sábado, 8 de agosto de 2015

Como remover o Jabuticaba do Chrome - Firefox - Internet Explorer

O Jabuticaba é um dos adwares mais chatos que eu vi até hoje, e hoje eu vou mostrar um jeito simples de remover o Jabuticaba do seu computador.

Resolvi escrever esse post sobre como remover o Jabuticaba depois de uns 3 dias tentando arrancar o programa da minha máquina. Ao procurar na internet, achei vários tutoriais, mas todos praticamente iguais e que infelizmente não deram resultado, pois todos eles utilizavam programas pagos como o SpyHunter e o Trojan Killer para remover o vírus (ele é tão irritante que resolvi colocá-lo por conta própria na categoria "vírus").


Como remover o Jabuticaba do Chrome - Firefox - Internet Explorer

O que é o Jabuticaba

O Jabuticaba é um adware (vírus), que se instala no seu computador, interferindo no funcionamento do browser. Ele substitui e/ou inclui propagandas nas páginas que você navega, direcionando o usuário para páginas falsas ou de conteúdo duvidoso. Ele pode abrir várias janelas durante a navegação, e a mais comum é essa da imagem abaixo, exibindo ofertas com a inscrição "Ads by Jabuticaba" ou "Desenvolvido por Jabuticaba" no rodapé:

Ads by Jabuticaba

Outros efeitos informados são o roubo de senhas, dados de cartões de crédito e informações bancárias. O fato é que, depois que o Jabuticaba estiver instalado, sua máquina está vulnerável e tudo pode acontecer.

Como remover o Jabuticaba

Programas gratuitos como o SpyHunter ou o Trojan Killer realmente detectam o Jabuticaba, mas infelizmente só removem o vírus se você comprar a licença desses programas. 

O método de remoção que eu vou mostrar consiste basicamente em 2 passos:
  1. Instalação do Adware Removal Tool (realmente gratuito)
  2. Retorno do browser às configurações originais
A primeira coisa então é fazer o download do Adware Removal Tool, neste link. O programa é bem pequeno (700 KB), e não possui instalador. Basta executar o arquivo exe que foi baixado para que o programa seja carregado:

Tela inicial Adware Removal Tool

Clique em SCAN para que o programa faça a varredura no seu computador. O processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de arquivos e da configuração dos navegadores instalados na sua máquina. Após o escaneamento, é apresentada uma tela onde são mostrados os arquivos que serão apagados, e as chaves de registro afetadas pelo programa invasor. 

Adware Removal Tool - Resultados


Recomendo olhar com atenção a tela de resultados, pois podem aparecer "falsos positivos" e você perder algum arquivo essencial para o funcionamento dos outros programas da sua máquina.

No final, o Adware Removal Tool apresenta a opção de redefinir as configurações dos browsers da sua máquina. Isso redefine a página inicial, os mecanismos de pesquisa e desabilita as extensões que foram instaladas pelo usuário. Escolha essa opção ou faça a remoção manualmente, conforme as instruções abaixo. 

Remover o Jabuticaba do Chrome

Você precisa redefinir as configurações do browser para que os traços do Jabuticaba sejam apagados e o browser volte a funcionar normalmente.

Para retornar o Google Chrome às configurações originais, selecione o menu no lado direito, depois clique em CONFIGURAÇÕES:

Google Chrome - Configurações

No rodapé da página, escolha MOSTRAR CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS:

Google Chrome - Configurações Avançadas

Clique no botão REDEFINIR CONFIGURAÇÕES:

Google Chrome - Redefinir

Reinicie o Chrome.

Remover o Jabuticaba do Firefox

Para retornar o Firefox às configurações originais, selecione o menu no lado direito da tela, depois clique na opção Abrir Menu Ajuda (ícone com ponto de interrogação):

Firefox - Abrir Ajuda


Depois clique em DADOS PARA SUPORTE:

Firefox - Dados Suporte



Por fim, selecione a opção RESTAURAR O FIREFOX:

Firefox - Restaurar


Reinicie o Firefox.

Remover o Jabuticaba do Internet Explorer

Para retornar IE às configurações originais, selecione o menu no lado direito da tela, depois selecione Opções da Internet:

Internet Explorer - Configurações

Na tela de configurações, vá até a aba AVANÇADO e na parte de baixo da tela selecione REDEFINIR (RESET):

Internet Explorer - Redefinir

Esse procedimento excluiu o Jabuticaba do meu computador e assim foi possível voltar a navegar normalmente.

Se você tem alguma outra dica de programa ou tutorial com relação à este problema, deixe sua mensagem na área de comentários.

20 comentários:

  1. E quem tem esse maldito no celular? :C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tente um aplicativo do Android chamado "Clean Master". Tem no Google Play.

      Abraço !

      Excluir
  2. Olá, tentei tirar o maldito jabuticaba com o programa que sugere, mas não consegui.
    Já tentei todos os tutoriais de Adwcleaner, Malwarebytes, Hitman-pro e agora o Adware, e nada funciona no meu Win 8.1. Nem meu antivirus, Symantec Endpoint consegue tirar essa porcaria.
    Mais alguma ideia que eu possa tentar por aqui?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Seu caso parece ser bem grave. Tenta o Spybot Search & Destroy, tem no baixaki.

      Abraço !

      Excluir
    2. Também tentei esse método e vários outros e não consegui :/

      Excluir
    3. Estou na mesma situação :@@@

      Excluir
  3. Finalmente graças a essa publicação consegui remover esse maldito Ardware que primeiro era Shopperz e depois virou Jabuticaba, passei quase um mês com isso no pc, já tinha formatado o notebook quando estava como Shopperz, só que dias depois voltou com o nome Jabuticava, esse é o pior Ardware que eu já vi, muito obrigado. Agora se souber como tira do celular também eu vou agradecer, pois ele também invadiu meu celular kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, valeu ! Vou ver se descubro algo pra tirar o maldito do celular. :-)

      Abraço!

      Excluir
  4. fiz todo o procedimento mas o virus conttinua,Fiz tudo pela manha e a tarde ja estava outra vez aparecendo a propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tente passar o spybot, depois o malwarebytes e o ccleaner. Às vezes é preciso mais de um programa. O bicho é chato. rs

      Abraço !

      Excluir
  5. Depois de tentar o trojankiller e o spyhunter, que me cobraram pra tirar o vírus, testei esse programa e funcionou direito. obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O meu tranca uns 80% da conclusão, o que seria?

    ResponderExcluir
  7. Não consegui retirar esse adware, jã fiz de tudo, já usei vários limpadores e o infeliz não sai.

    ResponderExcluir
  8. No meu Notebook aparentemente limpou tudo, obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  9. Quem não conseguiu com o método acima e nem com os melhores programas que você já procurou na internet sobre esta praga eu recomendo o CCleaner, pois foi o único que depois de mais de um mês de convivência com essa praga que se chama Shoperz, depois passou pra Jabuticaba, e em alguns agora esta Lasuperba como foi o meu caso, sendo este ultimo nem me deixava navegar pois me redirecionava para os sites e vírus, e ficava cheio desses banner chatos. Depois de tentar SpyHunter, Spybot, Malwarebytes, AdwCleaner, Adware Removal Tool, YAC...Formatar o PC, resetar o roteador nenhum me fez me livrar dessa praga, então como um ultimo suspiro resolvi baixar o CCleaner que eu tinha desinstalado na época por não utilliza-lo, e ele finalmente me fez me livrar desta praga, além de minha internet ter ficado mais rápida, carregando até sites que nem carregava mais. Primeiro fiz uma limpeza no windows e progamas (importante que nos navegadores marquem todas as opções), e depois uma limpeza no registros (repita o processo até não achar mais nenhum erro). E no celular também depois de tentar de tudo consegui remover esta praga com o antivírus CM Security (melhor que o avast), ele limpa se celular, além de protege-lo e o Clear Master. Espero que consigam também, pois sei como é horrível conviver com esse maldito adware.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente minha alegria durou apenas 5 dias, a praga voltou para meu notebook, eu não sei mais o que faço, pelo celular até agora ele não voltou, mas já refiz todos os processos que tinha feito para retirar do notebook mas agora ele parece que voltou mais forte, não quer sair nem com reza kkkk Se alguém souber novas soluções posta aqui por favor.

      Elton Alves

      Excluir
    2. Elton Alves, por favor, vc poderia explicar o passo a passo.
      Ainda não consegui eliminar essa porcaria, que de Jabuticaba agora se transformou em LaSuperba. Quero me livrar disso, há dois meses estou nessa agonia. Estou sempre tentando as opções que aparecem e nada ainda.
      Obrigada!
      Kc

      Excluir
  10. SOLUCIONADO (ou aparentemente solucionado)!!
    Depois de muito fazer, e sem sucesso, meu computador depois de um tempo e por ele mesmo não mostra mais as propagandas. ESTOU LIVRE (espero)!!!
    Talvez seja algo que fica por um tempo e desaparece sozinho, não sei explicar.
    Obrigada a todos que tentaram me ajudar de qualquer forma.
    Kc

    ResponderExcluir