sábado, 14 de dezembro de 2013

Como ligar 2 roteadores wifi com o mesmo nome e senha

Uma das recomendações para quem tem roteador wifi (wireless) é colocar o aparelho no ponto central da residência ou escritório, para que o sinal tenha a mesma intensidade em todos os ambientes.

Infelizmente isso nem sempre é possível, por problemas de estrutura, espaço ou até mesmo de estética, afinal, não é nada bonito um roteador wifi piscando bem no meio da sala, certo ?

Uma das soluções mais baratas e eficientes é ligar dois roteadores wifi por cabo, e usar o mesmo SSID (nome da rede wireless) e senha para os dois aparelhos, assim, você não precisa criar "N" redes wifi na sua casa, nem reconfigurar todos os computadores.

como ligar 2 roteadores



Isso pode ser feito com roteadores mais baratos e comuns, como os D-Link DI-524, que não tem o recurso de repetição rede sem fio, que é um recurso específico para que dois roteadores wireless se comuniquem sem a necessidade de cabos.

Também podem ser usados roteadores diferentes, e essa é uma das grandes vantagens, pois você pode adquirir um roteador usado e melhorar muito a sua rede gastando pouco.

Não esqueça da segurança : depois que você configurar a sua rede wireless, veja também o artigo como utilizar o Advanced IP Scanner para realizar um rastreamento e detectar intrusos na sua rede wifi.

Basicamente, para que os dois (ou mais) roteadores funcionem sem interferências, temos que seguir essas regras :

  • Os dois roteadores devem ter o mesmo SSID (Nome da rede wireless)
  • Devem possuir a mesma senha para acesso ao wireless
  • Devem possuir o mesmo tipo de criptografia (WEP, WPA, etc.)
  • Os canais de cada roteador devem ser DIFERENTES
  • Apenas um dos roteadores deve ter o DHCP ativado (serviço que fornece endereços IP para a rede)

Para ligarmos os dois roteadores, vamos utilizar um cabo de rede comum, com conector RJ45.

Se você precisa montar um cabo de rede para interligar os dois roteadores, recomendo a leitura do artigo Pinagem cabo de rede ethernet RJ45.

Na imagem abaixo, veja como estarão configurados os dois roteadores ao final do processo :

Ligando roteadores Linksys e Dlink
Utilizei como exemplo uma rede com 2 roteadores : um é um roteador Linksys, modelo WRT54G, firmware versão 8,e o outro um roteador D-Link, modelo DI-524 Vamos ligar uma das portas LAN do primeiro roteador com uma das portas LAN do segundo.

O Linksys será o roteador principal do nosso exemplo, então estará com o serviço de DHCP habilitado.  Acesse as configurações do seu roteador, e, na aba STATUS, verifique se a opção DHCP Server está em "ENABLE" (habilitado) :



Na aba wireless, anote o canal (frequência) em que este roteador está operando. No exemplo, estou utilizando o  canal 5 - 2.2432 Ghz, com o SSID Rede_Casa :

Setup roteador Linksys
Ainda na aba wireless, em WIRELESS SECURITY, anote o modo de segurança utilizado (no caso, WEP), o tipo de encriptação (WEP Entryption) e a chave (Key). Você vai precisar dessas informações para configurar o segundo roteador :

Setup roteador Linksys - WEP
Perceba que nesse roteador Linksys não alteramos nenhuma configuração, ou seja, ele continuará operando da mesma maneira. O que precisamos é apenas anotar as configurações, que serão (quase todas), replicadas para o roteador D-Link.

Acesse agora a tela de configuração do segundo roteador. No nosso caso, o DI-524 :

Setup roteador Dlink
No menu do lado esquerdo, clique em Wireless. Nessa tela, estarão todas as configurações de wireless que precisaremos alterar :

Setup roteador Dlink - segurança
Altere os seguintes campos :

Network ID (SSID) - Altere para Rede_Casa
Channel - Escolha um valor DIFERENTE daquele utilizado no roteador Linksys. Altere para 3 (ou outro valor à sua escolha)
Security - escolha WEP
WEP Encryption - 128 bits
WEP Key1 - Use a mesma senha wireless do roteador Linksys.

A configuração do roteador D-Link ficará assim :

Setup roteador dlink - Canal

Clique agora em DHCP, no menu lateral, e certifique-se que o mesmo esteja em DISABLED (desabilitado) :

Setup roteador dlink - DHCP

Clique em APPLY (botão verde) para salvar as configurações e reinicie o roteador. Sua rede agora está configurada e com um alcance muito maior.

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tutorial ? Deixe sua mensagem na área de comentários !

145 comentários:

  1. Tenho um Multilaser ML-ROT-054 , em casa com IP : (192.168.1.1) O outro é WR-740N TP-Link com IP: ( 192.168.0.1 ) Preciso usar os dois na rede pra espandir o sinal WiFi. Minha dúvida é como configurar o TP-Link. Qual ip devo atribuir para evitar conflito. Minha internet já está configurada, só falta instalar o TP-Link. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre !

      A primeira coisa é colocar os 2 roteadores na mesma rede. Eu sugiro você configurar o TP-Link com o IP 192.168.1.200, e aí alterar o canal do TP-Link para que não entre em conflito com o Multilaser.

      Ah, não esqueça de desabilitar o DHCP do TP-Link.

      Qualquer dúvida, entre em contato. Abraço !

      Excluir
    2. Não funcionou aqui em casa, fiz a mesma coisa. E desligando o DHCP no segundo modem nem as configurações eu consigo acessar:

      Modem 1 ASUS 192.168.1.1
      Modem 2 Linksys 192.168.1.200
      canais diferentes.

      Excluir
    3. Oi Franklin,

      Estranho não entrar na configuração por causa do DHCP. O que você pode fazer é inverter essa questão do DHCP, desabilitando no modem ASUS e habilitando no Linksys.

      Abraço.

