quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pinagem cabo de rede ethernet RJ45

Hoje vou falar sobre a pinagem do cabo de rede ethernet, aquele cabinho (na maioria das vezes) azul que liga o modem ao roteador.

É um cabo com 8 fios dentro (4 pares), que faz a comunicação entre o modem e o roteador, mas também entre modem e switch, modem e hub, pc e modem, etc.

Eu particularmente não vejo a necessidade de ter 1,5 m de cabo ligando o modem ao roteador, já que os 2 geralmente ficam "colados" na maioria das residências. Prefiro montar um cabo bem curto (às vezes com 10 cm), o que além de evitar desperdício, deixa a instalação mais limpa, sem aquele monte de cabos enrolados.

Se você precisa montar um cabo de rede, substituir um cabo danificado, ou mesmo entender como é feita a conexão, veja as imagens abaixo.

Começando pelo conector. Se você olhar um conector RJ45 de frente, com o "clipe" para o lado de baixo, o pino 1 fica à esquerda do conector :

pinagem cabo de rede

O esquema de conexão direta é usado quando você precisa ligar, como eu falei acima, o modem ao pc, o modem ao switch, o pc ao switch. Repare que a conexão nas 2 pontas é a mesma :



O chamado "cabo cross" (de "crossover", ou seja, cruzado/invertido), é usado quando você quer montar uma rede direta entre dois computadores, duas placas de rede, ou dois equipamentos similares, como hubs e switches :



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como gerar arquivos em PDF ?

Antes de entrar na questão da impressão em PDF propriamente dita, vamos a um breve resumo de como o PDF funciona e para que serve.

O PDF é um formato de arquivos criado pela Adobe Systems em 1993. O objetivo foi criar um arquivo que represente texto, imagens, fotos e outras formatações, independente de onde o documento foi gerado.

como gerar um pdf
Isso significa que um documento em PDF gerado, por exemplo, a partir do Word, do Excel, do Powerpoint, do Autocad, do Photoshop, do BROffice, pode ser lido em qualquer dispositivo que tenha um leitor de PDF, ou seja, se você gerou um arquivo em qualquer programa do Windows, MAC, Linux, etc, você vai conseguir ver esse arquivo no celular, no tablet, etc, se você o converter.

Além das vantagens acima, existe a questão da segurança. Um arquivo em PDF é mais difícil de editar do que um arquivo em formato padrão. Isso significa que você pode mandar, por exemplo, um orçamento para algum cliente, feito em Excel, sem se preocupar se o mesmo vai ser alterado/copiado, ou que alguém veja as fórmulas usadas para cálculo. Basta converte-lo para PDF.

E como gerar um arquivo em PDF a partir do Windows ?

Um programa fácil de usar é o CutePDF Writter. O que ele faz é criar uma impressora na sua máquina, e cada vez que você quiser gerar um PDF, "imprime" nessa impressora. Complicado ? Nem um pouco. Vamos ver como se faz.

Primeiro baixe o CutePDF Writter nesse link, ou copie e cole no seu navegador :

http://www.superdownloads.com.br/download/97/cutepdf-writer/

O arquivo tem pouco menos de 2 Mb de tamanho, e a instalação é bem simples. Ao executar, clique next na tela inicial e na tela seguinte, após ler o contrato de licença :

imprimir pdf



na próxima tela é oferecido o Ask Toolbar, não esqueça de desmarcar os botões para não instalá-lo, conforme abaixo :


faça o mesmo com o HotspotShield, na próxima tela...


Para finalizar a instalação do cutepdf, aceite o download do PS2PDF :



Abrindo a tela de dispositivos e impressoras no painel de controle, veja que foi criada uma impressora chamada CutePDF Writter :


Vamos testar ? Carregando um arquivo qualquer no word (não esqueça, você pode usar qualquer programa):


Pressione CTRL + P ou a opção de impressão do seu programa, e escolha a impressora que foi criada, no caso a CutePDF Writter, conforme destacado :


Ao clicar em imprimir, é aberta uma tela para que você escolha o local para salvar o arquivo em PDF:


Feito isso, o arquivo estará pronto para você imprimir, arquivar ou mandar por email para quem você quiser.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Como verificar débitos no SCPC


O foco do Ferramentas PC não são as notícias, mas achei que esta foi muito mal divulgada pelos grandes meios de comunicação. Muita gente não sabe, mas agora é possível verificar pela internet, gratuitamente, se você tem pendências financeiras, o popular "nome sujo".
verificar debitos

Antigamente, você precisava se dirigir aos órgãos de crédito pessoalmente, portando seus documentos, para verificar se havia algum problema com o seu CPF, ou então, pagar para que alguma empresa fizesse isso para você. Custava não só tempo, mas também dinheiro.

A consulta pela internet foi disponibilizada pela administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Boa Vista Serviços.

Para acessar o serviço, basta clicar no link abaixo, ou copiar e colar o endereço no seu navegador :

http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo

Clique em "consulta de débitos", conforme destacado abaixo, e você será redirecionado para a página de consulta :

consulta de debitos


A página exige um rápido cadastro com dados básicos como número de cpf, data de nascimento, etc, para proteção das suas informações :



Feito o cadastro, basta acessar o sistema, que informa se existem débitos, dívidas, restrições,  e quem são os credores.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como aumentar as letras no navegador / browser ?

Muitas vezes você entra no site e a notícia está lá com as letras beeeeemmm pequenas.... ou então você quer mostrar uma notícia pra quem está longe.. ou está com a vista cansada... ou simplesmente está sem os óculos no momento.... como fazer ?

Existe uma maneira simples de aumentar as letras no browser, para facilitar a leitura. A noticia, que antes estava assim na sua tela....

como aumentar

fica assim.....


Ou até maior, se precisar. Basta usar a combinação de teclas abaixo :

CTRL e a tecla "+" - Aumenta a letra
CTRL e a tecla "-" - Diminui a letra

Você pode usar tanto os símbolos no teclado numérico, como as teclas normais, como destacado na figura abaixo :

Experimente !

sábado, 18 de maio de 2013

Como limpar o Registro do seu computador ?


como limpar o registro Registro ? Peraí ! Quem é esse cara e o que ele tá fazendo no meu computador ?

Calma. "Registro" é uma área do computador onde são guardadas as informações sobre o sistema operacional, programas instalados e outras definições que ajudam o seu computador a funcionar direito (ou não. rs).


 Para quem nunca viu o registro, a estrutura dele é mais ou menos essa, variando de computador para computador :

regedit

Podemos dizer que esse Registro está em permanente mutação. Você instalou o programa "A", ele armazena as informações sobre pasta, ícone e outras definições em uma área do Registro. Você abre um programa ou muda uma cor na tela, e o Registro é atualizado.

O problema é que esse processo não é tão simples assim. Nem todos os instaladores/desinstaladores conseguem deixar o Registro organizado quando um programa entra ou sai do computador. Até mesmo quando você apaga alguma pasta do seu computador, pode deixar uma "sujeira" no Registro.

Por isso, com o tempo, você deve fazer uma limpeza nesse arquivo, para eliminar referencias a programas que já não existem ou arquivos que não foram devidamente descartados mas continuam lá ocupando espaço (e processamento). Essa limpeza ajuda a melhorar a performance do computador.

E como limpar o Registro ?

Opções não faltam, como sempre. Existem programas gratuitos que fazem bem o serviço, como o MVRegclean (abaixo), em português, que apesar das (muitas) propagandas, é muito rápido :

http://www.baixaki.com.br/download/mv-regclean.htm


...ou o CCleaner, mais completo e organizado, também em português :

http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm

registro


Esses dois programas oferecem a possibilidade de fazer um backup do Registro antes de fazer qualquer alteração no sistema. Independente do programa que você for usar, sempre efetue o backup do registro, assim caso ocorra qualquer problema na limpeza, é possível reverter as alterações.


Como medir a velocidade da sua conexão banda larga ?


como medir conexao
Se você está em dúvida se a sua operadora entrega realmente a velocidade de internet que você contratou ou deseja medir a performance da sua conexão, apresento 3 opções de teste de velocidade de banda larga.

São testes rápidos, tanto de download (baixar arquivos), como de upload (enviar arquivos). Adianto que o resultado dos testes costuma variar bastante, dependendo do que você está executando no computador.

Desta forma, para resultados mais reais, siga estas recomendações :

  •  Feche todos os navegadores e programas que possam estar usando a internet, como messenger, atualizações, skype, etc.
  •  Se possível, utilize conexão cabeada. Evite wireless
  •  Repita o teste várias vezes, e em diferentes horários. Assim você terá um diagnóstico mais real da situação da sua conexão

Copel

Teste bastante utilizado pelos técnicos de campo das operadoras de telefonia. Tem um visual bem limpo, basta entrar na página, clicar em INICIAR TESTE e aguardar


Speedtest Copel

RJNet

Funcionamento similar, entre na página abaixo e clique em INICIAR TESTE


Teste velocidade

Speedtest.net

Link parecido com o da Copel, mas com um visual bem diferente. Preste atenção no botão para iniciar o teste (em verde). Ele aparece em cima de um mapa com a sua localização.


Banda larga



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como definir um procedimento de backup

Aproveitando a sexta-feira, que eu particularmente chamo de "Dia do Backup", hoje vou falar sobre esse importante procedimento, indispensável para quem guarda dados valiosos no computador, ou seja, quase todo mundo.

procedimento de backup


As perguntas de praxe : você tem cópia de segurança dos seus dados ? Com que frequencia você faz cópia dos seus dados mais importantes ? Os dados realmente importantes tem mais de uma cópia ? O que você faria se perdesse TODO o seu disco rígido nesse momento ?

Backup - Perda de dados


Enquanto a nossa realidade não permite guardar todos os dados na famosa nuvem, deixando a cargo de gigantes como o Google a "proteção" das nossas informações, temos que arrumar um jeito de guardar a nossa vida virtual em algum meio físico.

Não importa como você irá fazer backup. Pode ser em fita, em pendrive, em um disco rígido externo ou num CD/DVD. O importante é que ele seja feito regularmente. Programe-se para fazer o backup sempre nos mesmos dias. Crie você mesmo seu "Dia do Backup". Vai ser apenas mais uma tarefa na sua já complicada rotina, que tem datas para IPTU, Seguro do Carro, IPVA, escola, academia, almoço, jantar, etc, etc. ;-)

Existem vários softwares gratuitos para backup, por exemplo, no Baixaki. Eu uso o Cobian Backup, que é gratuito e faz uma cópia fiel das pastas de um HD para o outro. É praticamente como se você fizesse um "copiar e colar" nas pastas, mantendo a sua estrutura.




Minhas sugestões :

  • Programe-se para fazer backups semanalmente
  • Os dados são alterados com muita frequencia ? Aumente a frequencia de backup para 2, 3 ou mais vezes por semana. Até diariamente, se for o caso
  • Os dados são extremamente importantes ? Faça 2 backups separados. Lembre-se por exemplo que praticamente ninguém mais imprime fotos: fica tudo no computador. Você não vai querer perder as fotos do seu filho recém nascido ou daquela viagem inesquecível que você fez, vai ? :-)
  • Guarde o backup longe do computador. Do que adianta o backup se, no caso de um acidente ou roubo os dois estiverem juntos ?
  • Procure o software que melhor atende às suas necessidades. Se você prefere copiar os arquivos manualmente, ótimo ! O importante é que seja feito.

Você usa algum procedimento diferente ? Conhece algum software interessante para backup ? Deixe a sua opinião nos comentários e ajude os outros usuários !



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontrando a cor do pixel na tela com o Color Detector


Quem trabalha com design gráfico, desenvolvimento de logos e outras atividades relacionadas, ou até mesmo desenvolvedores amadores, tem a necessidade de encontrar a exata cor do pixel na tela.

Às vezes é preciso criar um novo logo com as mesmas cores da original, outras vezes, criar um fundo de tela que acompanhe a formatação de um site.

Para auxiliar nessa tarefa, existe um programa chamado Color Detector. Já é meio antigo, mas continua prático, muito leve  e me salvou várias vezes. Basicamente funciona assim : você carrega o programa, passa o mouse pela tela, e ele vai mostrando o "valor" (RGB e Hexadecimal) da cor do pixel por onde o mouse passa.

Esses valores você pode copiar para o seu programa gráfico, e reproduzir fielmente a cor desejada em algum outro software. Para exemplificar, vou utilizá-lo para copiar a cor de um logo que peguei na internet, no caso, o logo da CA Technologies.

Baixe o Color Detector aqui, ou copie e cole esse link no seu navegador :


Observe que na parte superior da página, o programa é indicado para Windows XP, 98, 2000. Mas eu utilizo o programa sem problemas no Windows 7, versões 32 e 64 bits.

Depois de instalado, carreguei primeiro o programa, depois a página da CA :

cor do pixel na tela

Passando o mouse por cima do logo, perceba que eu tenho os valores 0 (Red), 99 (Green) e 175 (Blue) na tela do Color Detector. Posso congelar essa informação, pressionando F5, ou então, anoto esses valores em algum lugar.

Para facilitar o tutorial, vou usar o Word para colar uma parte da página com o logo, e criar um quadrado com as mesmas cores :

Color Detector - Logo copiado


Clicando com o botão direito no quadrado, escolho a opção "formatar autoforma" :


Color Detector - Retângulo


Na tela de configuração, escolho Preenchimento => Cor, depois,  "mais cores" :

Color Detector - Cores

No menu superior escolho a aba "Personalizar", e na parte inferior dessa tela, digito os valores que anotei (0 para o vermelho, 99 para o verde e 175 para o azul):

Color Detector - Cores


Feito isso, o retângulo será preenchido exatamente com a mesma cor do logo original :

Color Detector - Retângulo preenchido


Esse é apenas um exemplo de uso, que pode ser utilizado na maioria dos outros programas, como Excel, Powerpoint, Paint.Net, Photoshop, Dreamweaver, etc.

Pinagem cabo USB

Que a conexão USB ainda é uma das melhores formas de conexão entre dispositivos eletrônicos, todo mundo sabe. Por isso ela está presente na maioria dos equipamentos.

Mas e se você precisar reparar um cabo danificado, substituir um conector ou simplesmente identificar a função de cada pino ? Você não vai jogar fora aquele mouse caríssimo só porque danificou o cabo, vai ?

Nada mais prático do que você ter à mão a tabela abaixo, mostrando a função de cada fio :


tabela pinagem USB


Com a tabela em mãos, vamos olhar o conector usb de frente e identificar cada pino  :

pinos


E os outros conectores ? Temos conectores para câmeras, celulares, gps, tablets, impressoras e uma série de outros equipamentos :


Fique atento a essa disposição dos pinos, pois muitos equipamentos não seguem o padrão, e possuem pinos invertidos. Já observei isso principalmente em cabos para celulares. Na dúvida, consulte o manual do fabricante.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Modo quiosque no navegador

Um recurso que existe em praticamente todos os navegadores mas muito pouco utilizado é o chamado "modo quiosque".

Com ele, você coloca a página da web verdadeiramente em tela cheia. Os menus, títulos, barras de ferramentas, tudo é escondido, e apenas a página é mostrada.

O modo quiosque pode ser usado em apresentações, quando não queremos poluir a tela mostrando os outros aplicativos abertos ou a barra de tarefas do Windows, ou simplesmente quando queremos visualizar alguma página de forma mais clara.

Como usar ? Dentro do browser, acesse uma página web qualquer e aperte a tecla F11

Veja abaixo o exemplo sem modo quiosque, que é o modo que usamos normalmente, com todas as barras, menus, etc :


tela cheia navegador

e agora no modo quiosque....

Navegador Modo Quiosque

Essa dica funciona para a maioria dos navegadores. Experimente !

terça-feira, 14 de maio de 2013

Como transformar fotos em desenhos

Que tal mudar a sua foto, transformando-a em um desenho, para utilizar nas redes sociais, como seu papel de parede ou até mesmo no porta retrato digital ? Veja alguns sites que fazem isso, sem que você precise instalar nenhum programa !

Abaixo, três opções de sites que eu testei :

1 - Befunky

Site muito bom (www.befunky.com), com vários efeitos customizáveis. Gera desenhos em cores. Entre no site, escolha a opção GET STARTED e faça as customizações necessárias. Para transformar em desenho, no menu lateral à esquerda, selecione ARTISTICO, e no menu ao lado, CARTOONIZER. Faça as customizações, e depois clique no botão salvar, acima do menu, à esquerda.

transformar foto em desenho

2 - Montafoto

No site www.montafoto.com, escolha, no menu inicial, a opção MONTAGENS => DESENHO A LÁPIS. Faça o upload da foto, e, após a montagem, clique com o botão direito para salvá-la em seu computador :

transformar fotos em desenhos

3 - Snapstouch

Esse site é bem simples e eficiente. Na tela inicial do Snapstouch, clique no botão no lado esquerdo da tela para carregar a imagem à partir do seu computador. Em seguida, pressione UPLOAD. Aguarde o carregamento da imagem e em seguinda clique em SKETCH IT para transformar a imagem em desenho. Ao final, clique em DOWNLOAD para salvar a imagem no seu computador. 

Desenho - Snapstouch


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Convertendo um texto do Word de maiúsculas para minúsculas, e vice-versa

Vamos supor que você tenha um texto que por qualquer motivo esteja apenas em letras maiúsculas, ou minúsculas. Como acertar isso ?

Vamos pegar um exemplo de texto todo em letras maiúsculas :

converter texto word


Marcamos o texto com o mouse, ou usamos CTRL + A :

Texto Word selecionado
Pressionando a tecla SHIFT mais a tecla F3, convertemos as letras para minúsculas :

Texto Word - Conversão minúsculas

Pressionando SHIFT + F3 novamente, apenas as primeiras letras de cada início de frase são convertidas para maiúsculas :

Texto Word - Minúsculas


Finalmente, pressionando-se SHIFT + F3 novamente, o texto volta a ficar em maiúsculas. Fácil não ?

sábado, 11 de maio de 2013

A opção de Hibernar do seu notebook sumiu ?

A opção de hibernar, do meu notebook, sumiu algumas vezes. De um tempo pra cá, parou de acontecer, mas quando precisar, use a dica abaixo para a opção voltar a aparecer no menu INICIAR. Essa dica foi testada com sucesso no Windows 7 :

1 - Clique no botão INICIAR


opcao hibernar notebook

2 - Digite CMD na caixa de pesquisa, conforme indicado :


Windows 7 - Caixa de pesquisa

3 - Na lista de resultados, que aparecerá acima, clique com o botão direito em CMD.EXE e escolha "executar como administrador"

Windows 7 - Prompt de comando

4 - O Controle de Usuário do Windows pedirá uma confirmação, clique em SIM 

Windows 7 - Controle de Usuário

5 - Ao abrir o prompt de comando (DOS), digite o seguinte comando, seguido de <ENTER> :

powercfg /hibernate on

Windows 7 - Prompt de comando


6 - Para sair do prompt de comando, digite EXIT, seguido de <ENTER>

Windows 7 - Sair

7 - Pronto, a opção de hibernar voltará a aparecer.

Windows 7 - Botão Hibernar