhada nesse post, acho que tem o que você precisa :

    http://www.ferramentaspc.com.br/2013/07/pinagem-cabo-serial-db25.html

    Abraço e obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  3. Ola, bom dia. Estou precisando fazer um cabo db9 para impressora não fiscal de 20 metros e nao estou conseguindo. Testei vários padrões e nada.voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vicente,

      Você tem o cabo original da impressora ? Recomendo copiar a mesma pinagem.

      Abraço !

      Excluir