      Excluir
    4. Franklin, coloque um ip fixo no pc somente para entrar no router novamente, como 192.168.0.100 e o Gateway deve ser o IP do router que vc quer acessar, 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Depois que configurar o dhcp volte para o IP dinamico ou nao funcionará.

      Excluir
    5. Conecta mas não navega ????
      resposta do enigma: cabo cross para fazer a ligação entre os dois roteadores.
      espero ter ajudado

      Excluir
  2. Muito obrigado pela ajuda. Deus abençoe. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom contar com a ajuda dos amigos da internet. Show.

    ResponderExcluir
  4. No caso vão ser gerados duas redes com o mesmo nome ou fica só uma com o sinal mais forte? O D-link no caso aí é o repetidor, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademar !

      Isso, são geradas 2 redes com o mesmo nome, e o seu computador vai conectar no roteador mais próximo ou com o sinal mais forte.Exato, o D-link seria um repetidor, mas com as mesmas características do outro roteador. A idéia é você andar pela casa sem saber em qual roteador está conectado.

      Abraço !

      Excluir
  5. Qual a distância que eu posso ter entre os dois roteadores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Letícia.

      Tudo vai depender da qualidade do cabo que você vai utilizar para interligar os roteadores, mas para pequenas distâncias não há grandes problemas. Eu montei uma solução assim com uma distância de 150 m entre os 2 roteadores.

      Abraço e obrigado pela visita !

      Excluir
    2. Sério? 150m funciona normal? Mas com cabos comuns?

      Excluir
    3. Cabo categoria 5 (cat5), pelo menos... :)

      Abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde!
    No replicador vou ter que por loguin e senha de provedor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Emerson !

      Não, no replicador você configura apenas a parte de rede, tira o DHCP, essas coisas. Apenas uma autenticação no provedor é necessária, e será feita pelo roteador principal.

      Abraço !

      Excluir
  7. Boa tarde.
    tenho em caso 2 routers wireless. (thomsom está na r/c da casa e o tp-link no 1º andar). tenho a seguinte ligação: router 1 (sai LAN e no router 2 entra na porta LAN). a rde tem o mesmo SSID, mesma senha e o DHCP apenas esta habilitado no 1º router. o canais sao diferentes: 12 no router 1 e 3 no router 2.

    o problema é: estou no r/chao da casa com o meu smatphone ligado ao wireless perto do rouer 1 e tenho sinal de rede wireless maximo, mas á medida que subo para o 1º andar e chego junto do 2º router, o smartphone ja diz que esta a apanhar sinal do canal do router 2, mas a intensidade do sinal (barras wireless) são as mesmas como se ainda estivesse ligado ao 1º router. ou seja estou perto do router 2, mas com a força do sinal fraco pois estou longe do router 1 (que foi aquele que fiz a 1ª ligação ao wireless.

    fiz entender?

    Abraço
    Sérgio
    Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio,

      Sim, entendi perfeitamente. Isso acontece comigo também, pois os 2 routers estão relativamente perto e os sinais acabam de sobrepondo, o que acaba, às vezes, fazendo com que o smartphone ou notebook mostrem um sinal "fraco", apesar de estarem ao lado do 2o. roteador.

      Aparentemente o que acontece é que o aparelho pega o sinal do roteador que responder primeiro, e não o mais forte, como acontece por exemplo com antenas de celular.

      Abraços e obrigado !

      Excluir
    2. Por isso não indico fazer esse tipo de procedimento com o mesmo SSID em roteadores comuns, já tive vários problemas no meu trabalho com isso, o melhor a se fazer é diferenciar as redes ou colocar aparelhos que possibilitam esse tipo de função, como o UNIFI da Ubiquiti.

      Excluir
  8. Boa noite! Tenho um roteador Intelbrás que reconhece meu notebook Amazon, mas não reconhece o note Positivo da minha esposa, via wi-fi, só ligando o cabo. Minha pergunta é se interligando outro roteador da maneira que vc descreveu, conseguirei acessar o Positivo via wi-fi? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pelo que você conta, parece que existe algum incompatibilidade entre o roteador Intelbrás e o notebook Positivo. Se o defeito for realmente esse, basta você colocar um roteador de outra marca e proceder como eu explico no post.

      Abraço !

      Excluir
  9. bom dia amigo
    tenho um roteador D-LINK DIR-615 funcionando normalmente no meu pc, e adquiri outro da marca TENDA W311R+ para repetir o sinal do D-LINK via wireless sem cabo, mais não consigo, ja segui varios tutoriais na net, mais cada tutorial diz uma coisa, um fala que tem q ser em canais diferentes, outros dizem q tem q ser no mesmo canal, outros falam q tem q ser SSID diferentes, socorooo amigo, me ajuda por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,

      Realmente sem fio a coisa fica um pouco mais complicada, pq muda o jeito de configurar o roteador. Eu já fiz isso com roteadores iguais (2 linksys), mas também já tentei com roteadores de marcas diferentes, e eles simplesmente não se conversaram.

      Pelo que você já pesquisou, esses 2 roteadores aceitam esse tipo de conexão ?

      Abraço !

      Excluir
    2. Cara, chegou um roteador da net aqui em casa e eu tinha dois aqui (esse DIR615 e um 524). Pois bem, coloquei o HUMAX na sala, e no meu quarto que é no fim do apart. coloquei o DLINK 615 para repetir o sinal wifi (sem cabos), na mesma SSID, mesmo canal e senha... Olhando para o 524 sem utilidade, meti um cabo no 615 coloquei no 524 e configurei com mesmo ssid e senha canal de toda a rede, to com 3 roteadores no ap. você anda na p***a toda sem cair o sinal, fantastico kkk

      Meu facebook tá aí, se quiser me add e te explio, abraços

      Excluir
  10. Como fica a velocidade nas portas do segundo roteador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente a mesma velocidade do primeiro roteador, já que a conexão é por cabo.

      Se fosse uma conexão sem fio, usando os protocolos apropriados, haveria uma perda de sinal.

      Abraço.

      Excluir
  11. Pode usar 2 roteadores iguais? por ex: tenho um D-link 615 DIR. Posso usar outro D-Link 615 DIR? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, e é até bom, pois roteadores do mesmo modelo e marca costumam se "entender" melhor.

      Abraços e se precisar de ajuda, é só falar.

      Excluir
  12. Pode usar wpa2-psk na criptografia de rede ou só funciona com chave wep?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Filipe,

      Qualquer criptografia pode ser usada nessa configuração.

      Abraço !

      Excluir
  13. Olá!
    Posso colocar o repetidor na rede, mesmo se houver cascateamento?

    ex: modem wifi principal --> cabo segue até um switch ou hubb --> cabo sai para o roteador wifi repetidor.

    Entendeu?

    Obrigado

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis,

      Perfeitamente, inclusive eu já fiz instalações desse tipo, sem problema algum.

      Abraço !

      Excluir
  14. Olá, gostei de sua postagem, mas não consigo acessar um dos roteadores para alterar as configurações. Toda vez que tento só cai em um. A rede fica visível mas se pedir para gerenciar ela não aparece.
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente os seus 2 roteadores estão com o mesmo endereço de rede. Desligue um deles, configure e mude o endereço do roteador, e depois acesse o outro. Os 2 devem ter endereços diferentes, ok ?

      Abraço.

      Excluir
  15. Boa tarde.
    como ja tinha referido antes tenho em casa 2 routers wireless. (thomsom está na r/c da casa e o tp-link no 1º andar). tenho a seguinte ligação: router 1 (sai cabo rj45 (LAN) e no router 2 entra na porta LAN). a rede tem o mesmo SSID, mesma senha e o DHCP apenas esta habilitado no 1º router. o canais sao diferentes: 12 no router 1 e 4 no router 2.

    o que sinto agora é que de vez em quando a TV encrava, tem falhas e pára o sinal, dando o aviso para verificar se os cabos estão bem ligados. tenho que desligar a box da TV e voltar a ligar e fica tudo bem. passados 5-10 minutos volta a ficar na mesma.

    alguma ideia? é preciso configurar alguma coisa no 1º roteador?
    é que já li algures que alguns roteadores não se dão bem com este tipo e ligação e não lidam bem com IGMP (serviço multicast), daí o crash da imagem da TV e o encravamento...falta de fluidez.

    será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua TV está conectada no wifi? Se estiver, primeiramente recomendo conecta-la via cabo pois a TV força muito o roteador sem fio. Caso não tenha possibilidade de conecta-la via cabo, recomendo fazer o que disse no primeiro post, troque o SSID de um dos roteadores, pois podem sim, ocorrer falhas e oscilações de sinal devido aos dois estarem com o SSID igual, já tive muitos problemas referente a isso. Ou como comentei, coloque um UNIFI se quiser manter o mesmo SSID nas duas redes.

      Excluir
  16. Olá, como faço pra configurar 2 powerbox modelo 2 da GVT (pacebox), na mesma rede wi-fi (sem cabos)?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano,

      Para ligar 2 roteadores sem fio e sem cabos, o processo é um pouco mais complicado. Eu teria que ter esses aparelhos aqui para testar.

      Abraço !

      Excluir
  17. Amigo Boa Tarde . Tenho uma rede com 4 roteadores . O primeiro que é o Provedor VELOX , acredito que seja o principal, configurei como explicado endereço ip 192.168.1.1 com DHCP habilitado e canal wireless 2. No segundo roteador ligado via cabo do primeiro pelas portas LAN , configurei o endereço IP 192.168.1.100, DHCP desabilitado , canal 5. O terceiro que é ligado via cabo vindo do segundo roteador pelas portas LAN, configurei o endereço IP 192.168.1.150, DHCP desabilitado , canal 7 e o Ultimo que esta ligado via cabo do terceiro pelas portas LAN , configurei o endereço IP 192.168.1.200, DHCP desabilitado , canal 10. Todas as inteligações fiz atraves de cabo CAT 5 com configuração CROSS. Perguntas : 1) estou correto com meu entendimento da configuração? O Ultimo roteador (quarto), esta aproximadamente 100 m do terceiro roteador, apesar de estar com sinal de rede , fica sem acesso a internet. tem alguma outra dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde José,

      Aparentemente está ok. Eu trocaria esse quarto e último roteador por algum outro na rede, apenas para ter certeza que ele está funcionando corretamente.

      Outra alternativa é você ligar um notebook à este último cabo, para ver se o sinal está sendo distribuído corretamente.

      Abraço !

      Excluir
  18. Olá boa tarde, amigo, uso internet compartilhada de um amigo, ele tem GVT 15MB, e do roteador dele, eu puxo um cabo até minha casa no meu roteador, que no caso tem Wifi, a internet funciona normalmente sem problemas e não precisei configurar nada, pelo que me lembro, sendo que comprei recentemente um celular que tem sinal Wifi e gostaria de puxar a internet pra meu celular, esse meu roteador era da minha antiga instalação (que foi esse ano 2014) da GVT, que no caso cancelei os serviços e estou usando o roteador pra usar a internet do meu amigo, antes meu irmao usava a internet pelo celular dele na antiga GVT própria daqui, mas o problema é que agora não lembro mais a senha do roteador daqui, e o roteador do meu amigo é meio longe, mal pega sinal, tentei descobrir a senha de todas as formas, que no caso eu tinha mudado há um tempo atrás, e não consigo acessar as configurações do roteador. Quando eu coloco 192.168.1.1 apenas consigo acessar as configurações do roteador do meu amigo, e quando eu ponho do meu PC 192.168.1.3 não consigo acessar nada do roteador daqui pra modificar a senha, e o pior é que aperto o botão reset do meu roteador mas acho que não esta resetando, eu tbm não sei se colocando a senha do roteador daqui resolveria o problema. Estou perdido, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tente desligar o roteador, segurar o botão de reset e ligar o roteador novamente. Outra alternativa é você segurar o botão de reset por uns 10 segundos.

      Dependendo do modelo do roteador, o processo de reset pode ser diferente.

      Abraço !

      Excluir
  19. Boa noite! amigo,

    Eu Tenho um modem/roteador motorola SVG 1202 e estou querendo colocar um repetidor TP link, já fiz de tudo e não há meio de eu conseguir me conectar na net pelo repetidor é necessário eu fazer algum alteração na configuração no principal (motorola SVG1202)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você está ligando por cabo ou wireless ?

      Abraço.

      Excluir
  20. O roteador não possui o modo de segurança WEP, só o WPA-PSK, WPA2-PSK, WPA-WPA2-PSK Mixend O 1 roteador é o linkone e o outro é um mymax. Como proceder nesse caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Hugo,

      Essa dica que eu postei funciona com qualquer tipo de criptografia, não precisa ser necessariamente a WEP.

      Abraço e obrigado pela visita !

      Excluir
  21. Olá amigo,
    Por favor usando os roteadores TL-WR340G (TP-LINK) e DI-524 (D-Link), o colega sabe se é possível a seguinte montagem:
    *modem --cabo--> TL-WR340G (na função nativa de emissor do sinal internet via Wi-fi)
    *DI-524 (na função receptor, captando sinal Wi-fi) --cabo--> Smart TV Sony c/ acesso a internet
    Explico que seria solução para acessar internet na TV, visto que a mesma não possui receptor wi-fi embutido e o adaptador USB sem fio original (dong, semelhante a pendrive) é caríssimo e difícil de encontrar! Aliás a dica foi passada por um vendedor, justamente pela dificuldade em encontrar o adaptador... ou seja, trocaria a conexão via adaptador USB sem fio, por uma conexão via cabo LAN usando o roteador DI-524 como receptor sem fio.
    Espero que tenha ficado claro, e agradeço se puder sugerir algo.
    Abs.
    Michel (michel_orielec@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Michel,

      Interessante essa alternativa, eu não conhecia. Se a TV aceitar esse tipo de entrada, não vejo problema.

      O único porém é a ligação do TP-Link ao DI-524 via Wi-fi. O DI-524, principalmente, não aceita esse tipo de comunicação. Você teria que tentar via cabo mesmo, como eu fiz nesse post.

      Abraço !

      Excluir
  22. Boa tarde!

    Estou com dois roteadores: Principal LinkSys WRT54G e como repetidor TP Link WR841n. Tudo configurado, mas após um tempo o sinal da internet do repetidor fica como "Limitada", aí eu tenho que desligar o ligar novamente o aparelho.

    Como devo proceder, teria alguma incompatibilidade entre os aparelhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Primeiramente, a ligação entre os roteadores é via cabo ou sem fio?
      Se for via cabo, deixe os aparelhos com canais diferentes e se possivel com SSIDs diferentes, faixa de IP diferentes também e o segundo roteador deve estar com DHCP desabilitado. Se estiver via wireless, canais de ambos tem que ser iguais, e não podem estar muito longe um do outro, pois a qualidade e sinal entre eles tem que ser de bom a excelente para que funcione relativamente bem.

      Excluir
  23. Bom dia amigo, belo post..

    Estou com uma situação um pouco diferente, tenho dois roteadores, porem o 2º roteador vai ter que ser ligado ao primeiro via wirelles, não pode ser via cabo, então gostaria de saber se o procedimento sera feito da forma ou se sofre alteração???

    Grato

    Jorge Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jorge,

      O procedimento tem alterações sim, e isso vai depender do modelo de roteador que você tiver em mãos. Sabe me dizer se os seus roteadores suportam a conexão sem fio entre eles ? (é o WDS - Wireless Distribution System).

      Abraço !

      Excluir
    2. Sim, os dois roteadores são o wr941nd, com wds nativo, mas nunca fiz isso antes, vc ja configurou uma rede assim?

      Excluir
    3. Já fiz sim, só que não com esse modelo de roteador. Te digo que o grande problema nem é a ligação, mas sim que houve uma perda considerável de banda quando eu conectei os 2 roteadores. Como eu tinha bastante banda disponível (conexão de internet de 12Mb), não fez muita diferença.

      Por isso que eu recomendo a conexão com fio sempre que possível. Claro, existem situações que a pessoa não tem como passar um fio pela casa ou escritório, aí não tem jeito, tem que partir pro WDS.

      Abraço !

      Excluir
  24. Eu comprei um novo roteador TP-LINK e um replicador da mesma marca, mas onde eu coloquei o replicador o sinal não chega e acho que joguei dinheiro fora. Tem algum jeito de configurar os dois prá mim ter o sinal bom no Bluray?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Mas o replicador está funcionando ? Você colocou ele perto do roteador pra ver se funciona ?

      Abraço.

      Excluir
  25. Parabéns. Bem explicado. Só faltou dizer em quais portas conectar o cabo de rede (de porta lan para lan).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Muito obrigado pela contribuição. Já atualizei o artigo com a sua sugestão.

      Abraços !

      Excluir
  26. Tenho uma duvida, eu tenho um roteador TENDA 302R , e quero fazer isso ai, se eu colocar um roteador de marca diferente, no caso um tplink funciona?

    no momento estou utilizando um repetidor de sinal tplink (de tomada), e ele fica caindo a conexão toda hora, e não consigo resolver isso, por isso estou pensando em comprar um roteador e fazer esse esquema citado acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rodrigo,

      Funciona sim, eu tenho isso instalado com 3 roteadores : um Linksys, um D-Link e um TP-LINK.

      Abraço !

      Excluir
  27. Boa Tarde.

    Eu comprei recentemente um Multilaser RE040 pra aumentar a área do Wi-fi por minha casa.

    Fiz as configurações que você passou, porém eu não tenho acesso a internet quando conecto um cabo da porta LAN do roteador replicador em um computador. O sinal Wi-fi tem, mas do mesmo modo não tenho acesso a internet. Quando desabilito o DHCP desse roteador replicador eu não consigo acessar mais as configurações dele.
    Roteador Technocolor : 192.168.1.1
    Roteador Multilaser: 192.168.1.2 DHCP desabilitado, e o mesmo deixei com as mesmas configurações wireless do primeiro, mas sem sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wanderson,

      Desse computador que está acessando o roteador secundário você consegue pingar o roteador principal ?

      Excluir
  28. Olá! Tenho dois modens roteadores (Wireless N ADSL2 + Modem Router) da mesma marca (TP LINK TD-W8691ND) e não estou conseguindo conectar, fica aparecendo a mensagem "Obtendo endereço IP". O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Essa mensagem aparece no roteador ou nos computadores ? Certifique-se de ligar o cabo de rede na porta LAN e não na porta WAN, ok ? Abraço !

      Excluir
  29. Quando muda de um roteador para o outro não esta de forma natural. Ele meio que cai e demora para conectar no outro roteador. Usei o iPhone andando pelo recinto e ele vai para o 3G e demora para pegar o outro roteador. Achei que seria mais natural a mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente o Wifi não funciona como se fosse uma antena de celular. Ele precisa desconectar de um roteador e conectar no outro.

      Dependendo do uso que você faz da internet, não tem tanto problema, mas se você for utilizar por exemplo, uma ligação com Skype, andando com o celular ou notebook, a probabilidade da ligação cair é grande.

      Abraço !

      Excluir
  30. Entendi. Achei que era mais natural, ou que eu tinha feito algo errado, porque foi tão fácil configurar que achei que tinha feito %¨$@# rsrsrs

    Mas se esta me dizendo que é normal eu acredito :-D Normalmente não vou ter um uso como o citado por voce (Skype e tal), então acho que tranquilo :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs. Que nada. é assim mesmo. Eu também só notei esse problema quando fui usar o skype, e achei que era algum problema na rede.

      Talvez em redes corporativas ou de maior porte exista alguma maneira de resolver esse problema, mas em redes domésticas, por enquanto, desconheço.

      Agradeço por comentar esse assunto, achei que tinha acontecido só comigo ! rsrs.

      Abraços e até a próxima !

      Excluir
  31. Salve Galera!
    Alguém pode me ajudar? Estou tentando repetir o sinal de um air live n.power, com um tp link através da função WDS, ele conecta porém fica acusando "sem acesso à internet", alguém sabe me dizer qual seria o problema? Li em algum lugar, que não é possível repetir o sinal quando se trata de aparelhos de marcas diferentes, já em outro lugar, li que é possível sim...
    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Eu não instalei exatamente os equipamentos que você citou, mas já criei redes usando WDS com roteadores diferentes, sem problemas.

      Abraço.

      Excluir
  32. Oi galera,

    tenho uma pergunta: O "Roteador 2" pode ser o que tem habilitado o DHCP e o "Roteador 1" não ter-lho habilitado?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !

      Pode sim, sem problema algum. O importante é que, numa configuração caseira, onde você tenha poucas máquinas, apenas 1 roteador tenha o DHCP habilitado, mas pode ser tanto o 1, como o 2.

      Abraço.

      Excluir
  33. Olá. teria alguma estratégia para evitar que fossem geradas duas redes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você pode usar o WDS para interligar os dois roteadores via wifi, mas provavelmente você terá algum tipo de redução na banda de internet.

      Abraço !

      Excluir
  34. Olá, eu gostaria de fazer o seguinte, eu tenho um roteador já instalado e funcionando, gostaria de adicionar outro, no entanto, este adicional deve se conectar ao primeiro pelo wi-fi. Como realizar tal façanha?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniel,

      Faça isso usando o WDS, se o seu roteador já tiver esse recurso.

      Abraço !

      Excluir
    2. O roteador não possui esse recurso, como proceder nesse caso? :(

      Excluir
    3. Oi Daniel,

      Aí complica. Você precisa ter pelo menos um dos roteadores suportando WDS.

      Abraço !

      Excluir
  35. Galera, por favor me ajude!
    A unica coisa que eu ainda não tentei fazer foi colocar o mesmo SSID.
    No router 1 (DlynkDIR600) eu deixei habilitado o DHCP e tem o IP 192.168.0.1. Dele sai um cabo da porta LAN e liga na porta LAN do meu router 2 (Dlynk Dir905 Mylink) que tem o DHCP desativado, mudei o IP para 192.168.0.2. Depois que fiz tudo isso o roteador reiniciou, eu consegui conectar na rede, mas sem acesso a internet! Nem via cabo, nem via wireless! Detalhe, ligando o cabo de rede diretamente ao computador, a internet funciona...
    Pode me ajudar? Será que estou fazendo algo errado?
    Obrigado!
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo,

      No seu roteador 2, como está configurada a conexão WAN ? Se estiver como PPoE, provavelmente o roteador está aguardando um usuário e senha para se conectar à internet.

      No meu roteador 2 (que também é um Dlink, mas um DI-524), o tipo de conexão WAN está setado para "DYNAMIC IP ADDRESS"

      Veja se é isso, por favor. E se funcionar (ou não), por favor retorne para ver se podemos te ajudar com mais alguma coisa. :-)

      Abraço !

      Excluir
    2. Obrigado!!
      Eu estou no serviço, mas chegando em casa já vou verificar e posto o resultado!
      Valeu mesmo!
      Paulo

      Excluir
  36. Boa noite!!!!
    Infelizmente não deu certo!!!! Eu fiz alguns prints das telas para poder mostrar melhor.. mas não sei se é possivel compartilhar aqui!
    Continuo na luta.. qualquer ajuda é bem vinda!!!!
    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, tenho um modem\roteador no 2º andar de casa. Agora instalei um roteador na parte de baixo de casa. Minha duvida é os dispositivos eletrônicos Notebook, Celulares e Tablet vão mudar de ponto de acesso automaticamente?? Observação coloquei o mesmo nome e usuário na hora da configuração do roteador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Sim, eles vão se conectar automaticamente. Apenas tenha em mente que isso não funciona como uma antena de celular. Se você estiver usando o skype no celular, por exemplo, a sua ligação vai cair quando ele passar de um roteador para o outro.

      Mas na maioria das vezes você nem nota que ele se conectou ao roteador A, B ou C.

      Abraço !

      Excluir
  38. Uma duvida, se eu conectar dois roteadores por meio de um cabo de internet, um em uma casa e outra em outra casa, o sinal de WiFi ficaria nas duas casas normalmente? Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sendo dois roteadores Wifi, você teria o sinal nas duas casas.

      Abraço !

      Excluir
  39. pq quando desabilito o dhcp os aparelhos que tem wifi não obtem ip no segundo modem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleberson,

      O DHCP está habilitado no primeiro roteador ? O que você pode fazer é habilitar também no segundo roteador, tomando cuidado para que ele esteja em uma faixa diferente daquela do primeiro roteador. Exemplo :

      Roteador 1 - DHCP Habilitado : de 192.168.0.30 a 192.168.0.50
      Roteador 2 - DHCP Habilitado : de 192.168.0.51 a 192.168.0.100

      Abraço !

      Excluir
  40. pq quando desabilito o dhcp os aparelhos wifi não obtem ip no segundo roteador

    ResponderExcluir
  41. oi é o cleberson em que ser cabo crossover ou normal

    ResponderExcluir
  42. valew cara fis todos os procedimentos só não pego internet
    deve ser os roteadores um é tenda e o outro e link one

    cleberson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Entendi.. mesmo assim, dê uma olhada nas conexões e se você está usando as portas corretas, porque esse processo deve funcionar independente de marca de roteador. Eu já liguei por exemplo, DLink com TPlink, Linksys com DLink e os três (Dlink, Linksys e TPLink) na mesma rede, sem problemas.

      Abraço !

      Excluir
  43. Boa noite, pode me ajudar? Meu vizinho vai dividir WiFi comigo, porem aqui em casa o sinal dele pega bem ate a sala apenas e vou comprar um repetidor de sinal pra usar os PCs no quarto com antena USB WiFi, mas me disseram que esse repetidor tem que configurar no primeiro uso colocando cabo de rede conectado no roteador do meu vizinho com meu repetidor e depois de configurar que não sei como é isso poderá retirar o cabo e usar apenas o sinal WiFi. Queria saber se é verdade mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tudo vai depender do modelo do repetidor, mas geralmente a primeira configuração é feita mesmo com o cabo de rede conectado.

      Abraço !

      Excluir
  44. Boa Tarde, gostaria de saber se tem um limite para o tamanho do cabo rede que liga os dois roteadores, pois no meu caso estou usando um cabo de cerca de 100 metros e não está funcionando, sendo que quando testo com um cabo menor funciona perfeitamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Everton,

      Você tem alguma maneira de testar esse cabo ? Tente fazer um ping no segundo roteador para ver se ele responde.

      Existe um limite sim, e ele é de cerca de 100 metros. Mas isso também depende da qualidade e da categoria do cabo.

      Abraço !

      Excluir
    2. Oi novamente, ficou ainda mais estranho, porque, além da ligação funcionar com um cabo pequeno, quando eu estava testando com o cabo grande, eu tirei esse cabo maior do segundo roteador e testei em um notebook e a internet funcionou perfeitamente, por que ele funciona no notebook e no segundo roteador não? e o problema não é a configuração dos roteadores, visto que com o cabo menor a ligação funciona perfeitamente.

      Excluir
    3. Oi Everton,

      Estranho mesmo, mas nesse caso, só olhando o problema de perto para ver o que acontece.

      Abraço !

      Excluir
  45. Boa noite!
    Recebo sinal de Internet compartilhada por um vizinho via cabo ligado diretamente no meu notebook, mas quero instalar um roteador Link1 modelo L1-RW332, minha dúvida é:
    Posso atribuir um SSID diferente? No momento não tenho como saber a senha ou criptografia usada por ele.
    Bom tutorial, parabéns!
    Abraço e Deus abençoe você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Armando,

      Pode criar um SSID diferente sim, vai funcionar como se fosse uma outra rede wifi.

      Abraço.

      Excluir
  46. Configurei um roteador Mercury (mw300r) como repetidor, ele é excelente pra isso, só que fica completamente zumbi (nem esquenta direito, apenas com a luz power acesa, perde completamente o acesso ao setup, só com reset ele volta ao normal), e só repete o sinal se estiver no mesmo canal do roteador principal (no meu caso o temido Humax HG100R-L2 da NET), se mudar o canal ele não dá acesso à internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carlos, tudo bem? Também tenho um Humax HG100R-L2 e gostaria de saber como você configurou o HUMAX para aceitar um repetidor wireless. Obrigado.

      Excluir
  47. ola´amigo, uma duvida, estou fazendo uma rede media distancia +ou - 32mts, um modem zte wifi principal, shuite 4pts,cabo rede, um roteador wifi tp link 740n, alem de mudar o ip do tplink,e desb. o dhcp, posso tambem mudar ssid e senha do wifi, ou tenho que manter o mesmo do primeiro modem.

    ResponderExcluir
  48. Olá Amigo, posso configurar o segundo roteador com ssid e senha diferente, não da conflito.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde.

    Tenho 3 equipamentos para fazer essa ligação, todos da marca TP-LINK:
    - Modem/Router TD-8816 (configurado em bridge)
    - Router TL-WDR3600 (principal, servidor DHCP, configurado e em funcionamento)
    - Router TL-WDR3600 (secundário, ainda não configurado, com DHCP desativado)

    Dúvidas:
    - A ligação entre eles pode ser feita com um cabo 568-B/568-B, ou seja, sem ser crossover?
    - O cabo do router principal sai da LAN e entra no secundário LAN ou WAN?
    - Os IPs dos routers precisam ser diferentes?
    - NAT do router secundário deve ser habilitada, desabitada ou não faz diferença já que o DHCP estará desativado?

    Obrigado desde já pela ajuda!

    Sandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      - Sim, a ligação pode ser feita com um cabo "comum" (sem ser cross)
      - Ligação LAN x LAN
      - Sim, os IP´s dos Routers são diferentes (pelo menos na configuração que eu montei)
      - No meu secundário o NAT não está habilitado

      Abraço !

      Excluir
  50. Usei um roteador tp link e um repetidor multilaser utilizando o WDS. Vc acredita que tenho que deixar os canais diferentes para ter acesso aos dois roteadores? E como configuro a impressora pois após isso não consigo mais utiliza-la em rede. Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      O uso de canais diferentes ajuda evitando que o sinal de um roteador interfira no outro. Quanto à impressora, eu recomendo utilizar o CD de instalação mesmo. É a maneira mais fácil de configurar esse tipo de equipamento.

      Abraço!

      Excluir
  51. Olá boa tarde. Qual tipo de cabo de rede devo usar para conectar o R1 ao R2? O cabo crossover ou T568A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Cabo de rede normal. Pode até ser cross, se o seu roteador reconhecer esse tipo de cabo automaticamente.

      Abraço!

      Excluir
  52. Olá, Boa noite. Fiz o procedimento, de início funcionou perfeitamente, porém às vezes meu celular pega um ip maluco, conecta na rede, mas consequentemente não navega na internet, sabe o que poderia ser? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mateus,

      Será que o celular não está pegando alguma outra rede ?

      ABraço!

      Excluir
  53. Aqui deu tudo certo; muito obrigado mesmo amigo.

    ResponderExcluir
  54. ola, bom dia. Fiz o procedimento.
    Modem com wifi 196.168.1.1 com dhcp ativado do 20 ao 100
    Router secundario 192.168.1.2 ligado no modem por porta LAN e com dhcp desativado
    Aparelho da tv a cabo 192.168.1.3 ligado por cabo no router
    Videogame 192.168.1.4 ligado por cabo no router
    Home theather 192.168.1.5 ligado por cabo no router
    Os aparelhos via cabo funcionam bem, mas o wifi do router secundario as vezes começa a distribuir o ip antigo do aparelho (192.168.0.X)
    Ai tenho q ficar conectando e desconectando o notebook, e brincando com ipconfigo /release e /renew ate pegar a faixa de ip correta. O que fazer?

    ResponderExcluir
  55. ferramentas pc tem Facebook ou WhatsApp???

    preciso de uma ajuda mais especifica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem sim. :)

      https://www.facebook.com/FerramentasPCBlog/

      Abraço!

      Excluir
  56. Olá , coloquei um roteador no meu modem humax... funcionou normalmente durante dois dias, só que agora o wifi do humax não funciona... tipo conecta mas não consigo acessar a internet... o roteador que eu conectei no meu modem humax esta com outra senha e nome...como faço ... por favor... alguem me ajude... preciso dos dois wifi funcionando. Humax da NET e meu roteador é da intel

    ResponderExcluir
  57. Bom dia. Tenho 3 roteadores em casa.
    D-Link 524 / D-Link 524 / Cisco E900.
    Hoje eles funcionam com SSID diferentes, mas estão sempre travando.
    Quero configura-los com o mesmo SSID e senha, mas as portas LAN tem que funcionar tb, ou seja, distribuir IP. Como faço isso? Se eu desativar o DHCP dos secundários, as LAN´S funcionam normalmente?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,

      Funcionam sim, o computador vai procurar um dos servidores DHCP disponíveis na rede.

      Uma outra alternativa é você colocar faixas de IP diferente para cada DHCP, por exemplo:

      Roteador 1: 192.168.0.10 até 192.168.0.20
      Roteador 2: 192.168.0.21 até 192.168.0.30
      Roteador 3: 192.168.0.31 até 192.168.0.40

      Abraço!

      Excluir
    2. Vou tentar desativando o DHCP e testar. Se não der certo, tento com a faixa de IP diferente. Obrigado.

      Excluir
  58. Uso VIVO, antiga GVT. O sinal de wi-fi não pega em todos os lugares de minha casa. Pensei em conectar um cabo do modem/roteador da VIVO até o Roteador e Repetidor D-Link DIR-615 Wireless N 300Mbps com 2 Antenas 5dBi - que ainda comprarei dependendo de sua resposta.
    Mas ou ouvi falar do repetidor , só que é bem mais caro.
    Me orienta por favor.

    ResponderExcluir
  59. como configuro o R2 tem que ligar a porta LAN ao pc e continuar com R1 ligado ou ligo o cabo na a wan do R2 desligo R1 toltalmente e deixo de lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      R1 ligado, conectado ao R2 pela porta LAN. do R2 ao PC, também use uma porta LAN.

      Abraço!

      Excluir
  60. Amigo tem uma dúvida, eu tenho dois roteadores iguais em casas diferentes, quero ligar os dois na mesma rede , e o que me preocupa é a distância, creio que irei gastar uns 200 metros de cabo para ligar um ao outro, gostaria de saber se configurados tudo certo, não haveria problemas no sinal por causa da distância obrigado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você precise de um repetidor. Cabos de rede costumam funcionar bem até uma distância de uns 150m.

      Abraço!

      Excluir
  61. Eu tenho a internet da vivo , mas quero expandir pra outro cômodo da minha casa, mas o segundo roteador e da tp link, issu tem algum tipo de problema???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo,

      Não tem problema. Funciona com roteadores diferentes.

      Abraço!

      Excluir
  62. Olá! Eu gostaria de instalar 2 roteadores com o mesmo SSID e senha, porém o que difere deste tutorial é que cada um deles recebe o sinal de internet (da NET) via cabo independente, ou seja, um cabo para cada roteador. Posso seguir esse mesmo procedimento ? Minha dúvida é quanto desabilitar o DCHP, como são independentes, devo desabilitar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio,

      Não testei nessa configuração, mas você pode simplesmente deixar os roteadores com as mesmas configurações, inclusive a mesma faixa de DHCP.. Acho que funciona, não tenho certeza.

      Abraço!

      Excluir
  63. No caso de ambos os roteadores terem o mesmo nome e senha, quando me movimento pela casa os aparelhos conectados, notebooks e celulares, ficam alternando sozinhos de roteador para um melhor sinal?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,

      Na maioria das vezes sim, mas pelo que eu vi ele pode se conectar ao que responder primeiro, e nem sempre é o roteador mais próximo... :)

      Abraço!

      Excluir
  64. Olá amigo, obrigado pelo tutorial! Sempre que preciso consulto ele. Tenho uma dúvida! Preciso conectar 4 roteadores num apartamento grande, em rede unica, sendo que o primeiro ficará na sala conectado ao roteador da internet da operadora. A minha dúvida é a seguinte: habilito o dhcp do primeiro, desabilito o dhcp dos outros 3 e conecto via cabo de rede em cascata LAN para LAN, do 1 para o 2, do 2 para o 3 e do 3 para o 4? Ou distribuo cabos de rede direto do roteador principal, com o dhcp habilitado para todos os outros? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,

      Eu distribuiria à partir do roteador principal, vai afetar menos a performance da rede.

      Fazendo uma comparação muito, mas muito simples (não é bem assim, mas como exemplo funciona), a opção de ligar o 1 no 2, o 2 no 3 e assim por diante, é como se você ligasse várias torneiras em um cano. Com todas as torneiras abertas, as últimas provavelmente teriam menos água... ;)

      Abraço!

      Excluir
  65. boa tarde amigo.
    me tire uma duvida, se a range do ip são diferentes por ex, 192.168.0.1 e 192.168.1.1, qual necessidade de desligar o dhcp? não poderia deixar ligados e liga-los do primeiro com saída lan e o segundo com entrada pela wan?

    eu uso assim e não tenho problemas mas achei interessante o post.

    abrç...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus!

      Fiz isso realmente para ficar mais fácil o tutorial, e evitar problemas futuros, mas podem ser utilizados dois ranges com dois DHCP sim... :)

      Abraço!

      Excluir
  66. Boa noite. Tenho o arris tg 1609 da net, como configurá-lo junto ao dir-809. Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  67. Meus roteadores estao conforme tutorial, porem eles só funcionam corretamente com o cabo de rede de 3 metros, quando coloco no cabo de 25 metros para de funcionar a internet do roteador 2. Já testei e troquei o cabo.

    ResponderExcluir
  68. Olá,

    Tenho roteador da NET e 1 roteador TP-link.
    Poderia tirar uma dúvida.

    Se quiser ter o mesmo nome de SSID e Senha nos 2 roteadores,
    A configuração tanto via CABO ou via Wi-Fi (WDS) do CANAL tem que ser diferente?

    Não pode ter canal igual?

    Exemplo: Se eu estiver na sala e ir para o quarto, o celular irá pegar o sinal do roteador mais forte, ou irá ficar preso ao roteador mais longe?

    Tem diferença se estiverem com a configuração de canal igual ou diferente para os 2 roteadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Derickyy,

      A configuração do canal vale apenas para o wifi, e eu recomendo que seja diferente para os 2 roteadores.

      Quanto à conexão, geralmente ele pega a conexão mais forte, mas nada garante que ele não pegue a conexão mais fraca, por exemplo, se ela "responder" primeiro à requisição de conexão.

      Abraço!
      Equipe Ferramentas PC

      Excluir
  69. Ola !

    De que forma posso ligar 2 Repetidores (Extenders TL-WA850RE) usando um Cabo de Rede ? Ou seja , o Extender 1 repetiria o sina vindo de um Roteador Wifi, para o Extender 2 através da porta RJ45 . Por sua vez o Extender 2 disponibilizaria o sinal wifi para os dispositivos..

    O esquema seria assim :

    Internet -> Modem -> Roteador -> wifi -> Extender 1 -> Cabo RJ45 -> Extender 2 -> wifi -> dispositivos

    Grato.

    ResponderExcluir
  70. Olá,Boa noite galera,queria tirar uma dúvida,é que eu tenho aqui na minha casa, um modem/roteador da vivo (marca:Pace),ai eu comprei um roteador da tplink 300mbps wr840n na intenção de expandir o sinal Wifi, só que eu quero expandir esse sinal via Cabo !
    A minha dúvida é como configurar ele via cabo :
    Modem/Roteador principal:entrada LAN ?
    Roteador/Repetidor: LAN ou WAN ?
    No caso eu tenho também que desativar o dhcp no 2 roteador?

    ResponderExcluir
  71. Olá, estou com um problema em um restaurante que tem dois andares e várias divisões. O ambiente tem 4 roteadores espalhados, com mesmo ssid e senha, porém, os celulares não trocam para o que tem melhor sinal e trava as comandas pela falta de comunicação. Alguém tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  72. Boa noite. Estou com um problema em um restaurante. O ambiente tem dois andares e várias divisões. 4 roteadores estão espalhados pelo restaurante com mesmo ssid e senha, porém, quando o garçom se desloca a outro ponto do ambiente, o celular não troca para o roteador que tem o sinal melhor e trava a comunicação. Alguém tem alguma ajuda? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir