quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pinagem Cabo Sata

No artigo anterior eu abordei a questão da tecnologia SATA, com suas principais características, vantagens, etc.

Como eu comentei naquele artigo, os cabos SATA tem uma quantidade menor de fios, o que acaba sendo uma vantagem na hora de montar o equipamento e até mesmo na circulação de ar dentro de um gabinete, auxiliando na refrigeração.

Vamos aproveitar então e dar uma olhada na pinagem desses cabos.

 Para ligarmos um dispositivo SATA, utilizamos 2 cabos: o cabo de força, e o cabo de dados :

pinagem cabo sata

Note que o cabo de força utiliza (ou pode utilizar), no conector branco, os mesmos 12 volts, 5 volts e o Terra que normalmente usamos para ligar outros dispositivos, ou seja, ele é compatível com a maioria das fontes de alimentação disponíveis no mercado, inclusive as mais antigas. Se você for utilizar este cabo com outro tipo de alimentação, fique atento à ligação dos fios :


Na outra ponta, ou seja, na ponta que vai ligada ao HD ou CD/DVD, a pinagem é essa :


Já o cabo de dados, tem apenas 7 fios : Terra (3 fios), Transmissão (2 fios), e Recepção (2 fios) :


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como funciona a tecnologia SATA ?

Dúvidas sobre o que é e para que serve um dispositivo SATA ? Vamos tentar responder em 7 questões :


como funciona o sata

1 - O que é SATA ?


R: SATA (Serial AT Attachment) é a tecnologia utilizada para transferência de dados entre o computador e dispositivos de armazenamento, como HD´s (discos rígidos), e leitores de CD/DVD. É uma evolução da antiga tecnologia IDE (PATA - Parallel ATA), que transmitia os dados de forma paralela, ou seja, vários bits de uma só vez. O padrão SATA utiliza comunicação serial, atingindo altas velocidades. Atualmente, temos os padrões SATA 1, SATA 2 e SATA 3.

2 - Qual a vantagem de se usar tecnologia SATA ?


R: Além de um acréscimo na velocidade de transmissão de dados, há também a vantagem na economia de espaço e refrigeração do computador, já que a tecnologia IDE usa cabos como esse, com 40 ou 80 fios paralelos...

... e o SATA utiliza cabos como esse, com 7  fios (2 para transmissão, 2 para recepção e mais 3 para Terra) :

3 - Qual a diferença entre SATA 1, SATA 2 e SATA 3 ?


R: Basicamente é a velocidade de transmissão de dados. O SATA 1 trabalha com uma velocidade de transmissão de 1,5 Gbit/s, o SATA 2 tem taxa de 3 Gbit/s e o SATA 3 tem taxa de 6 Gbit/s.

4 - Qualquer computador aceita HD SATA ?


R: Os computadores mais novos, sim. Já os mais antigos, que tem apenas interface IDE, terão que utilizar um adaptador.

5 - Posso trocar HD SATA 1 por HD SATA 2 ? e um HD SATA 2 por um SATA 3 ?


R: A troca pode ser feita sem problemas, pois os cabos utilizados para comunicação são os mesmos. O único detalhe é que se a placa mãe tiver, por exemplo, controladora SATA 2 (3 Gbit/s) e você colocar um HD SATA 3 (6,0 Gbit/s), a velocidade de transmissão será de 3 Gbit/s, padrão SATA 2, ou seja, a velocidade de transmissão será definida pelo dispositivo mais lento.

6 - Você falou que a performance vai cair pela metade. Vale a pena ?


R: A maioria dos usuários comuns não sentirá diferença nessa velocidade de transmissão, ainda mais que a velocidade máxima de comunicação é muito difícil de ser alcançada, ou seja, é uma velocidade, na maioria das vezes, teórica. Dessa forma, instalar um HD SATA 3 com controladora SATA 2 não irá impactar significativamente na performance da máquina, e você ainda terá um HD mais moderno para futuros upgrades.

7 - Meu computador só aceita HD IDE, mas mesmo assim eu gostaria de aproveitar para comprar um HD SATA, visando futuros upgrades. O que eu posso fazer ?


R: Existem no mercado adaptadores como esse da foto :


Com esse adaptador (que é bem baratinho, diga-se de passagem), você conecta o seu HD SATA, e a transmissão até o computador é feita por um cabo IDE normal, de 80 vias, como vimos anteriormente. Assim você pode usar o seu equipamento mais antigo, com um HD mais moderno.


sábado, 16 de novembro de 2013

Como baixar videos do Youtube sem instalar programas - Parte 2

Criei um artigo anteriormente ensinando como baixar vídeos do Youtube sem instalar programas (Como baixar vídeos do Youtube sem instalar programas ?).

Entretando, o Keepvid, que é o site que eu usava para isso, andou apresentando algumas instabilidades, então vi que era hora de procurar uma outra alternativa.

O site que vou apresentar, hoje, o Dirpy, faz a mesma coisa, mas na minha opinião, de maneira mais simples e até com um pouco mais de recursos. Vamos ver como funciona ?

Em primeiro lugar, entre no Youtube e escolha o vídeo de sua preferência. Na barra de endereços, copie o endereço do vídeo, conforme indicado abaixo :

baixar videos youtube sem programas

Em seguida, entre no Dirpy e cole a URL que você copiou do Youtube :

Dirpy - Tela 1

Feito isso, as informações do arquivo são automaticamente carregadas e você tem a opção de baixar o arquivo MP3 clicando diretamente na opção 1 (destacada), e também os vídeos (opção 2). Repare que você pode até baixar apenas parte do arquivo de áudio, bastando mudar os tempos (opção 3) :

Dirpy - Download do arquivo

Atenção : Alguns vídeos do Youtube são protegidos pelo próprio Youtube ou pelos autores, e não irão funcionar pelo site. Neste caso, procure fontes alternativas dos vídeos no próprio Youtube.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Boleto vencido ? Conheça o REBOLETO e fuja do Banco !

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de pagar um boleto na data certa, ou então só conseguiu pagar depois do vencimento porque não tinha dinheiro.

Geralmente, boleto atrasado implica em ir até uma agência (que nunca é a sua, obviamente), pegar fila e pagar o boleto na boca do caixa. Em dinheiro, que é pra coisa ficar pior ainda. :-)

Felizmente existe a internet, e nela encontramos um site extremamente útil para estas situações : o reboleto.

boleto vencido banco

O que esse site faz é bem simples : você escolhe o Banco emitente do Boleto, e é direcionado para a página desse Banco, onde o valor do boleto será recalculado.

Lá você digita os dados do boleto vencido, e o sistema gera um novo, com todas as taxas, multas e afins. O novo documento pode então ser pago em qualquer Banco, sem a necessidade de se dirigir até a agência.

O Reboleto, como você pode ver na imagem, tem link para os principais bancos, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, entre outros.

Prático, não ?


Como registrar um dominio na internet

Como registrar um domínio na internet ?

Muita gente quer e/ou precisa registrar um nome para o site ("domínio", para os mais técnicos) mas não tem idéia de como e por onde começar. O que vou tentar aqui hoje é explicar como fazer isso, evitando ao máximo utilizar termos técnicos.

A primeira grande dúvida : que nome colocar ? Bom, infelizmente não há uma regra de nomes para que um site dê certo ou não, que atraia público ou o afaste. Mas convenhamos que é bem mais prático você ter um nome de site como www.ferramentaspc.com.br do que meusitedeferramentaspc.blogspot.com.br.

Trazer o visitante até o site é relativamente fácil, e nisso o nome pode até ajudar. O difícil é manter o visitante no site e fazer com que ele retorne futuramente. E isso você só vai conseguir se tiver conteúdo de qualidade. Continua valendo o velho ditado que diz que "o único lugar em que o dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário". Portanto invista em conteúdo e fuja de soluções mágicas.

Para ter um site com "padrão Brasil", terminado com .BR, você deve em primeiro lugar acessar o www.registro.br e verificar se o domínio (nome) está disponível. Logo na página principal, você pode digitar o nome desejado e clicar em "pesquisar", conforme destacado abaixo :

Como registrar um dominio

Se o site já estiver registrado por outra pessoa ou empresa, você verá uma mensagem como essa :

Registrando um domino

Se não estiver, o Registro.br informa que o domínio está disponível para registro e oferece a opção de registrá-lo :

Registrar um dominio

Clique em "Para registrá-lo, clique aqui", e a seguinte tela será apresentada :

Como registrar um dominio

Será necessário um pequeno cadastro no sistema, com seus dados como telefone, email, endereço, etc. Clique em "Cadastre-se aqui", conforme destacado, e preencha seus  dados :

Como registrar um dominio

Você receberá um email de confirmação do Registro.br, para ativação da conta.

Feito o cadastro, entre com o seu login e senha, e a tela de registro do novo domínio será apresentada. Note que você não precisa ter um CNPJ para registrar um domínio, o mesmo pode ser registrado como pessoa física, apenas com o seu CPF. Isso é muito útil no caso de sites pessoais, blogs, etc.



A primeira parte do cadastro é básica e pede informações como nome, endereço e telefone. Na parte
"Informações sobre os contatos", deixe os campos TÉCNICO e COBRANÇA em branco. Eles serão utilizados posteriormente, se você hospedar o seu site em um servidor de terceiros :

Registro de dominio

Vamos ver agora a parte do cadastro que trata do DNS. Se você já sabe aonde vai hospedar o seu site, preencha os campos Master e Slave1 com os números DNS fornecidos pelo provedor. Se você ainda não decidiu se vai hospedar o site externamente ou pretende usar o nome de domínio em um site como o blogger, por exemplo, escolha a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br". Depois leia TODO o contrato, clique em "Li e aceito os itens do contrato" e depois clique em ENTRAR :

Registro dominio internet

Pronto. Dominio registrado. Será apresentada uma tela semelhante à esta abaixo, com as informações de registro e eventuais pendências. Posteriormente, você receberá um email para pagamento da anuidade referente à manutenção do domínio, custo que atualmente está em R$ 30,00. Você também pode realizar a assinatura por um período maior, com desconto no valor total :

Registro.br registrando dominio

Estes são os passo básicos para registro de um domínio no Brasil, e são tarefas simples que você mesmo pode fazer. Se você quiser hospedar o seu site em um servidor confiável, com toda a segurança e suporte 24 horas por dia, conheça a Hostgator, que possui diversos planos com todos os recursos que o seu site precisa.