quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como ligar uma fonte ATX fora do gabinete ?

A fonte padrão ATX ainda é uma das fontes mais comuns encontradas em desktops, e pela sua estrutura robusta,  muito utilizada como fonte de alimentação para outros dispositivos, como rádios automotivos, sistemas de comunicação, equipamentos hospitalares (sim, já vi isso), bombas dágua e várias outras aplicações.

Ligar uma fonte ATX fora do gabinete é um procedimento bem simples para não só testarmos o seu funcionamento mas também quando precisamos adaptar algum tipo de interruptor externo.

Antes de mais nada, vamos observar a pinagem do conector de uma fonte ATX, tanto de 20 pinos (padrão 1.0), como de 24 pinos (padrão 2.0) :

como ligar fonte atx
Imagem : smpspowersupply.com


Basicamente a fonte ATX trabalha com cinco tipos de tensão :

  • +5v - Utilizada na alimentação de processadores, chipsets e memórias
  • -5v - Utilizada em periféricos como mouse e teclado
  • +12 v - Utilizada em dispositivos que tenham motores, como HD´s e leitores de CD/DVD
  • -12 v - Utilizada em barramentos de comunicação
  • +3.3v - Usada por chips, principalmente pelo processador, reduzindo o consumo de energia

Com todos esses pinos e tensões, o que nos interessa no momento é o pino PS_ON, que por padrão nas fontes ATX é o fio verde. A placa mãe mantém o sinal nesse pino em nível baixo quando o computador está em uso, e em nível alto em modo de hibernação/descanso ou aguardando algum tipo de ativação via hardware ou software.

Assim, se precisarmos ligar uma fonte ATX fora do gabinete, basta ligarmos o pino PS_ON (fio verde) à qualquer pino Terra (fio preto) e SÓ DEPOIS ligarmos a fonte na tomada :

Detalhe conector ATX


- Posso utilizar um clipe de papel para essa ligação ?

Pode, mas não recomendo, a menos que saiba o que está fazendo. Revise as ligações, certifique-se que os outros conectores não estão encostando em nada e, de novo, apenas ligue a fonte na tomada quando terminar as ligações. Evite choques.

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutoria ? Deixe sua mensagem na área de comentários !