quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como duplicar um HD usando o Easeus Disk Copy

E então finalmente sobrou dinheiro e você resolveu trocar o HD (disco rígido) do seu computador. Seja um HD de maior velocidade, capacidade ampliada ou apenas um disco mais novo, a parte difícil do trabalho vem agora : trocar o HD sem perder seus dados e com o mínimo de esforço possível.
 
como duplicar um hd

Instalar um novo HD implica em uma série de atividades :

  • Instalação do Sistema Operacional
  • Instalação das atualizações do Sistema Operacional,que geralmente são muitas. E demoradas
  • Instalação dos programas
  • Atualização dos programas instalados
  • Cópia dos dados de um HD para o outro (não esqueça do desktop, onde sempre tem algum arquivo importante esquecido)
  • Instalação de dispositivos como impressoras, scanner, câmeras, etc.
  • Atualização dos drivers de dispositivos
  • Configuração dos programas : menus, preferências, localização de arquivos, etc
  • Se usar Outlook, precisa configurar todas as contas de email novamente

Caso a sua máquina use dual boot (Windows e Linux), por exemplo, você ainda vai ter que particionar o HD, instalar os dois sistemas operacionais, configurar os dois, atualizar, etc. E isso é só uma parte. E estamos falando de... uns 2 dias de trabalho ? Afinal você não vai fazer isso correndo, certo ?

O problema é que você não quer ter todo esse trabalho, afinal sua máquina está bem configurada, e você não tem (no mínimo) 2 dias disponíveis para configurar tudo isso. O que fazer ?

A melhor opção é clonar o HD, ou seja, passar, de um disco para o outro, todo o Sistema Operacional, partições, programas, dados e demais configurações. O HD novo vai ter exatamente a configuração do HD antigo, sendo que ao final do processo você só precisa instalar o HD novo na máquina.

Vamos usar para este tutorial o excelente EaseUS Disk Copy , um programa para clonagem de HD que cumpre o que promete. Baixe o EaseUS Disk Copy, e execute o programa. Não há instalador. O que o programa faz é gerar um CD de boot, um pendrive ou um arquivo de imagem ISO para clonagem do HD. Esta é a tela principal :

EaseUS Disk Copy Home Edition

Escolhendo a segunda opção (CD/DVD), o programa irá gerar um CD de boot do EaseUS. Se preferir criar uma imagem ISO para guardar o EaseUS no seu computador e gerar um CD posteriormente, utilize a última opção, "Export ISO".

Veja neste artigo como utilizar o Nero para gerar um CD ou DVD à partir de uma imagem ISO.

Gerado o CD, basta colocá-lo na máquina em que o HD será duplicado. Eu utilizei a seguinte configuração :

- Um notebook com HD interno de 120 Gb, com Windows XP instalado, e 2 partições
- Ligado ao notebook, via USB, um HD externo de 150 Gb

Você não precisa necessariamente utilizar esta configuração. Pode ligar os 2 HD´s no mesmo barramento, utilizar 2 HD´s externos, etc.

Colocando o CD de boot do EaseUS no computador, será apresentada a tela inicial do programa. Vamos escolher START DISK COPY :

EaseUS Disk Copy - Tela Inicial

Clique em NEXT na próxima tela :

EaseUS Disk Copy - Welcome

Na próxima tela, temos a opção de copiar o disco inteiro ou apenas algumas partições. Para o teste, utilizei a cópia de disco inteiro (DISK COPY) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco ou Particao

Na próxima tela vou selecionar o meu disco de origem (SOURCE DISK), que no caso, é o Disco 0 (Samsung 111.79 Gb) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco Origem

Clicando em NEXT, vou agora selecionar o disco de destino (DESTINATION DISK), ou seja, o disco que será apagado e no qual será gerada a imagem do HD interno do notebook. Meu disco de destino é o Disco 1 (OneTouch, de 149.05 Gb) :

EaseUS Disk Copy - Selecionando Disco Destino

A próxima tela é a TASK PREVIEW (Visualização de tarefa), onde posso verificar se foram selecionados corretamente os discos de origem e destino, e também como ficarão as partições antes (DESTINATION DISK BEFORE COPY) e depois da cópia (DESTINATION DISK AFTER COPY). Como eu já havia feito este procedimento uma vez, as informações sobre as partições ficaram iguais :

