sábado, 6 de julho de 2013

Pinagem cabo serial DB25

Eu escrevi um artigo sobre a pinagem do conector serial DB9 (leia aqui), e algumas pessoas me escreveram perguntando sobre a pinagem do conector serial DB25. De fato muitos equipamentos também utilizam esse tipo de conector, principalmente impressoras industriais mais antigas, e equipamentos de medição.

Hoje vou apresentar não só a pinagem do conector serial DB25, como também mostrar como deve ser feita a ligação/montagem de um cabo com conector DB9 numa ponta, e um conector DB25 na outra.

Primeiramente, a pinagem do DB25:

pino cabo serial

Agora vamos supor que seja necessário um cabo para ligar o seu computador, ou dispositivo com conector serial DB9, à uma impressora com conector serial DB25, como fazer ? Colocando a tabela do DB9 lado a lado com a do DB25 e fazendo a relação entre os pinos equivalentes, teremos o seguinte resultado :


Resumindo o desenho anterior :


Precisa de maiores informações ou algum outro tipo de conector ? Deixe sua mensagem nos comentários ou então use o formulário de comunicação. Até a próxima !

6 comentários:

  1. Olá, eu vi no seu site sobre a conexão Db9, como eu coleciono computadores antigos, eu queria saber como se monta o cabo de rede de computadores com esta conexão.

    Muito Obrigado, eu adorei o conteúdo e as imagens do seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Flavio. Obrigado ! Você tem placas de rede com conexão DB9 ? é isso ? Eu lembro de um esqueminha para transferir arquivos entre computadores via porta serial, não sei se é isso que você está procurando. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Desculpa pela demora de 2 anos para responder. Agradeço pela excelente atenção. Eu consegui montar um cabo e deu certo a transmissão.

      Muito obrigado!

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se essa ligação é padrão, pois tenho um impressora Zebra Z90 e fui informado que o cabo para a ligação dessa impressora utiliza uma pinagem específica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carlos. É padrão serial sim, mas no seu caso, eu daria uma olhadinha no manual da impressora, para ver qual é a pinagem recomendada. Abraço !

      Excluir
  3. Olá, tenho um terminal burro (thin client) antigo e usa a conexão paralela DB25. Ele é da época dos PCs 286, 386 e 486 e usava o sistema DOS. Eu precisava de um cabo serial null modem para ele e queria saber se é possível usar a conexão LPT de impressora para fazer a transmissão. Meu terminal é um ADD VT100.

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir