quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Boot pelo CD no notebook Asus K45VM

Neste tutorial vou mostrar como habilitar a opção de boot pelo CD ou DVD do notebook Asus K45VM e algumas informações sobre a instalação do Windows 7. O notebook vem com o Windows 8 instalado, mas se você quiser formatar o HD e colocar algum outro Sistema Operacional, é bem provável que precise habilitar essa opção.
boot pelo cd dvd
Não esqueça que, alterando o Sistema Operacional, o funcionamento do equipamento não é mais coberto pela garantia da Asus (pelo menos o Sistema Operacional, já que a Asus garante apenas o Windows 8, pré-instalado no equipamento).

Outro detalhe é a formatação do HD, que vem no formato GPT. Provavelmente, quando você for instalar, por exemplo, o Windows 7, será apresentada a seguinte mensagem :

"O WINDOWS NÃO PODE SER INSTALADO NESTE DISCO. O DISCO SELECIONADO ESTÁ NO ESTILO DA PARTIÇÃO GPT"

No final do artigo eu mostro como contornei este erro e finalizei a instalação do Windows 7.

Por padrão, o Asus K45VM vem com o boot pelo CD desabilitado e o Windows 8 pré-instalado. Vamos alterar isso pressionando a tecla ESC repetidas vezes ao ligar o equipamento, para entrarmos na tela de setup.

Já dentro da tela de setup, vá até o menu BOOT, que originalmente deve estar assim :


Altere a opção LAUNCH CSM para ENABLED e deixe a opção LAUNCH PXE OpROM como DISABLED :


Agora, vá ao menu SECURITY e altere a opção SECURE BOOT CONTROL para DISABLED, conforme imagem abaixo :


Feito isso, vá ao menu SAVE & EXIT, salve as alterações e reinicie o equipamento, novamente pressionando a tecla ESC repetidas vezes para que, desta vez, o menu com as opções de boot seja apresentado. Entre elas, a opção de boot pelo CD (na tela abaixo, a opção P2) :


Coloque o CD/DVD original do seu Sistema Operacional preferido e siga com os procedimentos de instalação.

Nota : Se precisar de ajuda para gerar um CD/DVD de instalação, recomendo a leitura do artigo Como gravar uma imagem ISO em um CD ou DVD.

Como citei no começo do post, ao instalar o Windows 7, na tela de particionamento de disco (parecida com esta abaixo), foi apresentada a mensagem de erro referente à partição GPT.


Tentei vários procedimentos para converter a partição para NTFS, mas não funcionaram. A solução final foi excluir todas as partições do disco e criar um novo particionamento exclusivo para o Windows 7, conforme explico abaixo.

ATENÇÃO : EXCLUIR AS PARTIÇÕES DO DISCO IMPLICA NA PERDA DE TODOS OS DADOS DO DISCO RÍGIDO, INCLUSIVE OS CD´s E ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO ORIGINAIS DE FÁBRICA. PORTANTO, SE VOCÊ PRECISAR FUTURAMENTE DESSES ARQUIVOS, RECOMENDO UM BACKUP COMPLETO DO HD. NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER PERDA DE DADOS AO EXECUTAR OS PASSOS SEGUINTES.


- Na tela de particionamento, mostrada acima, pressione  SHIFT + F10 para entrar no console/prompt
- Na linha de comandos, digite :
  • DISKPART - Carrega o utilitário de particionamento de disco
  • LIST DISK - Mostra uma lista com todos os discos presentes no notebook. Disco 0 (zero) geralmente  representa o HD presente no computador.
  • SELECT DISK X - Troque o "X" pelo número do disco rígido (exemplo : SELECT DISK 0)
  • CLEAN - Apaga todas as informações de configuração do disco
  • CREATE PARTITION PRIMARY - Cria uma partição primária no disco selecionado
  • EXIT - Sai do utilitário de configuração de disco
  • EXIT - sai do console e retorna para a tela de particionamento
Feito isso, o setup poderá continuar normalmente, com criação ou alteração de partições, formatação, etc. E falando em formatação, você provavelmente vai precisar baixar os drivers deste notebook, que estão neste link, direto da Asus.


59 comentários:

  1. Vale a pena voltar para o win 7 com esse note?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde !

      Pra mim valeu, e muito. Rodo alguns softwares pesados, tipo Autocad, Inventor e alguns outros de computação gráfica, e o Windows 8 estava muito instável. Posso dizer que depois que voltei pro Windows 7, meus problemas praticamente desapareceram. Agora estou rodando o Windows 7 Professional.

      Abraço e obrigado pela visita !

      Excluir
  2. Grato mesmo, colega!
    Complicado esse tal Windows 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ivan ! Valeu. Pois é, pra mim o Windows 8 não serviu, por enquanto. Abraço !

      Excluir
  3. fiz todo o tutorial e não consigo colocar o windows 8, tentei 2 dvds meus que uso no dia a dia e dá erro na chave, se coloco em outro note os mesmos dvds eles formatam normal, mas no Asus K45VM não formata, na hora que a gente vai escolher as linguagens e coloca pra proseguir ele dá erro na chave, dai instalei o windows 7 graças a esse tutorial mas o windows 8 não consegui, dai como o cliente só queria voltar a usar o note não me deu preferência de SO, dai como não consegui por o windows 8 coloquei o windows 7 e tá bombando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniel ! Ainda bem que funcionou com o Windows 7. Eu não sei como funciona exatamente o licenciamento do Windows 8, mas pelo que eu li, tem alguma coisa na Bios que influi. O que você poderia ter feito era ter instalado o Windows 8, e voltado as configurações originais da Bios. Abraço !

      Excluir
  4. Caro amigo, fiz todos os procedimentos no meu notbook Asus. Deu certo mas quando fui verificar o gerenciador verifiquei que os drives de rede e outros existiam. Como posso solucionar? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Você quis dizer que os drivers não existiam ? Se for esse o caso, é só baixar os drivers nesse link :

      http://www.asus.com/Notebooks_Ultrabooks/K45VM/#support_Download_30

      Se não for esse o problema, fique à vontade para perguntar. Abraço !

      Excluir
  5. Fiz o downgrade pro W7 novamente... W8 ruim dmais! Otimo post! Me ajudou bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Flavio ! Concordo com vc, não gostei do W8, pelo menos para o tipo de programa com que eu trabalho. Bom poder ajudar. Grande abraço !

      Excluir
  6. Faz um video ensinando passo a passo? Tenho medo d errar em alguma coisa e estragar meu not que paguei caro kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs. Boa idéia, mas fica tranquilo, segue o passo a passo que não tem erro. Não vai estragar nada. Qualquer coisa, dá pra voltar as configurações da BIOS pras configurações originais de fábrica. ;-) Abraço !

      Excluir
  7. vlw brother, os passos para add o cd e dvd 100% funcionais...

    ResponderExcluir
  8. Se eu já exclui a partiçao do sistema, como eu posso fazer pra recuperar meus arquivos de outra partição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas ! O que você pode fazer é colocar o HD em outra máquina e acessar por lá, ou então, instalar, nessa partição de sistema, um sistema operacional como o Windows XP, por exemplo, e usá-la para fazer backup dos seus dados.

      Abraço !

      Excluir
  9. Excelente, estava na procura desta informação, o suporte da asus não foi capas de passar estas infos, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ademir ! Tive o mesmo problema que você, e muita gente tem essa dúvida, por isso resolvi compartilhar a informação. Valeu a visita. Abraço !

      Excluir
  10. Bom! Meu Windows 8 era de 64 bits e estou formatando agora pra seven de 32 queria saber se vou ter queda no rendimento do meu notebook que é i7! e a minha placa de video ela so é acionada quando necessária, no caso Windows 8 já tava configurado para isso queria saber se isso vai mudar no 7!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. O ideal seria usar o Seven 64 bits também, para aproveitar todos os benefícios da máquina. Dependendo do seu uso, você nem vai notar a diferença, mas eu aconselho a mudar para o 64 bits assim que puder.

      Desculpe, eu não entendi essa questão da placa de vídeo. 8-( Pode me dizer se é só em alguns casos, ou dependendo do software ? De qualquer forma, a utillização é a mesma no 7 ou no 8.

      Abraço !

      Excluir
  11. Meus Parabéns por este tutorial salvou a lavoura aqui hehehe. Muito bom mesmo, muito obrigado pela dica. Aqui rodou certinho, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. eu faco isso tudo mas msm assim nao aparece o cd/dvd para colocar ele para o boot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Felipe,

      A unidade não aparece ou ele não inicializa pelo CD ?

      Excluir
  13. muito bom 100%
    me bati pra resolver so agora consegui
    parabéns

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, é possível formatar o Notebook Assus X45U baseando-se neste mesmo tutorial?
    Na bios já identifiquei a falta de alguns item que neste tuto tem, mas no meu note não tem...
    Por segurança acho que não formatarei ainda.

    ResponderExcluir
  15. Para mim, esse tutorial foi excelente! Fiz o passo-a-passo e acertei na primeira. Obs.: o meu modelo é diferente do postado. É um Asus x550c, mas o procedimento foi o mesmo, apenas gostaria de informar que no site da Asus, para esse modelo só tem drivers para Windows 7 64 bits.
    Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jarbas,

      Agradeço muito essas informações, isso vai ajudar outros usuários com o mesmo problema.

      Abraços e obrigado !

      Excluir
  16. Valew cara, vc ajudou muito, grato pela dica, bom trabalho ;)

    ResponderExcluir
  17. pra começar o cara é fera gostei do post... e me ajudou em uma das coisas mais cabulosas que clientes trazem pra so dar o jeito nao imagina como. muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. Cara, valeu!! tava apanhando umas 2 horas e resolvi ler teu tutorial e foi certero. Parabéns pelo tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Juliano !

      Obrigado, que bom que funcionou: na minha opinião os fabricantes dão um tiro no pé quando querem esconder as coisas. :-)

      Abraço !

      Excluir
  19. vocês são fodas !!!!!!!!!!!! são os caras !!!!!!!!! esse padrão novo gpt é muito fdp !! um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Cara, Deus te abençoe cada vez mais, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal !!! Muito bom saber que te ajudou. :-)

      Valeu. Abraço !

      Excluir
  21. Preciso dar um boot no cd iniciando o prompt de comando, pra restaurar meu wndows... mas como faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tente pelo próprio Windows, pressionando F8 na inicialização e entrando no modo prompt de comando.

      Excluir
  22. Ótimo tutorial, muito obg Arduino e Cia, abs ...

    ResponderExcluir
  23. Você é top cara!
    Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  24. Cara intalei ubuntu no meu k45vm, agora eu quero formatar e colocar windows de novo mas nao me aparece a opção de dar boot pelo DVD, O que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você refez o procedimento acima ? Ele da mensagem de erro ou o DVD nem aparece ?

      Excluir
  25. Ola amigo.
    Meu hd tem 2 particoes. Nao posso excluir tudo. Tem 200 gb de dados na outra particao. Ja exclui somente a particao q quero instalar o windows 7 , criei...formatei e nao consigo instalar. O windows 8 nao inicializa mais e nao consigo resetar. Quero chorar....please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia,

      Ele apresenta algum erro na hora de instalar o Windows 7 ?

      Excluir
  26. Excelente tutorial. Claro, direto e eficiente, sem rodeios. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  27. No Asus S200e não tem a opção Launch CSM nem Secure Boot. Alguma solução? Quero instalar pelo SD Card.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado, depois de apanhar 1 hora procurei no Google, fiz o que indicou e deu certo, valeu.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia amigo
    quando incio o "SETUP" na aba BOOT em meu PC ASUS, não aparece a opção "Fast Boot" e nem Launch CSM, me aconselharam ir em Security porém tabém não tem a opção Secure BoOt control..
    poderia me ajudar como proceder, pois atualmente esta com windows 10, e estou tentato formatar para Windows 7
    obrigado

    ResponderExcluir