quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vale a pena comprar um computador com processador Core 2 Duo ?

Bom, como quase toda pergunta relacionada à informatica, a resposta é : depende.

Resolvi escrever esse artigo depois de ver uma propaganda na TV, de uma loja bem conhecida , oferecendo notebook com processador Core 2 Duo por R$ 799,00. Detalhe : só descobri que era Core 2 Duo porque fui pesquisar o modelo na internet. A propaganda ignorava essa informação.

Um dos grandes problemas das propagandas de computadores, sejam eles desktops, notebooks, netbooks, tablets e afins, é a ausência de informações sobre o processador do equipamento. São tantas informações sobre a capacidade do HD (cabem X milhões de fotos, Y milhões de músicas, etc),  sobre o tamanho da tela, e sobre as parcelas de pagamento (10, 12, 24 parcelas), que o processador fica em 3o, 4o. plano, e muitas vezes é completamente ignorado.

computador processador

Eu particularmente não vejo mais sentido em adquirir um computador com Dual Core ou Core 2 Duo.

E por que ? Porque já é uma tecnologia ultrapassada. Vale mais a pena comprar um computador com processador Intel i3, o mais "simples" da nova geração, do que investir em um computador com Core 2 Duo. Isso não só pela velocidade do processador (alguns Core 2 Duo são mais rápidos do que o i3), mas principalmente pela arquitetura envolvida na construção do processador.



Não vou entrar aqui na questão da arquitetura, barramento interno do processador, cache, essas questões técnicas, até porque se corre o risco de cair numa discussão sem fim.

Eu penso no usuário final : aquele que usa o computador no seu dia-a-dia mas não sabe ou não tem a obrigação de saber o que é o cache, o que signica L3, se o barramento é de 1333 ou de 800 Mhz. Ele quer usar o computador e pronto. Se atender às suas necessidades, ótimo.

Por isso eu volto no "depende", que escrevi no primeiro parágrafo. Dificilmente alguém compra um computador e fica sempre fazendo a mesma coisa, ou seja, a pessoa compra pensando apenas em acessar a internet, digitar alguns textos e montar umas planilhas.

Depois de um tempo (geralmente curto), ela já quer acessar o Banco, fazer o imposto de renda, assistir vídeos na internet, fazer upload das fotos da última viagem e bater papo usando a câmera. Nada mais normal, certo ? Mas nesse ponto, o computador que era "bonzinho", já não dá mais conta.

Nessa hora a pessoa se arrepende de ter economizado na hora da compra, ou de ter apenas pensado se as parcelas cabiam no bolso.


Por isso, na sua próxima compra, não tenha medo de pesquisar um pouco mais, ouvir a opinião de amigos e conhecidos e, se for o caso, gastar um pouco mais para ter um computador que atenda todas as suas necessidades, e que não precise ser trocado em poucos meses.


2 comentários: