terça-feira, 29 de outubro de 2013

Proteção contra vírus e spyware : instale o Microsoft Security Essentials

Para mim, antivírus bom é aquele que fica ali no canto, na bandeja de sistema, quietinho, sem incomodar, a não ser quando realmente seja necessário.

Por isso, quando o Avast e o AVG começaram a aparecer muito na minha tela, vi que chegou a hora de buscar outra alternativa. Nada contra o antivirus em si, mas o que incomoda é o "Compre a versão Full", "Atualize para ter todas as funcionalidades", "Instale o security protection full master"... e coisas do tipo.

Foi nesse momento que comecei a usar o Microsoft Security Essentials, um aplicativo gratuito disponibilizado pela Microsoft, que, além de ser um bom antivírus, ainda protege contra programas espiões e outros instrusos. E o melhor : sem janelas de propaganda abrindo a toda hora. ;-)

Instalando o Microsoft Security Essentials



Proteção contra vírus e spyware


  • Clique em "Baixe Agora" e salve o instalador (mseinstall.exe) no seu computador
  • Vá até o local de download do arquivo, e clique 2 vezes no arquivo mseinstall.exe para iniciar a instalação do Microsoft Security Essentials
  • A primeira tela é apenas para apresentar a Política de Privacidade do programa e falar sobre as atualizações do mesmo. Clique em "Avançar" :


  •  Leia atentamente os termos de licença do produto e clique em "Aceito" :


  • A próxima tela é uma pergunta sobre o Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Usuário, que permite que você envie informações anonimamente à Microsoft para melhorias do aplicativo. Escolha a opção desejada e clique em "Avançar" :


  • A próxima tela eu considero importante para aumentar o nível de segurança do seu computador. Escolha "Se nenhum firewall estiver ativado, ative o Firewall do Windows" e clique em "Avançar" :



  • A última tela alerta sobre o uso de vários antivírus no mesmo computador e como removê-los. Clique em "Instalar" :


  • Aguarde a instalação do programa....


  • Concluída a instalação, será necessária uma reinicialização do sistema. Clique em "Reiniciar Agora" :


Pronto. Ao reiniciar o Windows, note que na bandeja de sistema aparecerá este ícone, em verde, mostrando que o Microsoft Security Essentials foi instalado corretamente e está protegendo o seu computador :


Clique no ícone destacado em verde para abrir a tela principal do Microsoft Security Essentials e verificar o status das atualizações, programar varreduras no computador e acessar outras opções de configuração :


Terminado este tutorial, não se esqueça que você pode ter o melhor antivírus do mundo, o melhor firewall, mas nada vai adiantar se você clicar em qualquer anexo que vier no seu email, ou executar programas de procedência duvidosa. Ainda creio que o principal fator de proteção de um computador é o próprio usuário, seja protegendo senhas ou evitando sites maliciosos.

Tome os cuidados necessários, e boa navegação !

Nenhum comentário:

Postar um comentário