sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pinagem cabo serial DB9


Muitos equipamentos, principalmente industriais, ainda utilizam a porta serial como principal meio de comunicação.

Relógios de ponto, Controladores Lógicos Programáveis (CLP), coletores de dados e equipamentos de medição são apenas alguns exemplos, apesar da evolução dos equipamentos mais novos, que aos poucos vão adotando a porta USB ou a própria rede ethernet para comunicação.

A serial tem as suas vantagens, principalmente em ambientes onde a velocidade de comunicação não é um fator crítico. Com a comunicação serial, é possivel que os equipamentos se comuniquem a grandes distâncias, sem interferências e a um custo relativamente baixo. Algo que é um pouco mais complicado e caro com a porta USB e suas altas taxas de transferência.

Os conectores mais utilizados são esses apresentados abaixo, sendo o tipo macho utilizado nos periféricos, e o tipo fêmea no computador.


pinagem serial


(Precisando de informações sobre o conector e pinagem do DB25 ? Tenho um outro artigo, aqui, falando sobre isso)

Para montar um cabo de comunicação entre os 2, basta colocar um conector macho em uma ponta, um conector femea na outra, e fazer a ligação pino a pino (1 com 1, 2 com 2, e assim por diante), verificando que a ordem dos pinos é invertida, como se pode ver na segunda imagem.


DB9 - Detalhe pinos



E por último a descrição de cada pino, caso haja a necessidade de fazer a ligação dos cabos em algum outro tipo de conector :

Pinagem serial DB9


7 comentários:

  1. Boa noite, eu preciso montar um cabo extensor DB9 MxF a uma distancia de 20 metros tenho cabo par trançado passado pelo forro sobrando, consigo usar este cabo? e qual seria a forma da pinagem?

    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Pode usar sim tranquilamente, a comunicação serial se comporta relativamente bem à grandes distâncias. Dê uma olhada nesse post, acho que tem o que você precisa :

    http://www.ferramentaspc.com.br/2013/07/pinagem-cabo-serial-db25.html

    Abraço e obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  3. Ola, bom dia. Estou precisando fazer um cabo db9 para impressora não fiscal de 20 metros e nao estou conseguindo. Testei vários padrões e nada.voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vicente,

      Você tem o cabo original da impressora ? Recomendo copiar a mesma pinagem.

      Abraço !

      Excluir
  4. Boa noite....Quero fazer um cabo serial femea numa ponta e usb na outra.....No caso ligarei no usb só os pinos 2;3;5???como seria essa ligação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Você vai precisar de algum conversor USB/Serial como o FTDI, por exemplo. Vai depender também do equipamento que você vai ligar na serial. Muitos deles você não pode ligar diretamente na USB, ok?

      Abraço!

      Excluir
  5. Boa noite.
    Preciso fazer um cabo para a comunicação entre pc-clp.
    O modelo é o MASTER-K 120S da LS.
    Alguem poderia me dizer qual o tipo de cabo é o melhor para uma conexão de 2m?

    Obrigado

    ResponderExcluir