segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como remover a cola das etiquetas do seu notebook e outros aparelhos

Ok, eu sei que esse post poderia estar na seção de "Dicas domésticas", mas é uma dúvida que sempre aparece por aqui, e serve tanto para remover uma etiqueta adesiva de uma jarra de vidro como de um computador.

Antes de mais nada, uma pequena reflexão sobre as etiquetas que vem coladas no notebook.

Para que elas servem ? Bom, não servem pra muita coisa, além de fazer propaganda e dar algumas informações em letras bem miúdas. Na vitrine, é graças à elas que eu sei (às vezes) qual processador vem no notebook X, ou qual placa de vídeo vem no notebook Y, afinal na maioria das vezes a loja só sabe informar a capacidade do HD da máquina. E olhe lá.

Claro que é bacana quando você compra um computador novo, vem aquele monte de etiquetas, e coisa e tal. Mas é igual carro zero. Você deixa aquele monte de etiquetas no vidro ?

Se você deixa, ótimo, deve ter os seus motivos. Mas se você é como eu, que adora se livrar das etiquetas logo no primeiro dia, continue lendo este post. :-)

O problema da etiqueta não é a parte de papel/plástico. É a cola que fica grudada quando você as retira. A parte de papel você até tira facilmente, e isso eu não vou ensinar aqui.

Antes de continuar, um aviso : Utilizo esse método à bastante tempo, e nunca tive problemas de manchar o notebook, mas recomendo testar em alguma parte similar do equipamento para ver se não vai causar nenhum dano. Não me responsabilizo por avarias, manchas e outros acidentes. Use por sua conta e risco !

Isto posto, vamos ao que interessa. A foto abaixo mostra um notebook com todas as etiquetas, assim que saiu da caixa :

como retirar etiquetas

Retire a parte de papel/plástico do jeito que você achar mais conveniente. Vai sobrar a cola. Molhe a ponta de um pano macio com UM POUCO de azeite. Algumas gotas bastam. Esfregue suavemente o pano na cola, e veja que aos poucos ela vai se desfazendo até sair totalmente. Veja nas fotos abaixo o resultado, sem restos de cola, manchas ou arranhões :


Finalizada a remoção, limpe o local com um pano úmido.

Ah ! Na limpeza final,  fuja de produtos químicos e procure usar sempre panos úmidos em água para limpar o seu equipamento. Dúvidas para limpar o seu notebook ou monitor ? Veja este artigo sobre Como Limpar um monitor LCD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário