terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que é e para que serve um Arduino ?

O Arduino, segundo o Wikipedia,  é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel de placa única.

Aproveite as ofertas exclusivas de Arduino no site Submarino nesse link.

Mas afinal, o que é o Arduino ?

Eu, que sou um pouco mais prático, vou tentar explicar de outra maneira : o Arduino é uma placa que você mesmo pode programar e usar para controlar os mais diversos equipamentos. Para começarmos a mostrar do que essa placa é capaz, veja esta foto abaixo, de uma placa chamada Arduino Uno, uma das versões mais comuns :

o que e o Arduino


Repare que ela tem uma porta USB, e vários conectores ao longo da placa. A USB serve tanto para alimentação da placa como para comunicação com o PC. É por meio da USB que você vai carregar um programa na memória do Arduino. Ao lado do conector USB, há uma entrada para fonte externa. Desta maneira, você pode utilizar o Arduino sem precisar de um computador.

Os tais conectores são, em sua maioria, as chamadas PORTAS do Arduino. Existem as portas digitais, que basicamente ficam em estado alto (ligado) ou baixo (desligado), e as portas analógicas, que aceitam valores intermediários, ou seja, variações de tensão. É por meio dessas portas que você consegue acender um led, acionar um relé ou obter uma leitura de um sensor. O microcontrolador ATMEGA é o cérebro da placa, e controla tudo isso.

Atualizado : Veja no site Arduino e Cia um comparativo entre as placa mais comuns do mercado, no artigo Qual placa Arduino comprar ?

Programas em Arduino

A programação do Arduino usa uma linguagem baseada no C/C++, em um pequeno ambiente de programação chamado IDE, que roda tanto em Windows como em Linux ou Mac. Percebe-se que o Arduino é uma plataforma bem democrática :

IDE - Ambiente de programação do Arduino
Existem inúmeros sensores para serem utilizados com o Arduino : sensores de presença, sensores de luz, sensores magnéticos, sensores ópticos. Podemos também ligá-lo à relés, efetuar comunicação via Bluetooth, wireless e ethernet (rede). Dessa forma, podemos controlar um Arduino de qualquer lugar do mundo.

Sensores Arduino
Sensores Arduino (Imagem : DFROBOT)

Por ser uma plataforma de hardware livre, pode-se copiar e adaptar o hardware livremente, tanto que temos versões da placa chamadas Funduino, Arduino Uno Tupiniquim,  e  Severino, entre outras versões. Você mesmo pode comprar os componentes e montar um Arduino sozinho: a variedade de tutoriais e esquemas disponibilizados na internet é imensa.

Placas Arduino

O Arduino Uno é uma das várias placas da família Arduino. Existem versões maiores, como o Arduino Mega, que disponibiliza mais portas, o que significa que podemos acionar mais lâmpadas, motores, sensores, e o que mais vier à cabeça. Veja nas imagens abaixo algumas versões das placas oficiais :

Placas Arduino
E neste vídeo, você tem um exemplo do que pode ser feito com o Arduino, utilizando-se um display gráfico :


"Ei ! Gostei desse tal de Arduino ! Como eu faço para saber mais sobre isso ?"

Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse o site Arduino e Cia e veja outros projetos com os mais diversos sensores, displays e outros componentes. Visite também o canal do Youtube, onde são mostrados os experimentos feitos no site.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como remover a cola das etiquetas do seu notebook e outros aparelhos

Ok, eu sei que esse post poderia estar na seção de "Dicas domésticas", mas é uma dúvida que sempre aparece por aqui, e serve tanto para remover uma etiqueta adesiva de uma jarra de vidro como de um computador.

Antes de mais nada, uma pequena reflexão sobre as etiquetas que vem coladas no notebook.

Para que elas servem ? Bom, não servem pra muita coisa, além de fazer propaganda e dar algumas informações em letras bem miúdas. Na vitrine, é graças à elas que eu sei (às vezes) qual processador vem no notebook X, ou qual placa de vídeo vem no notebook Y, afinal na maioria das vezes a loja só sabe informar a capacidade do HD da máquina. E olhe lá.

Claro que é bacana quando você compra um computador novo, vem aquele monte de etiquetas, e coisa e tal. Mas é igual carro zero. Você deixa aquele monte de etiquetas no vidro ?

Se você deixa, ótimo, deve ter os seus motivos. Mas se você é como eu, que adora se livrar das etiquetas logo no primeiro dia, continue lendo este post. :-)

O problema da etiqueta não é a parte de papel/plástico. É a cola que fica grudada quando você as retira. A parte de papel você até tira facilmente, e isso eu não vou ensinar aqui.

Antes de continuar, um aviso : Utilizo esse método à bastante tempo, e nunca tive problemas de manchar o notebook, mas recomendo testar em alguma parte similar do equipamento para ver se não vai causar nenhum dano. Não me responsabilizo por avarias, manchas e outros acidentes. Use por sua conta e risco !

Isto posto, vamos ao que interessa. A foto abaixo mostra um notebook com todas as etiquetas, assim que saiu da caixa :

como retirar etiquetas

Retire a parte de papel/plástico do jeito que você achar mais conveniente. Vai sobrar a cola. Molhe a ponta de um pano macio com UM POUCO de azeite. Algumas gotas bastam. Esfregue suavemente o pano na cola, e veja que aos poucos ela vai se desfazendo até sair totalmente. Veja nas fotos abaixo o resultado, sem restos de cola, manchas ou arranhões :


Finalizada a remoção, limpe o local com um pano úmido.

Ah ! Na limpeza final,  fuja de produtos químicos e procure usar sempre panos úmidos em água para limpar o seu equipamento. Dúvidas para limpar o seu notebook ou monitor ? Veja este artigo sobre Como Limpar um monitor LCD.


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Entenda porque sua encomenda da China está atrasada

Trabalhadores chineses "carregando" mercadorias no aeroporto de Guangzhou. Esperamos apenas que este não seja um "procedimento-padrão" das empresas Chinesas. :s


Encomenda China