quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontrando a cor do pixel na tela com o Color Detector


Quem trabalha com design gráfico, desenvolvimento de logos e outras atividades relacionadas, ou até mesmo desenvolvedores amadores, tem a necessidade de encontrar a exata cor do pixel na tela.

Às vezes é preciso criar um novo logo com as mesmas cores da original, outras vezes, criar um fundo de tela que acompanhe a formatação de um site.

Para auxiliar nessa tarefa, existe um programa chamado Color Detector. Já é meio antigo, mas continua prático, muito leve  e me salvou várias vezes. Basicamente funciona assim : você carrega o programa, passa o mouse pela tela, e ele vai mostrando o "valor" (RGB e Hexadecimal) da cor do pixel por onde o mouse passa.

Esses valores você pode copiar para o seu programa gráfico, e reproduzir fielmente a cor desejada em algum outro software. Para exemplificar, vou utilizá-lo para copiar a cor de um logo que peguei na internet, no caso, o logo da CA Technologies.

Baixe o Color Detector aqui, ou copie e cole esse link no seu navegador :


Observe que na parte superior da página, o programa é indicado para Windows XP, 98, 2000. Mas eu utilizo o programa sem problemas no Windows 7, versões 32 e 64 bits.

Depois de instalado, carreguei primeiro o programa, depois a página da CA :

cor do pixel na tela

Passando o mouse por cima do logo, perceba que eu tenho os valores 0 (Red), 99 (Green) e 175 (Blue) na tela do Color Detector. Posso congelar essa informação, pressionando F5, ou então, anoto esses valores em algum lugar.

Para facilitar o tutorial, vou usar o Word para colar uma parte da página com o logo, e criar um quadrado com as mesmas cores :

Color Detector - Logo copiado


Clicando com o botão direito no quadrado, escolho a opção "formatar autoforma" :


Color Detector - Retângulo


Na tela de configuração, escolho Preenchimento => Cor, depois,  "mais cores" :

Color Detector - Cores

No menu superior escolho a aba "Personalizar", e na parte inferior dessa tela, digito os valores que anotei (0 para o vermelho, 99 para o verde e 175 para o azul):

Color Detector - Cores


Feito isso, o retângulo será preenchido exatamente com a mesma cor do logo original :

Color Detector - Retângulo preenchido


Esse é apenas um exemplo de uso, que pode ser utilizado na maioria dos outros programas, como Excel, Powerpoint, Paint.Net, Photoshop, Dreamweaver, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário