sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como encontrar e corrigir uma referência circular no Excel

Encontrar e corrigir uma referência circular no Excel nem sempre é uma tarefa simples, principalmente se você tem várias guias na mesma planilha. Nesse caso, você teria que percorrer todas as guias para ver em qual delas está o erro. Neste post vou mostrar um método simples para descobrir em qual guia e em qual célula se encontra o erro de referência circular.

referencia circular Excel


O que é uma Referência Circular



Referência circular é quando uma célula da planilha se refere à ela mesma, ou então quando essa célula se refere à uma outra célula que depende da primeira. Nossa, que enrolado, não ? Vamos ver como criar uma referência circular no Excel e mostrar isso na prática.

Você pode criar uma referência circular apontando o valor da célula para a própria célula. No caso abaixo, o valor da célula B4 é a própria célula B4, criando um erro de referência circular:

Referencia Circular no Excel - Exemplo 1

No outro caso, a célula B4 contém uma referência para a célula D3, mas a célula D3 faz um cálculo com a pr célula B4, criando uma referência circular:

Referencia Circular no Excel - Exemplo 2


Como encontrar e corrigir uma referência circular


A mensagem de erro de que a planilha contém uma referência circular aparece logo que a referência é criada, ou quando abrimos a planilha. Nesse caso, a seguinte mensagem de erro é exibida:

Mensagem de erro referência circular

Apesar de explicar o que é uma referência circular, a mensagem de erro não indica qual (ou quais) células apresentam erros, ou o caminho que podemos fazer para corrigir. Entretanto, a solução é bem simples, e muito útil quando você tem várias guias com várias planilhas no Excel, e não tem tempo de ficar procurando o erro. 

Observe no exemplo abaixo que a mensagem de erro "Referências Circulares" também aparece no rodapé do Excel, mas sem especificar qual é a guia:

Mensagem de erro rodapé

Para descobrir aonde está o erro, vá até o menu FORMULAS, depois clique no ícone de verificação de erros:

Corrigindo erro - Menu Fórmula

Em seguida, clique em Referências Circulares:

Corrigindo erro: indicação de guia e célula

Será exibida a guia e a célula em que o erro está sendo apresentado. Clique na indicação da guia/célula e o Excel irá diretamente para a célula com erro.  No caso da nossa planilha, o erro está na guia Estoque, na célula B8:

Excel - Erro de Referência Circular localizado

Observe que no rodapé (pelo menos na versão 2013 do Excel) quando você seleciona a guia correta, já é apresentada a indicação de qual célula está apresentando problema naquela guia.

Com a informação de qual célula está com erro, basta prosseguir com a correção.

Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário