quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como concatenar (juntar texto) no Excel

Concatenar um texto no Excel nada mais é do que juntar o texto de duas ou mais células e criar uma terceira célula com o resultado. A concatenação no Excel pode ser usada também para inserir algum caractere, ponto, espaço ou traço entre os textos que foram concatenados.

Eu uso muito isso quando recebo tabelas de clientes, que são derivadas de campos de dados. Nesse caso, na hora de importar as informações, cada campo gera uma coluna diferente, assim eu tenho, por exemplo, uma coluna Nome, outra coluna com Sobrenome, outra com o tipo de endereço (rua,
avenida, etc), outra com o endereço e outra com o número da residência :

concatenar texto excel



Como concatenar texto de duas células

Vamos pegar apenas uma parte dessa tabela, mais especificamente as células A2 e B2, que contém o nome e sobrenome. Para juntar o texto dessas duas células em uma só, utilizamos a função CONCATENAR (ou CONCATENATE, se o seu Excel estiver em inglês), que tem a seguinte sintaxe:

CONCATENAR(Texto1;Texto2;Texto3....)

Você pode concatenar o texto de até 255 células diferentes. No nosso exemplo, a fórmula ficaria assim :

Fórmula Concatenar Excel

O resultado será esse :

Concatenar - Resultado


Obviamente isso não ficou muito legal, certo ? Nesse caso, precisamos de um espaço entre o nome e o sobrenome, e a fórmula simplesmente juntou as duas partes.

Para resolver isso, vamos alterar um pouco a fórmula, inserindo o espaço em branco :

=CONCATENAR(A2;" ";B2)

Agora sim temos o resultado que precisamos :

Concatenar - Resultado com espaço em branco

Concatenar texto de várias células

Vamos agora utilizar o exemplo do endereço, juntando o tipo de endereço, o endereço e o número da residência em uma mesma célula. A fórmula da célula G2 (coluna Resultado) ficaria assim, já com a inserção de espaços em branco :

=CONCATENAR(C2;" ";D2;" ";E2);

Com a fórmula acima, teremos o seguinte resultado :

Concatenar várias células


Fácil não ? Você também tem a opção de trocar a fórmula pela utilização do caractere & ("e" comercial). Nesse caso, não utilizamos parênteses ou ponto e vírgula :

=Texto1&Texto2&Texto3.....

No exemplo do nome e sobrenome, a fórmula seria :

=A2&" "&B2

E no exemplo do endereço teríamos :

=C2&" "&D2&" "&E2

Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!

Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário