sábado, 18 de maio de 2013

Como limpar o Registro do seu computador ?


como limpar o registro Registro ? Peraí ! Quem é esse cara e o que ele tá fazendo no meu computador ?

Calma. "Registro" é uma área do computador onde são guardadas as informações sobre o sistema operacional, programas instalados e outras definições que ajudam o seu computador a funcionar direito (ou não. rs).


 Para quem nunca viu o registro, a estrutura dele é mais ou menos essa, variando de computador para computador :

regedit

Podemos dizer que esse Registro está em permanente mutação. Você instalou o programa "A", ele armazena as informações sobre pasta, ícone e outras definições em uma área do Registro. Você abre um programa ou muda uma cor na tela, e o Registro é atualizado.

O problema é que esse processo não é tão simples assim. Nem todos os instaladores/desinstaladores conseguem deixar o Registro organizado quando um programa entra ou sai do computador. Até mesmo quando você apaga alguma pasta do seu computador, pode deixar uma "sujeira" no Registro.

Por isso, com o tempo, você deve fazer uma limpeza nesse arquivo, para eliminar referencias a programas que já não existem ou arquivos que não foram devidamente descartados mas continuam lá ocupando espaço (e processamento). Essa limpeza ajuda a melhorar a performance do computador.

E como limpar o Registro ?

Opções não faltam, como sempre. Existem programas gratuitos que fazem bem o serviço, como o MVRegclean (abaixo), em português, que apesar das (muitas) propagandas, é muito rápido :

http://www.baixaki.com.br/download/mv-regclean.htm


...ou o CCleaner, mais completo e organizado, também em português :

http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm

registro


Esses dois programas oferecem a possibilidade de fazer um backup do Registro antes de fazer qualquer alteração no sistema. Independente do programa que você for usar, sempre efetue o backup do registro, assim caso ocorra qualquer problema na limpeza, é possível reverter as alterações.


2 comentários:

  1. Muito instrutivo seu artigo, gostei pois sou bem leigo neste assunto, e meus cpus estão precisando de uma faxina geral. valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francesco ! Obrigado pela visita, e reforço que a limpeza é tão importante quanto o backup regular dos seus dados, como publiquei em outro artigo. Abraço !

      Excluir