EaseUS Disk Copy - Task Preview
 Clicando em NEXT, o tradicional aviso de que todos os dados no HD de destino serão apagados :

EaseUS Disk Copy - Confirmacao
 Clicando em YES, será iniciado o processo de cópia. No meu teste, o processo durou 2 horas, mas considere que estou usando um HD externo com conexão USB :

EaseUS Disk Copy - Copia iniciada

Finalizado o processo de cópia, será apresentada uma tela com os resultados e eventuais erros encontrados :

EaseUS Disk Copy - Copia finalizada

Clicando em QUIT, basta escolher a opção SHUTDOWN , desligar a máquina e efetuar a instalação do novo HD no equipamento :

EaseUS Disk Copy - Final do processo

Uma última observação sobre o disco que foi clonado. Como eu tinha um disco de 120 Gb e copiei os dados para um disco de 150 Gb, sobraram 30 Gb, que podem ser utilizados para criar uma nova partição, ou estender uma partição já existente. No Windows 7, isso pode ser feito no próprio painel de controle. Para outras versões e outros sistemas operacionais, existem aplicativos específicos para remanejar as partições.

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !

sábado, 14 de dezembro de 2013

Como ligar 2 roteadores wifi com o mesmo nome e senha

Uma das recomendações para quem tem roteador wifi (wireless) é colocar o aparelho no ponto central da residência ou escritório, para que o sinal tenha a mesma intensidade em todos os ambientes.

Infelizmente isso nem sempre é possível, por problemas de estrutura, espaço ou até mesmo de estética, afinal, não é nada bonito um roteador wifi piscando bem no meio da sala, certo ?

Uma das soluções mais baratas e eficientes é ligar dois roteadores wifi por cabo, e usar o mesmo SSID (nome da rede wireless) e senha para os dois aparelhos, assim, você não precisa criar "N" redes wifi na sua casa, nem reconfigurar todos os computadores.

como ligar 2 roteadores



Isso pode ser feito com roteadores mais baratos e comuns, como os D-Link DI-524, que não tem o recurso de repetição rede sem fio, que é um recurso específico para que dois roteadores wireless se comuniquem sem a necessidade de cabos.

Também podem ser usados roteadores diferentes, e essa é uma das grandes vantagens, pois você pode adquirir um roteador usado e melhorar muito a sua rede gastando pouco.

Não esqueça da segurança : depois que você configurar a sua rede wireless, veja também o artigo como utilizar o Advanced IP Scanner para realizar um rastreamento e detectar intrusos na sua rede wifi.

Basicamente, para que os dois (ou mais) roteadores funcionem sem interferências, temos que seguir essas regras :

  • Os dois roteadores devem ter o mesmo SSID (Nome da rede wireless)
  • Devem possuir a mesma senha para acesso ao wireless
  • Devem possuir o mesmo tipo de criptografia (WEP, WPA, etc.)
  • Os canais de cada roteador devem ser DIFERENTES
  • Apenas um dos roteadores deve ter o DHCP ativado (serviço que fornece endereços IP para a rede)

Para ligarmos os dois roteadores, vamos utilizar um cabo de rede comum, com conector RJ45.

Se você precisa montar um cabo de rede para interligar os dois roteadores, recomendo a leitura do artigo Pinagem cabo de rede ethernet RJ45.

Na imagem abaixo, veja como estarão configurados os dois roteadores ao final do processo :

Ligando roteadores Linksys e Dlink
Utilizei como exemplo uma rede com 2 roteadores : um é um roteador Linksys, modelo WRT54G, firmware versão 8,e o outro um roteador D-Link, modelo DI-524 Vamos ligar uma das portas LAN do primeiro roteador com uma das portas LAN do segundo.

O Linksys será o roteador principal do nosso exemplo, então estará com o serviço de DHCP habilitado.  Acesse as configurações do seu roteador, e, na aba STATUS, verifique se a opção DHCP Server está em "ENABLE" (habilitado) :



Na aba wireless, anote o canal (frequência) em que este roteador está operando. No exemplo, estou utilizando o  canal 5 - 2.2432 Ghz, com o SSID Rede_Casa :

Setup roteador Linksys
Ainda na aba wireless, em WIRELESS SECURITY, anote o modo de segurança utilizado (no caso, WEP), o tipo de encriptação (WEP Entryption) e a chave (Key). Você vai precisar dessas informações para configurar o segundo roteador :

Setup roteador Linksys - WEP
Perceba que nesse roteador Linksys não alteramos nenhuma configuração, ou seja, ele continuará operando da mesma maneira. O que precisamos é apenas anotar as configurações, que serão (quase todas), replicadas para o roteador D-Link.

Acesse agora a tela de configuração do segundo roteador. No nosso caso, o DI-524 :

Setup roteador Dlink
No menu do lado esquerdo, clique em Wireless. Nessa tela, estarão todas as configurações de wireless que precisaremos alterar :

Setup roteador Dlink - segurança
Altere os seguintes campos :

Network ID (SSID) - Altere para Rede_Casa
Channel - Escolha um valor DIFERENTE daquele utilizado no roteador Linksys. Altere para 3 (ou outro valor à sua escolha)
Security - escolha WEP
WEP Encryption - 128 bits
WEP Key1 - Use a mesma senha wireless do roteador Linksys.

A configuração do roteador D-Link ficará assim :

Setup roteador dlink - Canal

Clique agora em DHCP, no menu lateral, e certifique-se que o mesmo esteja em DISABLED (desabilitado) :

Setup roteador dlink - DHCP

Clique em APPLY (botão verde) para salvar as configurações e reinicie o roteador. Sua rede agora está configurada e com um alcance muito maior.

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Como gravar uma imagem ISO em um CD ou DVD

Você já deve ter ouvido falar em "imagem de CD" (ou DVD). Esse método de armazenar arquivos é muito útil quando precisamos guardar a imagem exata de um CD ou DVD no disco rígido, para utilizarmos posteriormente, isto é, gerarmos um novo CD/DVD.

Esse processo é muito utilizado, por exemplo, em distribuições Linux, quando o arquivo contendo os programas de instalação são disponibilizados na internet para download.

Uma imagem de CD/DVD nada mais é do que um arquivo contendo toda a estrutura da mídia física, ou seja, toda a estrutura de inicialização, arquivos, etc, que é guardada em único arquivo e posteriormente pode ser usada para gerar uma nova mídia.

Vamos tomar como exemplo uma distribuição do Linux, a Kurumin. Quando você baixa o arquivo da internet, ele vem no formato ISO, um dos formatos de imagem de CD. Na imagem abaixo, podemos ver um site muito usado para baixar o Kurumin, e os arquivos disponíveis, com destaque para a versão 7.0, que vou baixar como exemplo :

como gravar imagem iso
Clicando sobre o arquivo destacado, será iniciado o download (que pode demorar um pouco, são mais de 600 Mb), e ao final do processo você terá o arquivo kurumin-7.0.iso, que é exatamente a imagem que utilizaremos para gerar um CD de instalação :

Kurumin - Arquivo ISO

Quase todos os programas utilizados para gravação de CD/DVD aceitam arquivos de imagem, então vou utilizar como exemplo o Nero 8, mas lembre-se que o processo em outros programas é muito parecido. Abra o Nero Express :

Nero - Tela principal

No menu do lado esquerdo, clique em Imagem, Projeto, Cópia (passo 1), depois em Imagem
do disco ou projeto salvo
(passo 2):

Nero - Selecionando Imagem

Ao clicar em "Imagem do disco ou projeto salvo", será aberta uma janela para que você selecione o arquivo baixado anteriormente. Vá atá a sua pasta de downloads, onde está o arquivo kurumin-7.0.iso, clique sobre o arquivo, depois em "Abrir" :

Nero - Selecionando arquivo ISO

Como a imagem já contém tudo o que você precisa para gerar o CD, não são necessárias configurações adicionais. Na próxima tela, escolha o gravador de CD/DVD, o número de cópias que você deseja e clique em "Gravar" :

Nero - Configurações de gravação
Aguarde o término do processo de gravação, que no caso do meu gravador, demorou 17 minutos, mas estou utilizando um CD regravável na velocidade de 4x. Esse tempo pode variar se você estiver utilizando um CD-R (CD gravável uma única vez), ou então um DVD :

Nero - Gravando imagem

Pronto. Finalizada a gravação, o CD está pronto para ser usado.

Nero - Gravação finalizada

Fácil não ?

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !